(Comentário do 3º tópico da Lição 01: O homem - Corpo, Alma e Espírito)
No terceiro tópico, falaremos da interação das três dimensões do ser humano. Veremos a relação do corpo, que a parte material do ser humano, com o espírito e alma, que formam a parte imaterial, abordando a chamada somatização, que são os sintomas físicos decorrentes dos problemas das crises da alma e do espírito. Por fim, falaremos de equilíbrio e saúde para o corpo, alma e espírito, mediante um viver santo e equilibrado.
1. Corpo, afetos e somatização. O ser humano é formado por três partes: corpo, alma e espírito, conforme já vimos. Mas estas três partes estão interligadas e formam uma única pessoa e não três pessoas independentes. Sendo assim tudo o que acontece no corpo, seja bom ou mau, repercute na alma e no espírito e vice-versa. A palavra corpo em grego é soma, por isso, a manifestação no corpo, de sintomas derivados de problemas emocionais ou espirituais, é chamada de somatização.
O Antigo Testamento usa a palavra hebraica “leb” [pronuncia-se lev] e o Novo Testamento usa o termo grego “kardia” [que deu origem à palavra cardiologia], traduzidos em nossa Bíblia por coração, para se referir à alma humana, como sede das emoções. Por exemplo, em Provérbios 15.13, Salomão disse: “O coração [heb. Leb] alegre aformoseia o rosto”. Isso significa que se a alma está alegre, esta alegria repercute no corpo. O oposto também acontece: “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito [heb. Leb] abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22) “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração [Gr. kardia] se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. (Lc 21.34).
É o que acontece muito em nossos dias, com as chamadas doenças psicossomáticas que são sofrimentos físicos, causados por problemas emocionais. Entre estas doenças estão a enxaqueca, gastrite, úlcera, irritação intestinal, manchas na pele, dores musculares e nas articulações, hipertensão, infarto, AVC, etc. Estas doenças aparecem devido ao estresse, ansiedade, depressão, traumas, pressões psicológicas, pecado, opressão maligna, entres outros problemas emocionais e espirituais.
2. Equilíbrio e saúde.
Assim como os problemas emocionais e espirituais prejudicam o nosso corpo, o oposto também acontece. Isso acontece porque os cinco sentidos do nosso corpo são as portas de entrada para o nosso ser interior. Os olhos, por exemplo, são as janelas da alma. O salmista disse: “Não colocarei coisa má diante dos meus olhos…”. (Sl 101.3). Há um ditado popular que diz: “O que os olhos não vêem, o coração não sente”. Há pessoas que passam o dia inteiro vendo coisas ruins na internet e na televisão. Evidentemente, o seu interior será contaminado e a sua alma e espírito adoecerão.
Em relação às doenças, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais, há três posicionamentos que devemos rejeitar, pois são contrários às Escrituras:
a) O ensino da chamada Ciência Cristã. Este ensino não tem nada de ciência e muito menos de cristão. É uma seita panteísta que tem como fundamento dos seus ensinos a negação da realidade da matéria. Sendo assim, negam a existência do pecado, doenças e sofrimentos. Segundo os proponentes dessa idéia, estas coisas só existem na mente das pessoas e, portanto, se mudarem a forma de pensar, estas coisas não existirão. A Seicho-no-ie tem ensino semelhante.
b) O ensino da Teologia da prosperidade. Os teólogos da prosperidade não negam a existência das doenças, mas dizem erroneamente que todas elas são manifestações demoníacas, falta de fé ou punição pelo pecado. Por isso, ensinam que o crente fiel não pode ficar doente e, se adoecer, deve exigir a cura imediatamente, pois Jesus “já levou todas as doenças”, interpretando erroneamente Isaías 53.4.
c) A negação das doenças emocionais e espirituais. Há também os materialistas que negam a realidade espiritual e dizem que todas as doenças são apenas físicas e devem ser tratadas apenas com medicamentos. Ignoram que há doenças oriundas de opressões malignas, traumas emocionais e pecados. Para esse tipo de doenças, remédios são ineficazes e podem apenas aliviar os sintomas.
REFERÊNCIAS:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
CIÊNCIA CRISTÃ – A SEITA. ICP – Instituto Cristão de Pesquisas – Série Apologética – Vol. IV. Publicado em: https://teologaroficial.com.br/ciencia-crista-a-seita/
TANIGUCHI, Masaharu. As Sutras da Seicho-No-Ie: Educação Divina e Treinamento Espiritual Para a Humanidade. Sociedade Religiosa Seicho-No-Ie no Brasil, 3ª edição, p. 302).
Nenhum comentário:
Postar um comentário