(Comentário do 3º tópico da Lição 01: Ezequiel como o atalaia de Deus).
O texto bíblico para este terceiro tópico é o capítulo 3 de Ezequiel, nos versículos 16 e 17. Falaremos sobre Ezequiel como o atalaia de Israel e sobre a expressão “filho do homem” O próprio Deus disse que escolheu Ezequiel como “o atalaia de Israel” (Ez 3.17). O atalaia era uma espécie de sentinela que ficava em um posto elevado, observando possíveis aproximações de inimigos, para avisar à segurança dos reis. Ezequiel foi escolhido como atalaia ou vigia para alertar o povo sobre os perigos do pecado. Deus também se refere a Ezequiel como “Filho do homem”, uma referência à fragilidade e pecaminosidade humana.
1. Atalaia. A palavra portuguesa atalaia tem origem no termo árabe “at-tallaat”, que significa “lugar alto”. Segundo a Bíblia de Estudo Palavra-chave, a palavra hebraica usada em Ezequiel, traduzida por atalaia é “saphah” que significa inclinar para a frente, investigar a distância; observar, esperar; estar sobre, vigiar, espiar, ficar esperando, olhar, estar atento, atender, esperar, espreitar, estar de guarda, atalaia”.
Devido aos perigos constantes de invasões de inimigos, as cidades antigas eram cercadas por muros altos e resistentes. Em cima destes muros, ou em torres altas ficava um guarda como sentinela, observando os arredores da cidade. Se notasse algum perigo à espreita, gritava imediatamente aos seus superiores, para que avisassem ao rei e se precavessem. Os atalaias também vigiavam as lavouras durante a colheita para evitar furtos. Esta função do atalaia é descrita em 2 Sm 18.24-27 e 2 Rs 9.17-20.
A atividade do atalaia também é usada no Antigo Testamento em relação aos profetas de em sentido figurado, tendo como base a responsabilidade do atalaia em avisar sobre os perigos iminentes. Da mesma forma, os profetas deveriam avisar aos reis e ao povo, sobre os perigos da infidelidade a Deus (Is 21.6; 52.8; 62.6; Jr 6.17; Ez 3.17). Os falsos profetas são descritos como atalaias cegos, que dormem e não vêem os perigos (Is 56.10).
2. O fim dos sete dos dias. (Ez 3.16). No versículo 16 do capítulo 3, “Ezequiel diz: “E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim”. Ele faz referência à visão descrita no capítulo 1, na inauguração do seu ministério profético. Ezequiel viu a Glória de Deus e caiu por terra: “Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor ; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava.” (Ez 1.28). O fim dos sete dias que o profeta menciona em 3.16, provavelmente deve ser o período da visão mais o tempo que ele demorou para recuperar, com o impacto daquela visão (Ez 3.14). Muitos profetas na Bíblia receberam as suas profecias através de visões.
Dos dezessete livros proféticos da Bíblia, seis deles começam fazendo referência a um visão ou peso que o Senhor mostrou: (Is 1.1; Ez 1.4; Hc 1.1; Ob 1.1; Mq 1.1; Na 1.1) Em outros livros como Zacarias e Daniel, não fala que a profecia veio por meio de visões, mas há relatos das visões que estes profetas tiveram. Um fato como nos casos de visão da Glória de Deus é que as pessoas que viram caíram por terra e foi necessário o Espírito Santo o levantar (Ez 1.28; Dn 10.8; Ap 1.17).
3. A expressão “filho do Homem.” (Ez 3.17a). Deus conhece a cada um de nós minuciosamente e sabe o nosso nome e endereço. Entretanto, desde a primeira vez em que se manifestou a Ezequiel, Deus não o chamou pelo nome, como fez com Adão, Abraão, Moisés, Samuel, Elias, Daniel e outros. Em todo o livro de Ezequiel, Deus o chama pelo título hebraico ben’ adam, que traduzido é filho do homem.
Esta palavra aparece 93 vezes em Ezequiel, sendo seis vezes no capítulo 3. O anjo Gabriel usa esta expressão também para falar com Daniel (Dn 8.17). A palavra “Adam” é usada para se referir ao ser humano em geral, homem ou mulher, e “ben” significa filho em sentido literal ou figurado, como um herdeiro ou discípulo de alguém. Portanto, filho do homem significa filho do ser humano, uma referência à natureza frágil e mortal do ser humano.
No Novo Testamento, o Senhor Jesus usou este título para se referir a Si mesmo. Era uma referência à encarnação do Verbo. Sendo Deus, Jesus tornou-se homem (adam) e viveu neste mundo por 33 anos como Filho do Homem (Ben’ Adam). O primeiro Adam (Adão) era o representante da raça humana e falhou. Entretanto, o segundo Adam (Cristo) viveu neste mundo semelhante a nós, mas sem pecado, e por sua obediência justificou os que nele creram (Rm 5.12-21).
4. O atalaia sobre a Casa de Israel (Ez 3.17b). Mesmo depois de estarem no cativeiro, o povo de Israel continuava sendo uma casa rebelde e necessitavam que alguém os alertasse. Sabendo disso de antemão, Deus constituiu Ezequiel como “o atalaia de Israel” para entregar-lhes as profecias de Deus e alertá-los dos perigos da desobediência. Deus avisou a Ezequiel que o povo de Israel era uma “casa rebelde” (Ez 2.5,8; 3.9,26,27; 12.3,25; 17.12; 24.3) e alertou-o de que ele não deveria ser rebelde, mas deveria falar o que Deus mandou.
A missão de um atalaia consiste em ficar atento para ver o perigo e avisar. Não cabe ao atalaia tomar providências contra os perigos ou forçar alguém a fazê-lo. A responsabilidade dele está em ver e avisar. Se o atalaia dormir, não verá o perigo. Se for covarde, não avisará. Em ambos os casos será responsabilizado como veremos no próximo tópico.
REFERÊNCIAS:
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. Justiça Divina: A Preparação do povo de Deus Para os Últimos Dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pag. 19-20.
CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3207.
BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Editora Cultura Cristã. pag. 157.
TENNEY, Merril C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 1. pag. 601.
CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3204.
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Pb. Weliano Pires
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