(Comentário do 2º tópico da Lição 09: O Batismo - A primeira Ordenança da Igreja).
Ev. WELIANO PIRES
No segundo tópico, falaremos do símbolo e do propósito do batismo. Veremos que o Batismo por imersão é um símbolo da união do crente com Cristo, por meio da Sua morte e ressurreição. Depois veremos que o propósito do Batismo é o testemunho público de fé em Cristo. Por último, veremos que no Batismo não há espaço para indecisões, pois aqueles que, de fato, creram em Cristo, desejam ser batizados.
1. Símbolo do Batismo: Identificação com Cristo. Conforme falamos no tópico anterior, o batismo não é um sacramento que transmite benefícios espirituais ao crente. O batismo foi ordenado por Jesus aos seus discípulos e deve ser entendido como um ato simbólico. O batismo por imersão, ou seja, o ato de mergulhar o convertido na água, é um símbolo da identificação do crente com Cristo em sua morte e ressurreição.
Assim como Cristo morreu, foi sepultado e depois
de três dias ressuscitou, o crente também, por meio da sua imersão, demonstra
que morreu para a velha vida, foi sepultado e ressurgiu como uma nova criatura.
Isso não significa que o batismo lava os pecados, que a pessoa nasce de novo
após o batismo, ou se torna cristão após ser batizado, como alguns
ensinam.
O batismo é uma simbologia completa de tudo o
que aconteceu após a pessoa crer em Cristo e recebê-lo como Senhor e Salvador.
No momento em que a pessoa recebe a Cristo, o Espírito Santo passa a morar em
seu coração e opera o milagre do Novo Nascimento. A partir desse momento, a
pessoa já é salva e não somente após o batismo.
2. O Propósito do Batismo: Testemunho público da
fé cristã. Além de ser um símbolo, o batismo é também um
testemunho público da fé em Cristo. Através deste ato, o novo convertido
testifica publicamente que morreu para o mundo e nasceu de novo, da mesma forma
que a Ceia do Senhor é uma representação da morte de Jesus por nós, como
veremos na próxima lição. É importante lembrar que não se pode sepultar quem
ainda não morreu. Portanto o batismo é somente para aqueles que já morreram
para o pecado e nasceram de novo.
Por ser o batismo um testemunho público de que a
pessoa realmente creu em Cristo de todo o coração, ele só deve ser ministrado
às pessoas que tiveram instrução sobre a fé cristã e entenderam o que isto
significa. O batismo não é algo que deve ser oferecido a qualquer pessoa ou
realizado para apresentar números à Igreja. A pessoa que creu em Jesus de todo
o coração e foi instruída sobre as doutrinas bíblicas, certamente deseja ser
batizada.
Quando Filipe conversou com o oficial da rainha
dos etíopes e lhe explicou tudo sobre Jesus, o homem disse: “Eis aqui água;
que impede que eu seja batizado?” (At 8.36). A resposta de Filipe foi: “É
lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus
Cristo é o Filho de Deus.” (At 8.37). A pergunta e a resposta neste diálogo
nos ensinam, que o batismo é para aqueles que creram de todo o coração em
Jesus, entenderam o que significa o batismo e desejam ser batizados, sem
nenhuma espécie de coerção.
3. Não há espaço para indecisão. Se o batismo é um símbolo da identificação do
crente com Cristo em sua morte e ressurreição, e um testemunho público da sua
fé em Cristo, como vimos acima, por que muitos crentes não querem se batizar,
ou adiam ao máximo o seu batismo? Conforme nos explicou o comentarista, isso
acontece por duas razões: ignorância em relação ao significado do batismo, ou
falta de convicção da sua fé.
Infelizmente, talvez por falta de um ensino
adequado sobre o batismo, muitas pessoas têm entendimentos equivocados sobre
este ato. Talvez por causa da influência de outras religiões, muitos acham que
o batismo é um ato sagrado, que imuniza a pessoa contra o pecado e que depois
dele, a pessoa não pode mais cometer nenhum pecado. Na verdade, o crente deve
abandonar a vida de pecado e viver em santidade, logo após a sua conversão e
não apenas depois de batizado.
O que nos faz vencer a natureza carnal e andar
em santidade, é andar no Espírito, conforme orientou o apóstolo Paulo aos
Gálatas: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência
da carne.” (Gl 5.16). Mesmo após a nossa conversão, continuará a existir
uma oposição interna entre a natureza carnal e a vida segundo o Espírito. Se o
crente não buscar a Deus em oração e não vigiar, será vencido pela velha
natureza. Isso pode ocorrer antes ou depois do batismo.
Por outro lado, há alguns crentes que entendem a
importância do batismo, mas não querem se batizar justamente porque querem
continuar pecando. Nesse caso, não houve conversão genuína, pois quem se
converteu de verdade deseja abandonar toda e qualquer prática pecaminosa e
agradar a Deus. Na vida de um crente que nasceu de novo, se acontecer algum
tipo de pecado será por acidente ou falha. Se porventura pecar, ele sempre irá
buscar o perdão de Deus e evitar que isso se repita.
GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 40, 1º Trimestre de 2024.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.569,570).
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