17 agosto 2022

O PENTECOSTES BÍBLICO


Comentário do 1º tópico da Lição 08: A sutileza enfraquecimento da identidade pentecostal.


A palavra “pentecostes” é a transliteração do termo grego “pentekosté”, que significa o "quinquagésimo dia''. Era uma festa judaica que acontecia exatamente cinquenta dias após o sábado da semana da Páscoa (Lv 23.15,16). É também chamada de Festa das Semanas (Dt 16.10), Festa da Colheita (Êx 23.16) e Festa das Primícias (Nm 28.26).


Após a ressurreição, Jesus permaneceu com os discípulos por um período de 40 dias. Antes de subir ao Céu, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém e aguardassem o revestimento de poder, que aconteceria poucos dias depois. A promessa se cumpriu exatamente no dia da celebração da festa de Pentecostes, ocasião em que vinham pessoas de várias partes do mundo para Jerusalém. 


Neste tópico falaremos primeiro sobre a ação do Espírito Santo no Antigo Testamento. Depois, falaremos sobre a promessa do derramamento do Espírito Santo no Antigo Testamento, com base nas profecias de Ezequiel e Joel. Por último, falaremos sobre o cumprimento desta promessa no Novo Testamento, que aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus, na Festa de Pentecostes. Por esta razão, aqueles que crêem na atualidade dos do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais são chamados de pentecostais. Os pentecostais são também chamados de carismáticos, derivado da palavra grega "charisma" que significa graça, dom, ou presente.


1- O Espírito prometido. O Espírito Santo é Deus e, portanto, possui todos os atributos exclusivos de Deus: eternidade, soberania, infinitude, unidade, onipotência, onisciência, onipresença e auto existência. Ele também é uma pessoa, pois possui intelecto, sentimentos e vontade. Sendo assim, o Espírito Santo sempre atuou: na criação e sustentação de todas as coisas; na inspiração dos escritores na Bíblia; na instrução do povo de Israel; na inspiração dos profetas e salmistas; etc. 


Mas, a ação do Espírito Santo antes da ressurreição de Jesus era diferente da que ocorre na Nova Aliança. No Antigo Pacto, o Espírito Santo escolhia e capacitava algumas pessoas realizarem obras específicas em um determinado período, como Bezalel e Aoliabe, na construção do Tabernáculo (Êx 31.2,3); Gideão (Jz 6.34); Jefté (Jz 11.29); Sansão (Jz 13.7); e outros juízes, para libertar o povo de Israel de domínios de inimigos. O Espírito Santo também escolheu líderes do povo, reis, sacerdotes e profetas. 


Havia também no Antigo Testamento, a promessa de que Deus derramaria o Seu Espírito sobre todos e não apenas sobre algumas pessoas especiais. O profeta Isaías, profetizou a vinda do Messias e que o Espírito do Senhor estaria sobre Ele (Is 11.1-4; 42.1; 61.1-3). Jesus leu a Escritura de Isaías 61 e aplicou-a a Si, dizendo: “Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lc 4.21); O profeta Ezequiel também profetizou que Deus colocaria dentro do seu povo o seu Espírito. (Ez 36.26,27); Entretanto, a profecia mais conhecida sobre o derramamento do Espírito Santo foi feita pelo profeta Joel (Jl 2.28). Esta profecia foi reconhecida pelo apóstolo Pedro, como o cumprimento da descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. 


Há, no entanto, diferenças entre estas profecias. A profecia de Isaías é uma referência à ação do Espírito Santo, no ministério de Jesus. As profecias de Ezequiel e de Joel falam da ação do Espírito no interior dos servos de Deus. Porém há diferenças entre estas duas profecias. A profecia de Ezequiel fala de transformação interior, mudança no estilo de vida e atuação do Espírito Santo no coração do homem. É uma referência ao novo nascimento que o Espírito Santo opera no interior do crente. Já a profecia de Joel fala do derramamento do Espírito sobre toda a carne, onde os filhos e filhas profetizarão, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões. É uma referência à capacitação sobrenatural do Espírito Santo para fazer a Obra de Deus. 


2- O Espírito derramado. No capítulo 2 de Atos dos Apóstolos, encontramos o cumprimento tanto da profecia de Joel 2.28, quanto da promessa de Jesus aos seus discípulos, de que eles seriam batizados com o Espírito Santo, não muito depois daqueles dias.” (At 1.5). Os discípulos estavam reunidos em um cenáculo em oração, num total de 120 pessoas. De repente, veio do Céu um som como de um vento forte e impetuoso e encheu todo o ambiente. Foram vistas por eles, línguas como de fogo, pousando sobre cada um deles. Todos foram cheios do Espírito Santo e falavam em línguas e profetizavam. (At 2.1-4). 


É importante destacar que os discípulos que estavam reunidos no cenáculo já eram salvos e já tinham o Espírito Santo. Quando Jesus os enviou na missão dos setenta, eles voltaram regozijando porque curaram enfermos e expulsaram demônios. Jesus lhes disse que eles deveriam alegrar-se não por isso, mas porque os seus nomes estavam escritos no Céu (Lc 10.30). Após a ressurreição, Jesus soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo." (Jo 20.22). Isso nos deixa claro que, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes é uma experiência posterior à salvação e à entrada do Espírito Santo nos discípulos. Trata-se de um revestimento de poder, para que eles tivessem ousadia e poder para dar continuidade ao ministério terreno de Jesus. 


Outro fator importante a destacar, é que o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um movimento produzido pela ação humana. Os discípulos estavam reunidos em oração, aguardando a promessa de Jesus. De repente, veio um som do Céu e eles foram cheios do Espírito Santo. Não houve forçação de barra, manipulação, "transferência de unção" e outras inovações que se vê atualmente.


O resultado desse derramamento do Espírito foi extraordinário! Os discípulos nunca mais foram os mesmos, depois deste revestimento de poder. O apóstolo Pedro, que há menos de dois meses tinha negado a Cristo, pregou um sermão bíblico, ousado e fervoroso, levando quase três mil almas à conversão. Poucos dias depois, ele e João ordenaram a cura de um coxo, em Nome do Senhor Jesus e o milagre aconteceu. Após esta cura, Pedro fez outro discurso e o número de conversões chegou a 5 mil pessoas. Muitas outras maravilhas também foram feitas pelos apóstolos após a descida do Espírito Santo.


REFERÊNCIAS: 

STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. Editora CPAD. pag. 1291-1292.

PALMA, Anthony. O Batismo no Espírito Santo e Com Fogo. Editora CPAD. pag. 14-17.

HORTON, Stanley. M. O que a Bíblia diz sobre o ESPÍRITO SANTO. Editora CPAD.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento ATOS A APOCALIPSE Edição completa. Editora CPAD. pág. 13.

LOPES, Hernandes Dias. Atos. A ação do Espírito Santo na vida da igreja. Editora Hagnos. pag. 50-55.

MENZIES, Robert P. Pentecostes: Essa História é a nossa História. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p.54).

Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.1290.


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Pb. Weliano Pires

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