05 agosto 2022

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA UMA FAMÍLIA SÓLIDA


(Comentário do 4º tópico da Lição 6: A Sutileza das ideologias contrárias à família). 


Neste último tópico, estudaremos os princípios para o fortalecimento da família cristã, destacando o papel dos pais, na formação da base familiar dos seus filhos, e o papel da Igreja, no fortalecimento dos laços familiares. Cabe à Igreja a orientação bíblica sobre os princípios estabelecidos por Deus para a família. A Igreja deve aconselhar os solteiros a fugirem da imoralidade sexual e os casados a serem fiéis ao seu cônjuge e preservarem o casamento.

 

1- O papel dos pais. Nos tempos do Antigo Testamento, antes da Lei, o modelo de família era totalmente patriarcal. O pai era a autoridade máxima da casa, com autoridade inclusive para decidir condenar algum infrator à morte, como aconteceu com Judá, que  condenou a sua nora à morte por entender que ela havia se prostituído. Ela só escapou da morte, porque provou que ele era o pai da criança. Ninguém ousava questionar as ordens do pai, que era o senhor da casa. 


Os papéis eram bem definidos. Os pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos homens as atividades do campo, para prover o sustento da família. As mães, por sua vez, cuidavam das atividades da casa e ensinavam as filhas a fazerem o mesmo. Era de responsabilidade do pai também a educação moral e religiosa. O pai era considerado a autoridade religiosa e cabia a ele tanto ensinar, como repreender os seus filhos nas questões religiosas. Na Lei mosaica, Deus assim ordenou aos Filhos de Israel: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas." (Dt 6.6-9). 


Os melhores ensinadores para as crianças são os seus pais, desde que os seus ensinos estejam de acordo com as suas práticas. Uma criança quando é pequena confia no seu pai e o considera um herói. Se o pai ensinar e praticar a Palavra de Deus em casa, isso ficará gravado no coração dos filhos. Não é à toa que os judeus, muçulmanos e católicos seguem isso à risca. O resultado é que é muito difícil os adeptos destas três religiões abandonarem o seu credo.


Infelizmente, muitos crentes têm negligenciado esta responsabilidade para com os seus filhos. Não fazem o culto doméstico, não oram com os filhos e não lhes ensinam a Palavra de Deus. Deixam crianças pequenas diante da TV e do celular e sequer controlam o conteúdo e o tempo de uso. Quando vão aos cultos, parece que estão levando os filhos a um parque de diversão, pois levam uma infinidade de brinquedos e lanches. Não se preocupem em ensinar os filhos a ter reverência e cultuar a Deus. Se as crianças correm na Igreja, atrapalhando o culto e um obreiro chamar a atenção, tem pais que não gostam. Ora, como crianças que crescem dessa forma irão aprender a servir a Deus?!


A sociedade atual vive uma crise de valores e de autoridade em todas as áreas. Não tenho dúvidas de que a principal causa disso é porque os pais não se preocuparam em ensinar desde os primeiros anos da criança, a Palavra de Deus e os princípios morais, como o respeito ao próximo, altruísmo, respeito aos mais velhos, respeito às autoridades civis e religiosas, honestidade, respeito às leis do país, os valores familiares, etc. Enquanto isso, o inimigo não dorme e a cada dia lança os seus ataques sutis à família e aos princípios cristãos. 


2- O papel da igreja. A Igreja local é formada por famílias. Se por um lado, famílias bem estruturadas fazem uma Igreja saudável, uma Igreja que valoriza e investe nas famílias, também terá famílias saudáveis e felizes. A Igreja local é a agência do Reino de Deus no bairro e cidade onde está localizada. Portanto, é papel dela ensinar e mostrar os valores de Deus para a família, não apenas nas pregações, mas principalmente na vida dos membros. 


A sociedade atual vive completa ausência de valores. As famílias estão sendo destruídas pelo inimigo. Cabe à Igreja como sal da terra e luz do mundo,mostrar com o seu exemplo, que é possível ter um casamento feliz, onde as crianças podem crescer em um ambiente saudável e harmonioso. Entretanto, se o mundo olhar para nós e perceber que as brigas, divórcios e traições são aos que acontecem lá fora, que pessoas na Igreja separam e casam com os amantes, e que filhos adolescentes e jovens vivem brigando com os pais, seremos como sal insípido, que para nada serve, a não ser para ser pisado pelos homens. Que Deus tenha misericórdia de nós. 

 

REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

FORD, Jack. DEASLEY, A. R. G. Comentário Bíblico Beacon: Deuteronômio. Editora CPAD. pag. 434.

CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 786.

LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. 1ª edição: 2013. pag. 138-140.

NICHOLSON, Roy S. Comentário Bíblico Beacon: I Pedro. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 227.

Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. 2a Impressão: 2010. Vol. 2. pag. 714.

BAPTISTA, Douglas. Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.109).


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário lá e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...