24 outubro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 05: CONTRA OS FALSOS PROFETAS


Esta lição traz uma profecia contra os falsos profetas, com base no capítulo 13 de Ezequiel. Jeremias não foi levado ao cativeiro, mas ficou em Jerusalém e enfrentou muitos embates com os falsos profetas, que profetizavam bênçãos e prosperidade em tempos de julgamentos divinos. Ezequiel, por sua vez, foi levado ao cativeiro e, na Babilônia, também enfrentou falsos profetas. A lição está dividida em três tópicos: 


O primeiro tópico faz uma apresentação do ofício do profeta no Antigo Testamento. Mostra também a etimologia da palavra hebraica traduzida por profeta e outros termos hebraicos e gregos, usados para se referir aos profetas. Por último, este tópico fala sobre os falsos profetas e as duras consequências desta prática na lei mosaica. 


O segundo tópico nos apresenta as designações usadas por Ezequiel para se referir aos falsos profetas, como “profetas de Israel” e “os que profetizam”. Ezequiel diz que eles são loucos, que profetizam o que o seu próprio coração vê. O profeta usa também a figura das “raposas do deserto”, para se referir ao caráter destrutivo desses embusteiros. Assim como há profetas verdadeiros, que falam apenas aquilo que Deus manda, há os falsos profetas que falam aquilo que o povo quer ouvir e que lhes rende vantagens. 


O terceiro tópico nos mostra a geração de mensagens falsas. Há um diferencial no Antigo Testamento, quando se trata de um profeta verdadeiro. Normalmente aparecem identificações como “mensageiro de Deus”, “o profeta”, “meus servos”, etc. Os falsos profetas, no entanto, profetizam mentiras e falsidades. Vemos ainda neste tópico, a ira de Deus contra os falsos profetas, no Antigo e no Novo Testamento.


REFERÊNCIAS:

SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pag. 63-64.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3228.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 670.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Ev. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...