24 julho 2022

O céu é muito melhor


"Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, o que é muito melhor." (Filipenses 1.23).


Somos peregrinos neste mundo e a nossa vida aqui é sofrida. Sob todos os aspectos, o Céu é muito melhor do que a vida aqui.


Por Weliano Pires


Sob o ponto de vista material, a vida é o bem mais precioso, tanto que é o primeiro dos direitos individuais do cidadão, garantidos no Artigo 5º da Constituição Federal: Direito à inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Sem a vida, nenhum dos demais faz sentido. 

Do ponto de vista cristão, no entanto, a vida terrena não é o bem mais precioso. Somos peregrinos e estrangeiros neste mundo e, portanto, a nossa existência aqui é provisória, breve e cheia de sofrimentos e desilusões. Por causa da entrada do pecado no mundo, a nossa comunhão com Deus, que garante vida plena e abundante, foi rompida e passamos a ter dores, sofrimentos, envelhecimento, incertezas e a morte física. (Gn 3.17; Rm 3.23; Rm 6.23). 

Deus, que é riquíssimo em misericórdia, sabendo de antemão que o ser humano pecaria e que seria incapaz de reverter por si mesmo este quadro desolador, elaborou antes da criação do mundo, um plano de salvação para o ser humano. Este plano envolvia a vinda do Seu Filho Jesus Cristo, que tomaria a forma humana e pagaria o preço da nossa redenção, mediante o sacrifício da sua própria vida. (Jo 1. 29; Jo 3.16; Ef 1.4). 

O plano de Deus envolvia inicialmente a formação de uma nação exclusiva, à qual Deus lhe daria as suas leis e, através desta nação, viria o Salvador do mundo. Deus iniciou, então, o seu projeto, chamando um homem que vivia na Antiga Mesopotâmia, na cidade de Ur dos Caldeus, chamado Abrão. A ordem de Deus era para que Abrão se afastasse da sua terra e dos seus parentes e fosse a uma terra que Deus ainda iria lhe mostrar. (Gn 12.1-7)

Inicialmente, Abrão saiu junto com os seus pais e irmãos e chegaram a um lugar chamado Harã, onde morreu um dos seus irmãos e, posteriormente, o seu pai. (Gn 11.31,32). Ali, Deus chamou exclusivamente a Abrão e ele obedeceu, parcialmente, pois, levou ainda o seu sobrinho Ló consigo. Durante a peregrinação, as equipes de Ló e Abrão se desentenderam e eles acabaram se separando, indo cada um para um lado. (Gn 13.1-12).

Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e, mesmo tendo já certa idade e não tendo filhos, Deus prometeu-lhe que ele seria pai de uma grande nação e que através dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. (Gn 17.1-17). Prometeu ainda que abençoaria os que lhe abençoassem e amaldiçoaria os que lhe amaldiçoassem. 

Os anos se passaram e nada de filhos. A esposa de Abraão acabou se precipitando e sugeriu que tivesse um filho com a escrava, que era um costume daquela época. Abraão aceitou e teve um filho, a quem deu o nome de Ismael. Deus apareceu novamente a Abraão, refez a promessa de que ele seria pai de um filho da sua esposa. O nome da criança seria Isaque e dele viria a descendência da promessa. Abraão creu nesta promessa e isso foi-lhe imputado por justiça. 

Quando Abrão estava com 100 anos e Sara, sua esposa com 90 anos, Isaque nasceu. (Gn 21.5). Deus reafirmou a promessa a Isaque e depois ao seu filho Jacó. Desta descendência veio a nação de Israel e o Salvador prometido, que é Jesus Cristo, o qual foi gerado em uma virgem, por obra e graça do Espírito Santo. (Mt 1.18-25).

Jesus nasceu em Belém, na Judéia, cresceu em Nazaré, na Galiléia e na idade adulta mudou-se para Cafarnaum, outra cidade da Galiléia. Nasceu sem pecado e viveu por 33 anos na terra de Israel, sujeito aos mesmos sofrimentos que nós, porém nunca pecou. Aos 30 anos, iniciou o seu ministério terreno e, por três anos, pregou o Evangelho e fez muitos milagres. Foi condenado à morte por crucificação, uma forma cruel de execução de criminosos, que os romanos aplicavam. (Mt 27.35). Depois de três dias, conforme havia prometido, Ele ressuscitou dos mortos e apareceu aos seus seguidores, permanecendo com eles por um período de 40 dias, sendo visto por mais de 500 pessoas. (Mt 28.5,6; 1 Co 15.6).

Depois disto, Jesus subiu ao Céu e assentou-se à direita do Pai. (AT 1.9). Entretanto, antes de subir, Ele prometeu que voltaria para levar aqueles que creram nele, para junto de Si. Ele prometeu que na Casa do Pai há muitas moradas e que Ele nos levaria para lá.  (Jo 14.1-3). Em outras partes da Bíblia encontramos mais detalhes sobre a sua segunda vinda para buscar o seu povo. (1 Co 15.51,52). Encontramos também a informação de que aqueles que morreram com Cristo, na esperança da Vida Eterna com Ele, ressuscitarão na ocasião da sua vinda e receberão um corpo imortal e glorificado (1 Ts 4.16-18). 

No texto que lemos, o apóstolo Paulo se encontrava preso em Roma e o seu futuro era incerto. Não sabia se seria solto ou se seria condenado à morte. Neste dilema, ele tinha o desejo de permanecer vivo, por amor aos filipenses, a fim de pregar o Evangelho e também edificar a fé dos convertidos. Entretanto, ele deixa claro que ser morto e estar com Cristo seria muito melhor (Fp 1.23). 

Sob todos os aspectos, o Céu é muito melhor do que a vida aqui. No Apocalipse, o apóstolo João descreve a Nova Jerusalém que ele viu e disse que lá não haverá mais prantos, tristezas, mortes, nem dores. Ali, disse João, Deus enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas. (Ap 21.1-4). 

Somos estrangeiros e peregrinos neste mundo. Não temos aqui uma morada permanente e aguardamos, a qualquer momento, o Senhor vir nos buscar e levar-nos para o nosso eterno lar. Se morrermos antes, não precisamos nos desesperar, pois estaremos guardados para o dia da sua vinda, quando ressuscitaremos e subiremos a encontrar o Senhor nos ares (1 Ts 4.16-18) e assim, estaremos para sempre com o Senhor. 


Amém! Ora vem Senhor Jesus! 


Weliano Pires, é professor da Escola Bíblica Dominical e presbítero da Assembléia de Deus, Ministério do Belém, em São Carlos - SP.


(Texto publicado no Jornal Mensageiro da Paz, em Outubro de 2022).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...