25 julho 2022

LIÇÃO 5: A SUTILEZA DO MATERIALISMO E DO ATEÍSMO



INTRODUÇÃO À LIÇÃO


O materialismo e o ateísmo são duas faces da mesma moeda. Por isso esta lição coloca os dois no mesmo estudo. O materialismo é a doutrina filosófica, que ensina que a matéria é a única realidade que existe. Esta filosofia deu origem a regimes totalitários e anticristãos como o Comunismo, o Fascismo e o Nazismo. O ateísmo, por sua vez, também é materialista e, por isso, nega a existência de Deus e das coisas espirituais. 


Tanto o materialismo quanto o ateísmo tem as suas raízes na queda da raça humana. Com a entrada do pecado no mundo, o ser humano passou a viver por sua própria conta, como se Deus não existisse, atentando apenas para as coisas desta vida. A cegueira espiritual é consequência direta do pecado, mas é também um ataque sutil do diabo. A Bíblia diz que "... o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho". (2 Co 4.4). 


Os dois pressupostos fundamentais das doutrinas materialistas e ateístas são a negação da existência de Deus e a negação de que o ser humano é um ser distinto das demais espécies. Como eles não acreditam na existência de Deus e do mundo espiritual, dizem que a existência humana se limita a esta vida e, portanto, o ser humano é igual aos animais, em outro estágio da cadeia evolutiva. Partindo destes pressupostos, negam também a existência de uma verdade absoluta e de princípios morais.  


Sendo assim, onde regimes que defendem estes pressupostos chegam ao poder, procuram a todo custo extirpar os valores judaico-cristãos, criando leis que aprovam o aborto, a eutanásia, a ortotanásia e outras coisas que ferem a ética cristã. Os regimes totalitários da antiga União Soviética, de Cuba, Coréia do Norte e os campos de concentração nazistas, perpetrados por Hitler na Alemanha, são exemplos mais recentes. 


Entretanto, estes regimes extremamente violentos e abertamente hostis ao Cristianismo, deram lugar aos chamados Marxismo cultural e neoateísmo que, de forma sutil, através da cultura e das universidades, induzem a nossa juventude a adotar os valores materialistas, evolucionistas e ateístas, afastando-os dia após dia do Cristianismo. As armas dos revolucionários deram lugar à desconstrução dos nossos valores, através da música, da literatura e dos currículos escolares. Não são poucos os jovens cristãos que se tornam ateus logo no Ensino Médio ou após o ingresso nas universidades. 


REFERÊNCIAS: 

GONÇALVES, José. Os Ataques Contra a Igreja de Cristo. As Sutilezas de Satanás neste Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

DANIEL, Silas. A Sedução das Novas Teologias. Editora: CPAD. pág. 214-215.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...