17 outubro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 04: QUANDO A GLÓRIA DE DEUS SE VAI


Na lição passada falamos sobre as abominações do templo, com a idolatria e rituais pagãos, dentro do templo. Na lição desta semana falaremos sobre a consequência destas práticas. A Glória de Deus deixou o templo. 


Essa retirada da Glória de Deus aconteceu de forma progressiva. Primeiro, a glória se levantou do querubim sobre a arca da aliança (9.3), passando para a entrada do templo (10.4). Na sequência, pairou sobre os querubins e, aos poucos, afastou-se completamente do templo (10.18). Finalmente, a glória de Deus parou no monte das Oliveiras (11.23). O texto base para esta lição são os capítulos 9 a 11 de Ezequiel. 


A lição está dividida em quatro tópicos: 


O primeiro tópico fala sobre a Glória de Deus, trazendo o significado etimológico da palavra glória em hebraico. Fala também sobre as manifestações da Glória de Deus quando Moisés construiu o tabernáculo. Depois, nas jornadas de Israel pelo deserto. Por último, nos dias de Salomão, na dedicação do templo. 


O segundo tópico mostra a retirada da Glória de Deus do santuário. Esta retirada se deu gradualmente. Primeiro, a glória se levantou do querubim sobre a Arca da Aliança. Depois, passou para a entrada do Templo; pairou sobre os querubins e foi se afastando do templo; finalmente parou sobre o Monte das Oliveiras.


O terceiro tópico fala a respeito do segundo templo. Este segundo templo era o templo de Zorobabel, que foi inaugurado no sexto ano de Dario, ou seja, em 516 a.C. Posteriormente, este templo foi completamente reformado por Herodes, o grande. O tempo total da reforma durou 46 anos. 


O quarto tópico nos fala sobre o Senhor Jesus e o templo. O profeta Ageu profetizou que a Glória deste segundo templo seria maior que a do primeiro, que era o suntuoso templo de Salomão. Foi neste segundo templo que o Filho de Deus foi apresentado e depois expôs as Escrituras. Este tópico nos dá a explicação teológica, que é o fato de Jesus ser o substituto do templo. Por último vemos o anúncio por Jesus da destruição do templo, que ocorreu no ano 70 d.C.


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. págs. 49-50.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 414.

CLARKE, Adam. Comentário Bíblico de Adam Clarke. Pentateuco. pags. 327-328.

Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...