03 outubro 2022

SOBRE A CASA DE ISRAEL.

(Comentário do 4⁰ trimestre da Lição 1: Ezequiel, o atalaia de Deus).


Neste quarto tópico falaremos sobre a responsabilidade do profeta como atalaia de Israel, fazendo um paralelo com a responsabilidade do cristão. Deus constituiu Ezequiel como atalaia de Israel para alertar o seu povo sobre os perigos. Nesta função, Ezequiel foi alertado por Deus de que, se ele avisasse ao ímpio e este não se convertesse, o ímpio pereceria. Mas, o profeta estaria livre da responsabilidade. Entretanto, se o profeta não avisasse, o ímpio pereceria, mas o profeta seria responsabilizado. O mesmo acontece com o cristão, que foi chamado por Deus para pregar o Evangelho aos perdidos. Falaremos mais detalhadamente sobre este assunto na Lição 07.


1- A Responsabilidade do atalaia. Conforme vimos no tópico anterior, o atalaia ficava em um posto elevado e tinha responsabilidade de avistar o perigo de longe e avisar aos seus superiores, para que tomassem providências. Em sentido figurado, os profetas foram chamados de atalaias, pois deveriam alertar o povo sobre os perigos de permanecerem em seus pecados. Falando com Ezequiel, o Senhor disse: Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou. (Ez 2.8). Vemos portanto que, a função do atalaia de Deus é falar o que Ele mandar, independente se as pessoas ouvirão ou não. 


Se o atalaia receber a ordem de Deus para avisar o ímpio para que abandone o seu pecado e este não obedecer, o ímpio irá perecer em seu pecado, mas o atalaia estará livre da responsabilidade. Entretanto, se Deus mandar e o atalaia não avisar, o ímpio perecerá em seus pecados, mas Deus irá cobrar a responsabilidade do atalaia não ter avisado. No contexto do Evangelho, nós somos atalaias de Cristo. Recebemos a incumbência de pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15; Mt 28.19). Se não ouvirem a nossa pregação e nos ridicularem, não importa. O importante é ser fiel ao Senhor e cumprir a nossa missão. Deus é justo, amoroso e bom. Ele quer salvar a todos e não quer que ninguém se perca. Por isso, Ele convoca os seus atalaias para proclamarem a sua mensagem. 


2.  A Responsabilidade do ímpio. A responsabilidade não é só do atalaia. O ímpio também é responsável se ele perecer em seus pecados. Se ele ouvir os alertas do atalaia e, mesmo assim, não se arrepender, a mensagem do atalaia será um testemunho contra o ímpio. Quando Deus envia uma mensagem através dos seus atalaias, Ele já sabe que muitos não darão ouvidos. Mas isso só aumenta a responsabilidade do ímpio. O sucesso de uma pregação não está na quantidade de pessoas que se converteram e sim na quantidade de pessoas que ouviram e entenderam. 


Existem terrenos que são produtivos e a semente do Evangelho irá nascer e crescer. Entretanto, há outros cheios de pedras, que a mesma semente, com o mesmo pregador não a fará nascer. Por isso precisamos tomar cuidado com a numerolatria, ou seja, a idolatria da quantidade. Muitas Igrejas avaliam o trabalho de um pastor pela quantidade de pessoas batizadas e pelas contribuições financeiras à Igreja. Estas Igrejas entendem que, se não há candidatos ao batismo e as contribuições estão caindo, é porque não está havendo conversões e o número de crentes está caindo. 


Embora haja a necessidade de vermos almas se convertendo e crentes contribuindo para a manutenção e crescimento da Igreja, essa forma de avaliar é equivocada e leva a algumas distorções, por parte de pastores que querem apresentar números favoráveis. Alguns acabam batizando pessoas não convertidas e pregando a teologia da prosperidade para aumentar a arrecadação. O correto é avaliar se o trabalho está sendo feito corretamente, como a Bíblia ensina. A nossa responsabilidade é pregar fielmente o Evangelho, quer as pessoas se convertam, quer não. 


3. A Extensão de nossa Responsabilidade. Há pessoas que pensam que não se deve pregar para crentes e que devemos nos preocupar apenas com os de fora. Mas isso não é correto. Existem pessoas que estão dentro da Igreja e não são convertidas de verdade. Há também aqueles que esfriaram na fé e pararam na caminhada. Estas pessoas também necessitam que os atalaias de Cristo lhes tragam mensagens de encorajamento, ensino e repreensão, para que não se percam. Tiago no final da sua Epístola escreveu: “Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tg 5.19,20). Portanto, se virmos que algum crente está vacilando na fé, temos a obrigação de alertá-lo. 


O importante na vida de um cristão não é a forma como ele começa a sua carreira, ou como se se comportou durante a jornada e sim, como ele termina a sua carreira. Paulo escrevendo a Timóteo, no final da sua jornada terrena, disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. (2 Tm 4.7). 



REFERÊNCIAS: 


CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3207.

Block. Daniel,. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Editora Cultura Cristã. pág. 159.

CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3207-3208.

Block, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Editora Cultura Cristã. pág. 159.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...