06 outubro 2025

O CORPO — A MARAVILHOSA OBRA DA CRIAÇÃO DE DEUS

(SUBSÍDIOS  DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO / CPAD).


Nesta lição, veremos com maiores detalhes uma das obras mais sublimes de nosso Criador: o corpo humano. De modo extraordinário, o Senhor formou o homem do pó da terra. O corpo é a estrutura material onde se encontra a alma e o espírito. A Bíblia o classifica também como templo do Espírito Santo e, como tal, precisa ser preservado (1Co 3.16). O cuidado com o corpo está além da simples nutrição ou atividade física. Cuidar do corpo significa também ter uma vida equilibrada de modo a evitar que os maus comportamentos e pensamentos da natureza humana pecaminosa tornem a predominar sobre o corpo. Ainda que por um tempo haja em nós uma incessante luta entre a carne e o espírito, nosso corpo deve ser apresentado para uma vida que ande no espírito e sirva a Deus com integridade (Gl 5.16).


Vale ressaltar que, antes da Queda, o propósito de Deus era que o homem desfrutasse da plenitude da vida em perfeita comunhão com seu Criador. Nesse sentido, o corpo humano fruía de plenas condições quando habitava o Éden. Conforme discorre o Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “ao criar os seres humanos à sua própria imagem, Deus designou as pessoas como seres triunos (isto é, ‘trifacetados’), com espírito, alma e corpo (1Ts 5.23; Hb 4.12). Deus formou Adão do pó da terra (corpo) e soprou em suas narinas o fôlego de vida (espírito), e ele se tornou ‘alma vivente’ (alma, Gn 2.7). Deus pretendia que, ao comer da árvore da vida e obedecer à sua instrução de não comer da árvore da ciência do bem e do mal, a humanidade continuasse a viver em sua condição perfeitamente criada (cf. Gn 2.16,17; 3.22-24). Somente depois que a morte entrou no mundo, como resultado do pecado humano, é que lemos sobre o corpo retornando ao pó e o espírito voltando para junto de Deus (Gn 3.19; 35.18; Ec 12.7; Ap 6.9). Em outras palavras, a separação do corpo do espírito e da alma (isto é, o momento da morte física) é resultado da maldição de Deus sobre a raça humana por causa do pecado. [...] O corpo também passará por uma transformação quando ressuscitar (isto é, quando voltar à vida para se unir à alma e ao espírito). Esta é a maneira como a nossa completa qualidade de ser humano será restaurada, no final, se tivermos entregado a nossa vida a Jesus Cristo”. (2022, pp.1106,1107).

A vida plena no Espírito deve ser destacada. Atualmente, nos deparamos com a busca demasiada por uma beleza perfeita e culto à imagem, inclusive por quem trabalha com mídias sociais. O excesso de exposição do corpo traz efeitos à mente e ao corpo. Nosso corpo é templo do Espírito e deve estar à serviço do Reino (Rm 12.1,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 3: O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

TEXTO ÁUREO: “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te torna...