28 outubro 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5: A ALMA — A NATUREZA IMATERIAL DO SER HUMANO

TEXTO ÁUREO:
“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mt 10.28).

VERDADE PRÁTICA:
Cuidar da alma é uma atitude fundamental para uma vida cristã estável e uma eternidade de alegria e paz.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Gênesis 1.27,28; 2.15-17; Mateus 10.28.

Objetivos da Lição: 

I) Fazer os alunos compreenderem que a alma é a sede das emoções, da razão e da vontade; 
II) Demonstrar aos alunos, com base bíblica, que a alma é uma parte imaterial e imortal do ser humano, capacitando-os a refutar visões materialistas; 
III) Conscientizar os alunos da necessidade de cultivar uma alma saudável por meio da oração, da meditação na Palavra de Deus e de hábitos santos.

Palavra-Chave: ALMA

A palavra traduzida por alma em nossa Bíblia, no hebraico é nephesh. É uma palavra polissêmica, pois tem vários significados, que variam de acordo com o contexto. Pode significar um ser, a vida, uma criatura, uma pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão. No grego é psychē, de onde vêm as palavras portuguesas psicologia, psiquiatria, psicotécnico, etc. Em alguns textos, como em Gênesis 1.20, a palavra alma significa a própria vida. Nesse sentido, se aplica também à vida dos animais (Gn 1.24). Em outros textos, como em 1 Pedro 3.20, a alma significa a própria pessoa humana (oito almas que se salvaram no dilúvio). Em Mateus 10.28, porém, a alma significa a parte imaterial junto com o espírito, que pode perecer eternamente no inferno. A alma é parte imaterial do ser humano que forma a nossa personalidade e tem como faculdades os sentimentos, a vontade e o intelecto. É a alma que dá vida ao corpo. Na morte física, a alma sai do corpo junto com o espírito (Gn 35.16-19).

INTRODUÇÃO 

Depois de estudar três lições sobre o corpo humano, iniciaremos a partir desta lição, o segundo bloco deste trimestre e estudaremos cinco lições relacionadas à alma humana e às suas faculdades. Na primeira lição deste trimestre, vimos que o ser humano é formado por três partes: o corpo, que é a parte física e tangível; a alma, que é a parte emocional; e o espírito, que é a parte espiritual, capaz de se conectar a Deus. A alma e o espírito formam a parte imaterial e são distintos, porém inseparáveis e imortais. 

Nesta primeira lição sobre a alma humana, falaremos da sua natureza imaterial, dos seus atributos e da sua importância no relacionamento com Deus. O materialismo, que é ateísta, nega a existência da alma, pois na sua concepção o ser humano é apenas uma espécie de animal como os demais, que deixa de existir após a morte. Entre aqueles que crêem na Bíblia, em virtude da palavra alma ser polissêmica, surgem interpretações equivocadas de textos bíblicos, que geram doutrinas heterodoxas sobre a alma. 

Alguns grupos heterodoxos ensinam que o homem não possui uma alma, como a sede dos sentimentos, vontade e intelecto, mas é uma alma. Outros até acreditam que o ser humano tem uma alma, mas que não é imortal ou fica inconsciente após a morte. Claro que em alguns textos bíblicos, a palavra alma, realmente é usada para se referir à própria pessoa, como no texto de 1 Pedro 3.20. Mas em outros textos, a alma tem outros significados, como em Mateus 10.28, que se refere à alma como a parte imaterial, que junto com o espírito, pode perecer eternamente no lago de fogo. 

TÓPICOS DA LIÇÃO 

I. ATRIBUTOS DA ALMA

No primeiro tópico, falaremos dos atributos da alma. Inicialmente, nos remeteremos ao texto Gênesis, no período da criação. Deus criou o ser humano e deu-lhe a parte imaterial (alma e espírito) que o diferencia de todos os animais. Na sequência, veremos que a alma humana funciona entre o espírito, que se conecta com Deus, e o corpo, que se conecta com o mundo dos homens. Por último, falaremos das poesias do salmos, nas quais o salmista conversava com a própria alma, perguntando por que estava abatida e perturbada, em virtude de aflições espirituais e crises em sua comunhão com Deus. 

II. A NATUREZA DA ALMA: IMATERIALIDADE E IMORTALIDADE

No segundo tópico, falaremos da natureza da alma destacando a sua imaterialidade e imortalidade. Inicialmente, com base no texto de Mateus 10.28, falaremos da distinção entre as substâncias material e imaterial do ser humano. Na sequência, falaremos da imaterialidade da alma e da responsabilidade pessoal de cada indivíduo, em contraponto às concepções antropológicas, da antiguidade e atuais, que negam e a responsabilidade moral do ser humano. Por último, falaremos das correntes teológicas influenciadas pelo marxismo, como a Teologia da Libertação e a Teologia da Missão integral, que resumem o Evangelho a questões socioeconômicas, e ignoram a necessidade de arrependimento.

III. ALMA RENOVADA E SUBMISSA A DEUS

No terceiro tópico, falaremos da alma renovada e submissa a Deus. Iniciaremos falando da edificação e saúde da nossa alma, enfatizando os cuidados que devemos ter para termos uma vida cristã estável. Na sequência, falaremos de purificação e renovação da nossa alma, para que possamos ser transformados e, então, experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1). 

Bons estudos!

Ev.. WELIANO PIRES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5: A ALMA — A NATUREZA IMATERIAL DO SER HUMANO

TEXTO ÁUREO: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o ...