19 agosto 2022

MANTENDO A CHAMA PENTECOSTAL ACESA


(Comentário do 3º tópico da Lição 8)


Vimos nos tópicos anteriores, que o derramamento do Espírito está presente no Antigo Testamento, pois foi profetizado pelos profetas Isaías, Ezequiel e Joel, sendo este último específico sobre o revestimento de poder, como uma capacitação sobrenatural do Espírito para o crente fazer a Obra de Deus. Depois vimos que os dons espirituais não se restringiram aos dias apostólicos e são concedidos também para a Igreja atual. 


Neste terceiro e último tópico falaremos sobre a necessidade da Igreja manter acesa a chama pentecostal, evitando assim a frieza espiritual ou mesmo a distorção do Pentecostalismo bíblico. Falaremos sobre dois instrumentos muito importantes para manter acesa a chama do Espírito que são: a fidelidade às Escrituras e o exercício dos dons espirituais na Igreja. O apóstolo Paulo, na conclusão da primeira Epístola aos Tessalonicenses deixou várias recomendações rápidas para a Igreja. Duas delas são: Não apagueis o Espírito e não desprezeis as profecias.


1- Fidelidade às Escrituras. Muitas pessoas que se dizem pentecostais não se interessam pelo ensino bíblico, ou acham que o estudo teológico "esfria o crente". Outros tentam contrapor as duas coisas, como se o estudo bíblico fosse concorrente da manifestação do Espírito Santo. Isso é um grande equívoco, pois o verdadeiro pentecostalismo anda mundo com as Escrituras. Na Igreja de Jerusalém, após serem batizados no Espírito Santo, os crentes perseveram na "Doutrina dos apóstolos". O Movimento Pentecostal também surgiu de movimentos de santidade e de busca a Deus, que envolvia o ensino da Palavra de Deus e a oração. Foi uma reação ao liberalismo teológico, que nega a inerrância e infalibilidade das Escrituras e pende para o secularismo. 

 

A Assembleia de Deus no Brasil, desde os seus primórdios sempre foi uma Igreja que tinha como característica a dedicação à oração e ao ensino da Palavra de Deus. Não tinha institutos teológicos, porque os pastores mais antigos entendiam que o ensino deveria ser realizado pelos pastores no seio da Igreja, através dos cultos de doutrina, Escola Bíblica Dominical e Escolas Bíblicas de Obreiros. A nossa Igreja sempre foi conhecida como uma Igreja que se dedicava à Palavra de Deus. Nenhum avivamento prospera, se não houver ensino bíblico constante, para manter o padrão bíblico e evitar as distorções doutrinárias. 


2- Exercício dos dons espirituais. Conforme vimos acima, o ensino bíblico é muito importante para mantermos a chama pentecostal, nos padrões bíblicos. Entretanto, não podemos ficar apenas na teoria. O exercício dos dons espirituais mantém a Igreja viva e, portanto, devem ser buscados. Paulo escrevendo aos Coríntios disse: "Buscai com zelo os melhores dons…". (I Co 12.31). Claro que existem muitas coisas no meio pentecostal que são meninices, carnalidade e distorções do verdadeiro pentecostalismo. Mas não se pode rejeitar ou bloquear a manifestação dos dons espirituais por causa dos exageros e distorções.


O batismo no Espírito Santo e os dons espirituais são tão importantes para o trabalho da Igreja, que Jesus ordenou aos seus discípulos que não saíssem de Jerusalém, antes que fossem revestidos de poder. Hoje não é diferente. A Igreja não pode negligenciar a busca pelo revestimento de poder. Os pastores e professores devem ensinar a Igreja sobre a necessidade deste revestimento de poder para fazer a Obra de Deus e orar junto com eles, para que o Espírito Santo os encha de poder. Somente assim teremos crentes ousados, fervorosos e dispostos a pregar o Evangelho a toda criatura. 


REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. 2a Impressão: 2010. Vol. 1. pag. 633.

Howard Marshall. Atos. Introdução e Comentário. Editora Mundo Cristão. pag. 62-63.

HORTON, Stanley. M. O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo. Editora CPAD.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus: 1° ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.27-28.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...