22 julho 2022

O DIVÓRCIO E A PRÁTICA PASTORAL


(Comentário do 3º tópico da Lição 4: a sutileza da normalização do divórcio)


Neste terceiro e último tópico veremos algumas recomendações sobre como a Igreja deve tratar as pessoas que se divorciaram. Infelizmente, o divórcio é uma realidade, inclusive no meio da Igreja e os pastores precisam tratar desta questão, com orientações bíblicas. Temos pessoas que já chegaram na Igreja divorciadas, com muitas feridas e traumas. A Igreja, como pronto socorro espiritual, deve amparar estas pessoas e mostrar-lhes o amor de Deus. Há também os que são membros da Igreja e o casamento acabou. Precisamos também vê-los como almas, cujos corações muitas vezes estão despedaçados. Estas pessoas têm também os filhos do casamento que foi destruído e precisam ser amparados. Entretanto, a Igreja precisa tomar cuidado para não aprovar aquilo que Deus condena, que seria um segundo casamento, fora das exceções bíblicas estudadas nos tópicos anteriores. 


1- A pessoa do divorciado. Conforme já falamos, o divórcio contraria a vontade de Deus e é resultado da dureza do coração humano. Um divórcio, independente dos motivos que levaram a ele, é sempre traumático e deixa feridas, complexos e traumas, tanto para o casal que passou por ele, quanto para os filhos e demais familiares. Para piorar a situação, em muitos casos há a chamada alienação parental, que é quando os ex-cônjuges usam os filhos para atingir o outro e tentam apagar os vínculos afetivos entre pais e filhos. Em muitos casos, os próprios filhos pequenos se sentem rejeitados pelos pais que saíram de casa, mesmo os pais explicando que eles não tem nada a ver com a separação. O inimigo sabe dos males que o divórcio causa e, por isso, luta para levar os casais a se separarem. 


A Igreja deve ver a pessoa do divorciado como uma alma ferida, que necessita de cuidados especiais, aconselhamento pastoral, oração e orientação bíblica. Se a pessoa já veio do mundo divorciado, precisamos ter em mente que Deus não leva em conta os tempos da ignorância (At 17.30). É possível recomeçar e construir uma nova família sob a orientação da Palavra de Deus. Assim como acontece com as pessoas que estão nas drogas, bebidas, prostituição, etc. a Igreja também deve abraçar e amparar as pessoas que vem a ela, abaladas emocionalmente, após o fim do casamento. 


2- O divorciado como cristão. Quando o divorciado é um cristão, a situação é mais complicada. O processo de divórcio envolvendo membros da Igreja, tem sido cada vez mais comum e representa um grande desafio para os pastores na atualidade. Em muitos casos, as razões que levaram ao divórcio não são aquelas mencionadas por Jesus e pelo apóstolo Paulo. Não podemos fugir dessa questão e fingir que o problema não existe. 


Precisamos avaliar cada caso, com sabedoria, discernimento e amor pelas almas. Entretanto, não podemos querer ser mais misericordiosos do que Deus e aceitar aquilo que a Palavra de Deus condena. Nos casos de divórcios envolvendo membros da Igreja, precisamos deixar claro que Deus odeia o divórcio, que o divórcio não é natural e que atenta contra as leis de Deus. Conforme já vimos à exaustão nesta lição, somente a morte (l Co 7.2), a infidelidade conjugal (Mt 19.9) e o completo abandono (l Co 7.15) podem cancelar os laços matrimoniais e permitir ao cristão casar-se novamente. Muitos tentam achar subterfúgios para legitimarem o divórcio, alegando incompatibilidade de gênios, problemas de saúde, agressividade, etc. A agressividade e outras coisas insuportáveis podem justificar a separação, mas não um novo casamento. Não podemos ir além daquilo que a Palavra de Deus prescreve. Por isso é muito importante analisar bem antes de casar, para ver com quem estamos unindo as nossas vidas até à morte. Os critérios para a escolha não podem se resumir à beleza física e à posição socioeconômica. Mais importante do que isso é verificar se a pessoa é temente a Deus e como ele trata os pais, irmãos e pessoas que estão à sua volta. 


REFERÊNCIAS:


LOPES. Hernandes Dias. Mateus Jesus, O Rei dos reis. Editora Hagnos. pag. 583-584.

BAKER, Any. Filhos e divórcio ajuda quando a vida é interrompida. Editora Fiel.

LEITE, Fernando. Publicação do Ministério de Comunicação da Igreja Batista Cidade Universitária.

https://jacpapa.com.br/2021/09/14/divorcios-dentro-do-lar-cristao/


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 

Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...