25 março 2024

LIÇÕES BÍBLICAS / 2º TRIMESTRE DE 2024: INTRODUÇÃO E RESUMO DAS LIÇÕES

Título: A carreira que nos está proposta: O Caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu.

COMENTARISTA: PR. OSIEL GOMES

Osiel Gomes da Silva é pastor presidente da Assembleia de Deus, no campo de Tirirical, em São Luís – MA. Por mais de 10 anos foi diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Foi co-pastor da AD em Coroatá (MA), por 16 anos. É comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, há alguns anos e escritor de vários livros publicados pela CPAD, entre eles: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito, O Governo divino em mãos humanas, Mais Palavras, Menos Emocionalismo, Os Valores do Reino de Deus, O Melhor da Família, Os Mordomos de Deus. Pr Osiel é licenciado em Filosofia e Direito, bacharel em Pedagogia, pós-graduado em Psicanálise, mestrando em Ciências Jurídicas, doutorando em Teologia, pós-graduado em docência do ensino superior e foi professor de Grego e Hebraico no Semi­nário Batista. 

INTRODUÇÃO 


Graças a Deus iniciamos mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical, com o tema: A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. Este tema, de suma importância para vida cristã, foi extraído do texto de Hebreus 12.1, que diz: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.”


Atualmente, quando se fala em carreira, a idéia é de uma trajetória profissional ascendente. A pessoa se prepara para exercer uma profissão e, conforme a sua vocação, desempenho e conhecimentos adquiridos, vai crescendo até chegar ao topo. Entretanto, no texto bíblico mencionado, a ideia não era essa. O termo que se aplica melhor seria corrida, como está nas versões Nova Almeida Atualizada (NAA), Nova Versão Internacional (NVI) e Nova Versão Transformadora (NVT). O contexto de Hebreus 12 sugere a trajetória de um maratonista que iniciava a sua corrida, despojado de quaisquer embaraços que pudessem atrapalhar o seu desempenho e prosseguia para o alvo, a fim de ganhar o seu prêmio. 


Até hoje, os corredores treinam bastante para ganhar resistência e agilidade. Usam também roupas leves e calçados adequados, que não atrapalhem o seu desempenho, e seguem disciplinas rigorosas para serem competitivos. O prêmio deles não está no percurso e eles não desfrutam de conforto durante a corrida. O objetivo deles, evidentemente, é chegar ao final da corrida. Em uma corrida, temos o ponto de partida, o percurso da corrida, o ponto final e as regras da competição. Só será premiado aquele que partir do ponto inicial, percorrer todo o percurso proposto e chegar ao ponto final no menor tempo. Não adianta alguém correr em alta velocidade, mas só ir até ao meio do percurso. 


Na vida cristã também é assim. Muitos pregadores da prosperidade e triunfalistas, pregam uma vida cristã ilusória, onde não há dificuldades e o crente vive uma vida confortável durante a sua trajetória neste mundo. Mas não é isso que a Bíblia ensina. Por isso, neste trimestre, o comentarista nos apresenta o início e fim da nossa corrida, mas não exclui os obstáculos da nossa trajetória até chegar ao alvo. 

RESUMO DAS LIÇÕES

Lição 1: O início da caminhada

Nesta primeira lição, teremos uma introdução ao tema do trimestre, falando sobre o ponto de largada da jornada do cristão neste mundo. 


Inicialmente, veremos o significado da nossa caminhada com Cristo, compreendendo o caminho da vida natural neste mundo e o caminho com Cristo. Em nossa caminhada com Cristo, teremos lutas e dificuldades, mas nunca estaremos sozinhos, pois temos três companheiros: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 


Na sequência, falaremos do Novo Nascimento, que é condição sine qua non para entrar no Reino de Deus (Jo 3.3-5). Todo ser humano, sem exceção, precisa nascer de novo, pois todos nascemos pecadores. Entretanto, a religiosidade humana não é capaz de fazer alguém nascer de novo. É um processo miraculoso realizado pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus. 


Por último, falaremos do Novo Testamento e a caminhada de fé do cristão. Falaremos do conceito do Novo Testamento e do seu processo de formação na vida da Igreja. Depois falaremos do tema principal do Novo Testamento, que é Jesus Cristo, e da importância do Novo Testamento para a caminhada do cristão. 

Lição 2: A escolha entre a porta estreita e a porta larga

Nesta lição estudaremos a analogia da porta estreita e da porta larga, usada por Jesus no Sermão do Monte, para se referir, respectivamente, à vida com Cristo e à vida segundo o curso deste mundo. 


Falaremos sobre os dois tipos de porta e caminho: o estreito e apertado, e o largo e espaçoso. Veremos que a porta estreita e o caminho apertado ilustram a maneira de viver do cristão, que vai na contramão deste mundo. A porta larga e o caminho apertado, por sua vez, apontam para uma vida sem compromisso com Deus, que tem a aprovação deste mundo.


Veremos também a dificuldade de se entrar pela porta estreita. A porta está aberta a todos que quiserem entrar, mas tem muitas dificuldades e se torna difícil, principalmente por causa da natureza pecaminosa do ser humano. Entretanto, esta porta conduz-nos à Vida eterna. Por outro lado, a ponta larga oferece facilidades e oportunidades de prazer neste mundo, mas conduz os que por ela entrarem, à perdição eterna. 


Por último, veremos três condições para entrar pela porta e pelo caminho estreito, com base na pregação de João Batista. A primeira delas é o arrependimento dos pecados, que não consiste em uma questão emocional, mas na disposição par mudar de idéia em relação ao pecado e abandoná-lo. A segunda condição é a confissão de pecados, pois aquele que não reconhece a sua condição de pecador, jamais entenderá que necessita de um Salvador. A terceira condição é produzir frutos de arrependimento. No registro de Lucas sobre a pregação de João Batista, ele registra exemplos destes frutos: misericórdia, honestidade respeito às autoridades e às leis.

Lição 3: O Céu - o destino do cristão

Nesta lição estudaremos sobre o ponto de chegada, ou o final da nossa corrida neste mundo, que é o Céu. Depois de passar por uma vida de lutas e tribulações, vivendo neste mundo como peregrinos e forasteiros, finalmente chegaremos ao nosso lar eterno, que é o Céu. Muitas pessoas, até mesmo as que se dizem cristãs, tentam negar a existência do Céu, ou que nós vamos para lá. Mas, o próprio Jesus prometeu aos seus discípulos que iria para o Pai e voltaria para buscá-los, para que eles estivessem onde Ele estiver (Jo 14.2-3).


Veremos que o Céu é o alvo de todo cristão. Mostraremos as definições da palavra Céu, no Antigo e no Novo Testamento. Há pelo menos três locais distintos na Bíblia, que são chamados pelos termos Shamayim (hebraico)  e “Ouranós” (grego), que foram traduzidos por Céus: O céu atmosférico, o universo ou firmamento dos céus e a morada de Deus. Falaremos do Céu conforme o ensino do apóstolo Paulo, que foi arrebatado ao terceiro Céu e viu coisas inefáveis que, segundo ele, não é lícito mencioná-las aos seres humanos. O Céu é o nosso alvo e depois de salvos não pertencemos mais a este mundo. 


Na sequência, falaremos da descrição do Céu conforme o Livro do Apocalipse. Após a abertura dos sete selos, quando sobrevieram toda desordem, tribulações e juízos de Deus, João viu um Novo Céu e uma Nova Terra, pois o primeiro Céu e a primeira terra haviam passado e o mar já não existia. João viu também a ditosa cidade como a nossa nova morada e descreveu toda a sua beleza. Ele disse que ali não haverá mais morte, tristezas nem dores. A Nova Jerusalém será o nosso eterno lar. 


Por último, falaremos do Céu como o fim da jornada cristã. No final desta jornada, o crente estará onde Deus habita e o veremos face a face, como Ele é. O Senhor enxugará dos nossos olhos toda lágrima e todos os males e sofrimentos deste mundo cessarão. O Céu será o nosso eterno descanso, não no sentido de passar a eternidade entediados e sem nenhuma atividade. No Céu haverá adoração, serviços e aprendizagem plena. Será um lugar de descanso das nossas fadigas e tribulações. 

Lição 4 - Como se conduzir na caminhada

Nesta lição trataremos da forma que deve ser a nossa conduta neste mundo. O Senhor deixou registrado em Sua Palavra, as orientações para que os seus seguidores não se embaracem e prossigam até o final da jornada. 


Iniciaremos falando do padrão de conduta do cristão, apontando Jesus como o nosso modelo em todas as coisas. Jesus viveu neste mundo para fazer a vontade do Pai e espera dos seus discípulos que também façam a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). O cristão neste mundo tem um padrão a ser seguido, que o levará a uma vida cristã bem sucedida. Este padrão é Cristo. 


Na sequência, veremos que nossa caminhada deve ser feita com prudência e sabedoria. A prudência na Bíblia está relacionada à vida com compreensão e discernimento. Portanto, refere-se agir com cuidado diante das situações difíceis. O apóstolo Paulo recomenda aos Efésios para não andarem como néscios e sim como sábios (Ef 5.15). O néscio vive uma vida de ignorância espiritual. O sábio, por sua vez, anda com discernimento e sabedoria, não a sabedoria deste mundo, mas a quem vem de Deus. 


Por último, veremos alguns conselhos do apóstolo Paulo para vencer os dias maus. Primeiro, remindo o tempo, ou seja, conduzir-se neste mundo de forma proveitosa e sábia. Devemos remir o tempo também, na perspectiva da volta do Senhor, ou seja, aproveitando as oportunidades para nos preparar para o retorno do Senhor e não ficar presos a coisas banais deste mundo. O apóstolo alerta-nos também que os dias são mais, ou seja, vivemos em um mundo que jaz no maligno e precisamos nos fortalecer no Senhor e vigiar para não ser vencido pelo mal. 

Lição 5 - Os inimigos do cristão

Nesta lição estudaremos sobre os inimigos do cristão, durante a sua jornada para o Céu. O cristão tem três grandes inimigos que são: o diabo, a carne e o mundo. Dois destes inimigos nos atacam do lado externo, que são o diabo e o mundo, e um ataca do lado interno, que é a nossa carne, ou seja, a nossa velha natureza. 


Inicialmente, falaremos do primeiro grande inimigo do cristão, que é o diabo. Diferente do que muitos imaginam, o diabo é um ser real. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento nos mostram várias ações dele. A Bíblia descreve o diabo como um querubim que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu. A Bíblia nos apresenta também alguns nomes para identificar o diabo, como serpente, dragão, maligno, tentador, acusador e outros, que revelam a sua natureza má, cruel e destruidora. 


Na sequência, falaremos do segundo inimigo do cristão, que é a carne. A Bíblia nos apresenta quatro conceitos diferentes para carne: a carne literal de homens e animais, o corpo humano, a fragilidade humana e natureza pecaminosa. No Novo Testamento, o termo grego sarx, traduzido por carne, é uma referência à nossa natureza corrompida pelo pecado. A carne como grande inimiga do cristão, é uma referência à sua natureza pecaminosa. 


Por último, falaremos do terceiro grande inimigo do cristão que é o mundo. Na Bíblia há cinco conotações para mundo: a terra, as nações, a raça humana, o universo e os que se opõem a Deus. O mundo, que é o grande inimigo do cristão, é o sistema maligno formado por aqueles que se opõem a Deus. O apóstolo João fala para não amarmos o mundo e cita três vícios inerentes a ele: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Para vencer o mundo e os seus vícios infames, precisamos andar no Espírito, viver em Cristo e fazer a vontade do Pai. 


Lição 6 - As nossas armas espirituais


Nesta lição estudaremos sobre as três principais armas espirituais do crente para vencer as batalhas espirituais. Os nossos inimigos não são as pessoas e, portanto, as nossas armas não carnais. Tomando como base o exemplo de Jesus, estudaremos as três armas espirituais que Ele usou: a Palavra de Deus, a oração e o jejum. 


Falaremos inicialmente sobre as armas do crente. As armas podem ser de ataque ou de defesa. Na Bíblia são mencionadas vários tipos de armas: espada, funda, lança, capacete, escudo, etc. Entretanto, estas não são as armas do cristão, pois a nossa luta é espiritual e as armas também o são. Nesta batalha, não podemos subestimar a força do inimigo e devemos conhecer as suas estratégias. O diabo é o chefe das forças do mal e o seu reino é organizado. Além disso, a sua principal artimanha é o engano. Ele se transfigura até em um anjo de luz. 


Na sequência descreveremos as três principais armas do crente que são: a Palavra de Deus, a oração e o jejum. A Palavra de Deus é a espada do Espírito. Ela é arma de defesa e de ataque. Jesus venceu o inimigo usando a Palavra de Deus. A oração também é uma arma poderosa. O apóstolo Paulo nos recomenda a orar em todo tempo. A terceira arma do crente é o jejum. Na Bíblia, o jejum sempre aparece junto com a oração. É uma arma espiritual que nos auxilia a ter mais intimidade com Deus. 


Por último, veremos que Jesus foi o nosso maior exemplo no uso destas três armas espirituais. Ao ser tentado pelo inimigo, Jesus o venceu com a Palavra de Deus e ordenou que ele fosse embora. Na Sinagoga de Nazaré, Jesus leu as Escrituras e aplicou a profecia a Si. Jesus também é o nosso maior exemplo de oração. Ele passava noites em oração, orou antes de escolher os seus apóstolos, orou pelos seus algozes e em muitas outras ocasiões. Além da Palavra e da oração, Jesus também praticava o jejum. Quando foi tentado pelo diabo, Ele estava em jejum havia quarenta dias. 

Lição 7 - O Perigo da murmuração

Nesta lição estudaremos sobre um grave pecado que Deus abomina, chamado murmuração. O Senhor libertou o povo de Israel da escravidão no Egito e os conduziu à terra prometida. Mas, na primeira dificuldade, eles murmuraram contra Moisés e contra Deus, dizendo que teria sido melhor morrer no Egito. Esta conduta se repetiu durante a peregrinação do deserto. O apóstolo Paulo apertou os cristãos a não repetirem esta prática.


Falaremos também sobre a murmuração na Bíblia, trazendo o conceito de murmuração em hebraico e grego. Veremos alguns exemplos de pessoas que murmuraram, no Antigo e no Novo Testamento, e as consequências deste pecado para o povo de Deus. Por último, falaremos do crente murmurador, que está sempre descontente e se transforma em um instrumento do maligno contra a Obra de Deus. 


Na sequência, veremos que a murmuração impediu que a geração que saiu do Egito entrasse na terra prometida, com exceção de Josué e Calebe, que não murmuraram. A murmuração dos Israelitas começou contra a liderança que Deus escolheu. Entretanto, quando isso acontece, a murmuração é contra o próprio Deus, pois foi quem o escolheu. A murmuração é muito perigosa, pois ela revela falta de fé, ingratidão e impede que a pessoa veja aquilo que Deus faz. 


Por último, veremos que a murmuração também nos impede de entrar na Canaã Celestial, assim como impediu que a geração de murmuradores que saíram do Egito entrassem na terra de Canaã. Paulo nos mostra que o destino dos murmuradores é a morte. Assim como os murmuradores israelitas pereceram por causa da murmuração, um crente que vive murmurando é porque já se encontra espiritualmente morto. Há ainda muitos outros males advindos da murmuração como a contenda, a rebeldia e o desânimo no meio da Igreja. 

Lição 8 - Confessando e abandonando o Pecado

Nesta lição estudaremos sobre a confissão e o abandono do pecado. Embora não vivamos mais na prática do pecado, pois nascemos de novo, ainda estamos sujeitos a pecar, pois somos falhos e ainda estamos neste corpo mortal. Entretanto, o pecado na vida do cristão sempre será um acidente e quando ocorrer, devemos reconhecê-lo, pedir perdão a Deus e abandonar a prática. Mesmo depois de confessar e abandonar o pecado, o inimigo tenta nos acusar, mas o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. 


Estudaremos o significado de confissão de pecados. Veremos os significados da palavra hebraica yadah e da palavra grega homologeo, traduzidas por confessar. Na sequência, veremos que a confissão bíblica de pecados traz a ideia de reconhecimento e confissão, para o devido perdão. Com o ato da confissão, a pessoa reconhece que pecou e que, portanto, é indigna de estar na presença de Deus. 


Falaremos também do perigo do pecado não confessado. A confissão de pecado não se limita ao ensino judaico, ela é também um ensino cristão. Se confessarmos os nossos pecados, o Senhor estará pronto a nos perdoar. Mas se ignorarmos a confissão e vivermos de aparências, o resultado será a morte espiritual. O pecado sempre terá graves consequências, tanto para quem o comete, como para outras pessoas. O pecado de Adão e Eva trouxe consequências, não apenas para eles, mas para toda a raça humana. Davi também cometeu pecados gravíssimos e foi perdoado por Deus, mas as consequências vieram sobre a sua família. 


Por último, veremos que a confissão dos pecados é o caminho para a cura e a restauração do pecador. Esta confissão deve ser dirigida a Deus, por intermédio de Jesus Cristo, pois somente Ele pode perdoar pecados. O caminho para alcançar a cura e a restauração após cometer um pecado, é deixar o orgulho de lado e reconhecer diante de Deus que pecou. Quem oculta o pecado, jamais prosperará, mas quem o confessa e o abandona, alcançará o perdão de Deus e a restauração. 

Lição 9 - Resistindo à tentação no caminho


Nesta lição estudaremos sobre a resistência do cristão à tentação. Em nossa jornada, somos constantemente seduzidos pelo inimigo a cometermos pecados e a abandonar a fé. A tentação é o marketing do diabo para nos fazer pecar. O inimigo faz de tudo para tornar o pecado atraente e inofensivo. Ser tentado não é pecado. Até Jesus foi tentado pelo diabo no deserto. Entretanto, ceder a tentação é pecado. 


Falaremos da tentação e da sua esfera humana. Veremos o conceito bíblico de tentação, trazendo o significado das palavras hebraicas e gregas traduzidas por tentação. A Bíblia nos apresenta duas vias de tentação: uma que vem do diabo, com o objetivo de nos afastar dos planos de Deus; e outra que advém do ser humano, através da sua natureza corrompida pelo pecado. É muito importante ter em mente, que a tentação é um fenômeno humano e nunca provém de Deus. O que vem da parte de Deus é a provação, mas esta nunca tem o objetivo de nos incitar ao pecado e sim, aperfeiçoar o nosso caráter. 


Falaremos também da tentação do Senhor Jesus. Depois de jejuar e orar por quarenta dias, Ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo adversário. Jesus estava debilitado fisicamente, por conta do longo período de jejum, mas estava espiritualmente forte. O Mestre foi tentado pelo diabo em três áreas: na área física, em sua natureza divina e na área espiritual. Mas Ele venceu as investidas do inimigo, com a Palavra de Deus, dizendo: está escrito. 


Por último, falaremos da resistência à tentação. Todos nós, sem exceção, seremos tentados. Mesmo observando as disciplinas da vida cristã: orando, vigiando e meditando na Palavra de Deus, não conseguiremos evitar a tentação. Se não conseguimos evitar que a tentação apareça, podemos evitar que ela nos domine, mediante o poder do Espírito Santo. Se, no entanto, em algum momento da nossa caminhada, não conseguirmos vencer a tentação e pecarmos, o caminho é a confissão e o arrependimento, como vimos na lição passada. Jamais devemos culpar os outros, ou tentar justificar o nosso pecado. 

Lição 10 - Desenvolvendo uma consciência de santidade

Nesta lição estudaremos sobre a necessidade da santificação na vida do crente, em sua jornada para o Céu. A santidade é um dos atributos comunicáveis de Deus, ou seja, é uma daquelas características de Deus que ele compartilha até certo ponto com o ser humano. Deus é absolutamente santo e exige santidade do Seu povo. A santificação é um processo, que é realizado pelo Espírito Santo na vida do crente após a sua conversão, e é condição indispensável para que vejamos a Deus. 


Apresentaremos nesta lição, a perspectiva bíblica de santificação. Veremos o conceito de santidade no Antigo Testamento, trazendo as definições do substantivo hebraico kodesh, o verbo kadash e o adjetivo kadosh, traduzidos respectivamente por santidade, santificar e santo. Falaremos também da santidade no Novo Testamento, trazendo a definição do verbo grego hagiadzô, traduzido por santificar. Veremos também que a santidade é exigida na Palavra de Deus, para todas as áreas da nossa vida. 


Falaremos também da santificação e os seus estágios. Na realidade, a santificação é um ato, um processo e um estado final. Ela é um ato de separação do mundo, um processo que nos torna parecidos com Cristo e um estado final, que é a glorificação. Estes são os três estágios da santificação: posicional, progressiva e glorificação. O alvo da santificação é tornar o crente coerente com o caráter divino. 


Por último, falaremos do julgamento do Deus Santo. A Bíblia nos mostra que Deus é absolutamente santo em seu caráter e ações. Sendo assim, Ele é o parâmetro para uma vida de santidade. Assim como Deus é santo, os seus servos também devem sê-lo, embora jamais seremos santos na mesma proporção que Deus, uma vez que somos limitados e falhos. Veremos que a santidade e a justiça de Deus são atributos divinos que se relacionam. Deus é absolutamente santo e justo e, portanto, jamais deixará impune aqueles que se rebelarem e ofenderem a sua Santidade. 

Lição 11 - A realidade bíblica do inferno

Nesta lição estudaremos a doutrina bíblica do inferno. É um tema delicado, que muitos preferem não falar sobre ele. Mas, o inferno é real e está na Bíblia. O inferno foi preparado para o diabo e seus anjos e não para o ser humano. Entretanto, todos aqueles que rejeitaram a Cristo serão condenados ao lago de fogo. Jesus falou bastante sobre o tormento eterno e nós precisamos falar também, principalmente, para alertar as pessoas a valorizarem a salvação e fugirem do inferno. 


Apresentaremos nesta lição o pensamento humano a respeito do inferno. Os filósofos e teólogos de mente cauterizada negam a realidade do inferno e alguns até admitem a possibilidade de um castigo temporário. Uma das principais heresias atuais em relação ao inferno é chamada de Universalismo. Segundo este ensino, todos são filhos de Deus e, no final das contas, Deus salvará a todos, pois Ele é amor e não condenaria o ser humano ao castigo eterno. Os apóstolos já haviam alertado a Igreja, de que estes falsos ensinos surgiriam, tendo aparência de piedade, mas, negando a sua eficácia. 


Na sequência, veremos as palavras hebraicas e gregas que foram traduzidas por inferno, no Antigo e no Novo Testamento, e os seus respectivos significados. O Antigo Testamento usa a palavra hebraica Sheol, cujo significado varia de acordo com o contexto. No Novo Testamento, há três palavras gregas, que foram traduzidas por inferno: Hades, Tártaro e Geena. Os falsos mestres, que negam a existência do tormento eterno, fazem confusão entre estas palavras e pensam que todas significam a mesma coisa. Com isso dizem que o inferno é a sepultura ou o extermínio dos ímpios. 


Por último, falaremos da doutrina bíblica do inferno. Apresentaremos o conceito bíblico de inferno, e mostraremos, com fundamentação bíblica, o que ensina esta doutrina. Em várias passagens bíblicas do Novo Testamento fica muito claro que haverá um castigo eterno para os ímpios. Assim como haverá uma eternidade gloriosa para os que receberam a Cristo, haverá também uma eternidade de sofrimentos para aqueles que o rejeitaram. Evidentemente, aqueles que forem para o inferno será por escolha própria e não por vontade de Deus, como ensinam os calvinistas.

Lição 12 - A Bendita Esperança: A marca do cristão

Nesta lição falaremos sobre a bendita ou bem-aventurada esperança do cristão, que é a força que nos move a perseverar na carreira que nos foi proposta. Nos momentos de lutas, perseguições e dissabores, esta bendita esperança nos encoraja. O apóstolo Paulo disse que, “se esperarmos em Cristo somente nesta vida, somos o mais miseráveis de todos os homens.”


Veremos para onde a esperança do cristão aponta. A nossa esperança se fundamenta naquilo que não vemos, mas cremos, pois fiel é o que prometeu. Nas Epístolas paulinas, esta bendita esperança está presente em vários textos. Deus é o autor da nossa esperança e Ele é digno de toda confiança, pois Ele é fiel e cumpre as suas promessas. 


Na sequência, falaremos da perspectiva escatológica da nossa esperança. No princípio, Deus criou tudo perfeito. Mas o pecado causou inimizade entre o ser humano e o Criador. Logo após a Queda, Deus prometeu restaurar esta comunhão, através de um que viria da semente da mulher (Gn 3.15). As profecias bíblicas trazem pavor para aqueles que não servem a Deus, mas trazem trazem consolo e alegria para o crente. A razão de termos uma doutrina da esperança, é a confiança que temos na ressurreição. 


Por último, falaremos da esperança cristã como âncora da alma. Em tempos de incertezas, é ela que nos sustenta e nos dá segurança. A esperança do crente é a melhor, porque fora de Cristo não há esperança para o ser humano. As esperanças oferecidas pelas religiões não cristãs são vazias e sem sentido algum. Não sabemos o dia, nem a hora, em que a nossa esperança se tornará realidade, mas cabe a nós manter firme esta esperança, pois fiel é aquele que prometeu. 

Lição 13 - A Cidade Celestial


Nesta última lição falaremos da Cidade Celestial, que é o ponto de chegada da jornada do cristão. Atualmente vivemos como peregrinos e forasteiros neste mundo. Mas a nossa eterna morada está nos Céus. Conheceremos o que a Bíblia nos mostra a respeito do Paraíso e da Cidade Celestial, bem como o perfeito e eterno estado dos que foram salvos por Cristo. 


Falaremos sobre o Paraíso eterno. Apresentaremos a definição do Paraíso, como a morada de Deus, dos anjos e dos salvos. Falaremos também sobre a cidade eterna, que é a Nova Jerusalém, que surgirá após o Milênio, como a Cidade eterna de Deus. O glorioso estado eterno começará somente após o Reino Milenial de Cristo. 


Na sequência, falaremos do eterno e perfeito estado. À luz da doutrina bíblica, este estado é descrito como um lugar belo, de santidade e perfeição. No livro do Apocalipse, o eterno e perfeito estado é descrito por meio de símbolos, como o rio da vida, a árvore da vida, a ausência de males e a presença de Deus. 


Por último, falaremos do estado final de todos os santos. Todo cristão deve viver neste mundo, tendo consciência de que somos peregrinos e forasteiros aqui, e deve esperar a cidade que tem fundamentos, cujo arquiteto é Deus. Nesta Cidade serão reunidas as pessoas da Igreja e de Israel. Formaremos um só povo e viveremos em plena unidade. Finalmente, chegaremos ao nosso lar eterno, onde não haverá mais morte, tristeza nem dor. Aleluia! 


CONCLUSÃO 


Estas treze lições descrevem a nossa jornada neste mundo, desde o início da caminhada, com o Novo Nascimento e a escolha pela porta estreita e o caminho apertado. Depois apresenta-nos as tentações, os inimigos e as lutas que enfrentamos. Por fim, mostra-nos o nosso eterno e glorioso lar que nos espera no fim da jornada. Olhemos para Jesus e prossigamos para o alvo. 


Bons estudos! Deus os abençoe! 


Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...