30 outubro 2025

ALMA RENOVADA E SUBMISSA A DEUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 05: A Alma – A natureza imaterial do ser humano).

Ev. WELIANO PIRES

No terceiro tópico, falaremos da alma renovada e submissa a Deus. Iniciaremos tratando da edificação e saúde da nossa alma, enfatizando os cuidados necessários para termos uma vida cristã estável. Em seguida, abordaremos a purificação e renovação da alma, para que possamos ser transformados e, assim, experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1).

1. Edificação e saúde.

Assim como acontece com o corpo, a alma também precisa ser bem alimentada. Naturalmente, o alimento da alma não é físico, pois ela é imaterial. A parábola do rico insensato retrata isso muito bem. Nesta parábola, contada por Jesus, a lavoura de um homem rico teve grande produtividade. Ele ficou preocupado, pois os seus armazéns eram pequenos e insuficientes para guardar tantos produtos colhidos.

O homem, então, decidiu derrubar seus armazéns e construir outros maiores. Após o término da obra, disse à sua alma para descansar, comer, beber e folgar, pois havia provisões suficientes para muitos anos. Entretanto, uma voz do Céu lhe disse: 

“Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens guardado, para quem será?” (Lc 12.13–21).

Tanto o apóstolo Paulo quanto o apóstolo Pedro, em suas epístolas, recomendaram a prática da oração como antídoto contra a ansiedade. Escrevendo aos filipenses, Paulo afirmou: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fp 4.6). Na mesma direção, o apóstolo Pedro escreveu: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).

A ansiedade, em grau normal, é um sentimento natural do ser humano. Todos nós temos preocupações com o futuro, com prazos curtos para realizar algo importante, com contas a pagar, entre outros aspectos. Entretanto, a ansiedade em níveis excessivos, que ocorre com frequência e por longos períodos, a ponto de atrapalhar a vida da pessoa, é um transtorno que faz muito mal à alma humana.

Os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diferentes formas, como fobia social, síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de ansiedade generalizada. Eles podem atingir níveis variados e causar danos também à saúde física. Nesses casos, a ansiedade é uma doença emocional como muitas outras.

Quando afirmamos que Jesus é a solução para a ansiedade, não estamos desprezando a doença das pessoas nem dizendo que não se deve procurar tratamento. Jesus pode curar a ansiedade, assim como pode curar qualquer outra enfermidade. No caso das doenças emocionais, como os transtornos de ansiedade, Jesus é tanto a vacina quanto o remédio.

Uma pessoa que vive em comunhão com Cristo, orando e meditando diariamente na Palavra de Deus, pode evitar a ansiedade e outros males da alma. Caso venha a desenvolver algum transtorno, Ele pode curar. No entanto, isso não impede que a pessoa procure ajuda de psicólogos e psiquiatras, conforme a gravidade da situação. A psicóloga Elaine Cruz faz a seguinte recomendação:

“Quando a ansiedade perdura por seis meses, no mínimo, causando sofrimento pessoal ou familiar, sendo desproporcional e irracional, podemos estar diante de um quadro ansiolítico ou TAG — Transtorno de Ansiedade Generalizada —, cuja incidência é maior nas mulheres. Nesse caso, é importante um diagnóstico clínico realizado por um profissional de saúde, podendo até mesmo ser necessário o uso de medicamentos ansiolíticos” (CRUZ, 2018, p. 42).

2. Purificação e renovação.

Além dos cuidados mencionados para a edificação da alma, devemos evitar certos entulhos e lixos espirituais que adoecem o nosso ser interior e até mesmo o corpo. Entre esses fardos espirituais estão os maus pensamentos, os desejos impuros e as intenções malignas.

O apóstolo Pedro recomendou a purificação da alma. E como podemos fazer isso? Por meio da obediência à Palavra de Deus, do amor ao próximo e do novo nascimento: “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1Pe 1.22–23).

Nas lições 7 e 8, quando trataremos respectivamente das batalhas nos pensamentos, sentimentos e emoções, abordaremos com mais detalhes o equilíbrio e a purificação do ser interior. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, recomendou: 

“E não vos conformeis [não tomai a mesma forma] com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1). [grifo meu].


REFERÊNCIAS

A BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. 

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025. 

CRUZ, Elaine. Ansiedade sob controle: como vencer a preocupação e o medo com ajuda de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALMA RENOVADA E SUBMISSA A DEUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 05: A Alma – A natureza imaterial do ser humano). Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos da alma ...