TEXTO ÁUREO:
“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Sl 139.14).
VERDADE PRÁTICA:
A ciência busca desvendar os mistérios do corpo humano, mas o crente descansa em saber que é obra da poderosa e perfeita mão de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Salmos 139.1-4,13-18.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
I) Conduzir os alunos a reconhecerem que o corpo humano é uma criação maravilhosa de Deus, formada com propósito, sabedoria e amor;
II) Conscientizar os alunos sobre a importância de glorificar a Deus com o corpo, evitando extremos como o desprezo do corpo e sua idolatria;
III) Incentivar os alunos a compreenderem o papel do corpo nas relações interpessoais, na vida congregacional e no culto a Deus.
No primeiro tópico, falaremos do corpo como uma obra maravilhosa de Deus. Inicialmente, veremos que o corpo humano foi formado por Deus , a partir de uma matéria prima que havia sido criada por Ele: o pó da terra. Na sequência, veremos que Deus, o autor da vida, criou também o corpo da mulher, usando uma das costelas do homem que havia criado. Por fim, falaremos da formação integral de cada ser humano, com corpo, alma e espírito, no ventre materno.
Palavra-Chave: CORPO
O corpo é a parte física do ser humano, formada por órgãos e tecidos, que se relaciona com mundo ao seu redor através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar e olfato. O corpo não tem vida própria e necessita da alma e do espírito para ter vida. Se a parte imaterial sair do corpo humano, imediatamente, os seus órgãos para de funcionar e inicia-se o processo de decomposição.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a primeira de quatro lições sobre a parte material do ser humano, que é o corpo, como uma obra magnífica da criação de Deus. A famigerada teoria evolucionista tenta explicar o surgimento do ser humano a partir de supostas evoluções de outras espécies, mas não conseguem apresentar a fase de transição. O ser humano, embora tenha um corpo físico, formado por vários órgãos e tecidos como os animais, ele possui raciocínio, consciência e religiosidade natural.
O racionalismo, que é uma corrente filosófica que procura explicar o Universo unicamente através da razão, busca explicações racionais para a existência humana há muitos séculos. Da mesma forma, o chamado cientificismo, que coloca a ciência como algo superior a todas as outras formas de compreensão do Universo, pensa que a ciência é capaz de explicar tudo sobre a existência humana.
Entretanto, o que vemos são inúmeras lacunas e perguntas sem respostas, que tem gerado crises existenciais, insatisfações generalizadas, doenças físicas e emocionais e incertezas. Se atentassem para a Palavra de Deus, veriam que o corpo humano é uma estrutura complexa, porém maravilhosa, que foi formada por Deus. Tanto a constituição quanto o funcionamento do corpo humano são maravilhosos e perfeitos. É inimaginável, pensar que tudo isso é obra do acaso.
TÓPICOS DA LIÇÃO
I. A MARAVILHOSA OBRA DE DEUS
II. O CORPO E A GLÓRIA DE DEUS
No primeiro tópico, falaremos da relação entre o corpo humano e a glória de Deus. Com base nas palavras de Davi, no Salmo 139, veremos que Deus é o grande tecelão do corpo humano. Na sequência, veremos que o entendimento de que foi Deus quem nos criou, livra-nos de falsas especulações e leva-nos a louvar ao nosso Criador. Falaremos também sobre dois extremos que devemos evitar, em relação ao corpo humano: o desprezo e a idolatria. Por último, veremos que em relação ao corpo, o cristão não deve se preocupar com regras e sim em seguir os princípios bíblicos.
III. O CORPO E A COLETIVIDADE
No terceiro tópico, falaremos sobre o corpo humano e a coletividade. Discorreremos sobre a prática relacional, pois não fomos criados para viver isolados socialmente. Na sequência, falaremos da prática congregacional, destacando o papel do corpo no culto ao Senhor. Por último, falaremos do uso exagerado dos recursos tecnológicos nos cultos.
AD--BELÉM / SÃO CARLOS, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário