(Comentário do 2º tópico da Lição 01: O homem - Corpo, Alma e Espírito)
Ev. WELIANO PIRES
No segundo tópico, falaremos da distinção entre alma e espírito. Inicialmente, apresentaremos o conceito bíblico de alma e a distinção entre a alma humana e alma do animal. Depois, apresentaremos o conceito bíblico do espírito humano, que é distinto da alma, porém inseparável e com funções distintas.
x
1. A alma. A palavra traduzida por alma em nossa Bíblia, no hebraico é nephesh. No grego é psychē, de onde vêm as palavras portuguesas psicologia, psiquiatria, psicotécnico, etc. A palavra alma na Bíblia é uma palavra polissêmica, ou seja, tem vários significados e precisa ser entendida em seu respectivo contexto. Em alguns textos, como em Gênesis 1.20, a alma significa a própria vida. Nesse sentido, se aplica também à vida dos animais (Gn 1.24). Em outros textos, como em 1 Pedro 3.20, a alma significa a própria pessoa humana (oito almas que se salvaram no dilúvio). Em Mateus 10.28, porém, a alma significa a parte imaterial junto com o espírito, que pode perecer eternamente no inferno.
A alma é parte imaterial do ser humano que forma a nossa personalidade e tem como faculdades os sentimentos, a vontade e o intelecto. É a alma que dá vida ao corpo. Na morte física, a alma sai do corpo junto com o espírito (Gn 35.16-19). A alma humana jamais morrerá e voltará ao corpo na ressurreição, seja para a vida eterna, ou para a condenação eterna (Dn 12.2). Também não fica inconsciente, quando a pessoa morre, como dizem aqueles que defendem o “sono da alma”. Em Apocalipse 6.9-11, João viu as almas dos justos que morreram clamando a Deus por justiça. Nas lições 5 a 9, estudaremos com mais detalhes sobre a alma humana.
Assim como a palavra alma, a palavra espírito na Bíblia também tem mais de um significado. A palavra espírito no hebraico é ruach que significa vento, hálito, mente, espírito. O termo correspondente no grego é pneuma, que deu origem às palavras portuguesas pneu, pneumática, pneumonia, etc. Esta palavra aparece logo no segundo versículo da Bíblia: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito (Ruach) de Deus se movia sobre a face das águas”. (Gn 1.2).
Nesse caso de Gênesis 1.2, a palavra Espírito (heb ruach) refere-se ao Espírito de Deus, que é divino, assim como o Pai e o Filho. Em outros textos, a palavra espírito se refere aos anjos (Hb 1.4); é usada também para se referir aos demônios (Mt 8.16); significa também o nosso ser interior (Sl 34.18); mas em outros textos, o espírito significa uma parte imaterial distinta da alma (1Ts 5.23; Hb 4.12). Estudaremos mais detalhadamente sobre o espírito humano nas lições 10 a 12.
REFERÊNCIAS:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
LIMA, Elinaldo Renovato de. Tempo, Bens e Talentos: Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2019.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Global. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, pp.1106,1107
Teologia Sistemática Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 18ª Ed. 2024.
DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma teologia de chronos e kairós. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2001, p.124.
Nenhum comentário:
Postar um comentário