01 outubro 2022

SOBRE O PROFETA EZEQUIEL


(Comentário do 2º tópico da Lição 1: Ezequiel, o atalaia de Israel

Este segundo tópico traz as informações biográficas do profeta Ezequiel. As poucas informações que temos sobre o profeta Ezequiel são as que estão em seu Livro, pois ele não aparece nos Livros dos Reis e Crônicas. Ezequiel era um sacerdote, que foi levado para o cativeiro babilônico. Na Babilônia foi chamado por Deus para o ministério profético, a fim de admoestar o povo no exílio, que continuava com o coração obstinado. 


1. Identidade. O nome Ezequiel significa "sustentado ou fortalecido por Deus". Ezequiel era filho de Buzi e pertencia à classe sacerdotal em Jerusalém. Foi levado para o cativeiro Babilônia na segunda leva, entre 598-597 a.C. quando foram levados 10.000 pessoas de Judá para a Babilônia (2 Rs 24.12-14). Quando foi para a Babilônia, Ezequiel tinha cerca de 25 anos. A sua chamada para o ministério profético deu-se cinco anos depois, no trigésimo ano da sua vida (Ez 1.1). 


O profeta Ezequiel era casado e a sua esposa faleceu quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém. O profeta foi informado por Deus de que a sua esposa iria falecer e que ele não deveria fazer luto. “E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado. (Ez 24.15-18) 


2. Procedência. Não temos informações na Bíblia sobre a procedência de Ezequiel. Sabemos apenas pelo seu próprio Livro que ele era “filho de Buzi, o sacerdote”. (Ez 1.3). Sendo chamado filho de sacerdote, provavelmente ainda não tivesse assumido o ministério sacerdotal, quando foi deportado para a Babilônia aos 25 anos. As tradições judaicas dizem que ele era natural de um lugar chamado Sarera. 


Após a morte do Rei Josias, o seu filho Jeoacaz reinou em seu lugar. Como era ímpio, Deus o entregou nas mãos de Faraó Neco, rei do Egito. Faraó prendeu Jeocaz e colocou em seu lugar, o seu irmão Eliaquim, cujo nome ele mudou para Jeoaquim. Nesse período, Nabucodonosor dominou Judá, deixando Jeoaquim como seu vassalo. Depois de três anos Jeoquiam de rebelou e Nabucodonosor o levou prisioneiro para a Babilônia, deixando em seu lugar o seu filho Joaquim. O seu reinado durou apenas três meses e Nabucodonosor também o levou prisioneiro para a Babilônia, deixando em seu lugar o seu irmão Zedequias. Com Joaquim foram presos 10 mil judeus, entre estes prisioneiros estava Ezequiel. Na Babilônia, Ezequiel se estabeleceu em uma cidade chamada Tel-Abibe, junto ao Rio Quebar. O seu ministério na Babilônia durou 22 anos.


REFERÊNCIAS:


CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3197.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pág. 611.

RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais & Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.83,84). 

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 3. 11 ed. 2013. pag. 661.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 611.

GRIDER, Kenneth. Comentário Bíblico Beacon: Ezequiel. Editora CPAD. Vol. 4. pag. 432.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...