26 julho 2022

COMPREENDENDO O MATERIALISMO E O ATEÍSMO



(Comentário do 1⁰ tópico da LIÇÃO 5: A SUTILEZA DO MATERIALISMO E DO ATEÍSMO). 


Neste primeiro tópico estudaremos as definições do Materialismo e do Ateísmo. São duas filosofias bem relacionadas entre si, pois ambas negam a realidade do mundo espiritual e vivem como se a existência humana se restringisse a este mundo. O Materialismo diz que a matéria é a única realidade que existe. O Ateísmo, por sua vez, nega a existência de Deus e do mundo espiritual. São formas diferentes de dizer a mesma coisa. 


1- O Materialismo. O Materialismo é a doutrina filosófica que diz tudo no universo se resume à matéria e pode ser explicado pelas leis da física. Para os materialistas, tudo no universo é pura e simplesmente a matéria em movimento. Com este pensamento, negam a existência do mundo espiritual, de acontecimentos sobrenaturais e da vida após a morte. 


Por considerarem que não existe nada além da matéria, os materialistas entendem que a religião é desnecessária, pois ela se fundamenta na realidade espiritual, que segundo dizem, não existe. Por conseguinte, negam também a existência dos milagres, pois acreditam que eles não são necessários à vida material. Por considerarem que o mundo material é a única realidade e que o universo é regido pelas leis da física, dizem que os milagres são impossíveis de acontecer. 


Evidentemente, estas idéias se chocam completamente com a revelação bíblica. Sendo assim, os materialistas rejeitam completamente os relatos bíblicos. A Bíblia para os materialistas é apenas um livro antiquado, cheio de mitos e superstições, que são fruto da imaginação humana. Entretanto, não se debruçam sobre ela para estudar o seu conteúdo e examinar as evidências. 


Segundo Champlin, há pelo menos três tipos de Materialismo:


a. Naturalismo. É uma forma mais radical de Materialismo, segundo a qual, tudo o que existe no universo, nada mais é do que átomos em movimento. 

b. Naturalismo crítico. Nega o mundo espiritual, porém admite a existência de algo imaterial no universo. Entretanto, diz que são coisas do próprio universo e não de fora dele. 

c. Materialismo prático. Admite que talvez exista Deus, espíritos, almas ou algo fora do universo, porém, dizem ué a única coisa que interessa neste mundo são as coisas materiais. Por incrível que pareça, existem até crentes com esse tipo de ideia. 


2- O Ateísmo. A palavra 'ateu' é formada a partir do prefixo grego 'a' que significa 'não' e o substantivo grego 'theos', que significa Deus. Portanto é a negação da existência de Deus. Assim como o Materialismo, o ateísmo nega a existência do mundo espiritual, principalmente, a existência de um Deus pessoal que criou e controla o Universo. 


O Ateísmo não é um pensamento recente. Ele é tão antigo como o próprio diabo.  Nos Salmos 14 e 53, o salmista diz que o tolo diz em seu coração: "Não há Deus". A idéia de se considerar um deus, como os monarcas antigos, ou de viver como se Deus não existisse, mesmo crendo em sua existência, também são formas de ateísmo. 


Assim como acontece com o Materialismo, o Ateísmo também tem vários tipos. Antigamente, a descrença nos deuses populares de uma determinada região era considerada Ateísmo. Os próprios cristãos foram chamados de ateus pelos pagãos, por não crerem em seus deuses. Champlin cita os seguintes tipos de Ateísmo:


a. Ateísmo naturalista. Diz que não há nada fora do mundo material e, portanto, não existe Deus. 

b. Ateísmo prático-moral. Admite a possibilidade da existência de Deus, de forma teórica, como algo que deu origem ao Universo. Mas não admitem a existência de um Deus que exerce influência sobre este mundo, ou que exige normalidade. 

c. Ateísmo panteísta: Não crêem em um Deus pessoal. Dizem que Deus seria a alma do universo e este seria o corpo de Deus. Então, Deus seria a energia que movimenta o Universo e não uma pessoa. 

d. Ateísmo politeísta. O politeísmo é a crença na existência de vários deuses. Então, se há uma multidão de deuses, não há um único Deus verdadeiro como nos mostra a Bíblia. Portanto, o politeísmo também é uma forma de Ateísmo. 

e. Ateísmo absoluto. Nega a existência de qualquer ideia de divindade. Estes são militantes e lutam para provar e convencer as pessoas de que Deus não existe. 


Ha ainda o 'Agnosticismo', não citado por Champlin neste livro, que também é uma forma de Ateísmo. A palavra agnóstico, vem do prefixo grego 'a' que significa 'não', mais a palavra grega 'gnosis', que significa 'conhecimento'. Os agnósticos não negam a existência de Deus, mas, dizem que não sabem se Deus existe ou não, pois segundo eles, o ser humano não tem conhecimento suficiente para provar ou não a existência de Deus. 


Nos próximos tópicos falaremos sobre as raízes do Ateísmo e do Materialismo, os seus pressupostos e no último tópico apresentaremos as respostas bíblicas a estas idéias. 


REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, José. Os Ataques Contra a Igreja de Cristo. As Sutilezas de Satanás neste Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 4. pág. 157-158.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. Editora Hagnos. Vol. 1. pag. 363.

COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E agora, como viveremos? Editora CPAD. pág. 276-277.

GEISLER, Norman. Teologia Sistemática, introdução à teologia: pecado, salvação, a igreja e as últimas coisas. Editora CPAD. pág. 45-46.

PFEIFFER, Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. pag. 233.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. CPAD, 2017, p.18).

 

Siga o nosso blog e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 

Pb. Weliano Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...