26 março 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13: O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada falamos da importância da pregação da Palavra de Deus no culto cristão. 

No primeiro tópico falamos do ministério da Palavra e seu propósito. Falamos da pregação como uma proclamação, com o propósito revelar Deus às pessoas. Na sequência falamos do caso da conversão de Lídia, que ouviu a pregação do apóstolo Paulo e, enquanto ela o ouvia, o Senhor abriu-lhe o coração e ela creu. Por último, falamos da pregação como instrução. Após a conversão, os novos crentes precisam aprender as doutrinas bíblicas e crescerem espiritualmente. 

No segundo tópico, falamos da importância do ministério da Palavra. Vimos que o ministério da Palavra é o instrumento usado pelo Espírito Santo para a edificação da Igreja. Outro aspecto importante do Ministério da Palavra é a formação de valores. É preciso resistir aos padrões desta geração incrédula e perversa e para isso, precisamos ser orientados pela Palavra de Deus. 

No terceiro tópico, falamos da fundamentação do Ministério da Palavra. O ministério da Palavra deve ser cristocêntrico, ou seja, deve ter Cristo como o centro e não o homem. O segundo fundamento da pregação cristã é que ela deve ser bíblica. Devemos pregar o que está na Bíblia, devidamente interpretado.


LIÇÃO 13: O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA 


INTRODUÇÃO 


Nesta última lição, falaremos sobre o poder do Espírito Santo na missão da Igreja de Cristo. Com base nas últimas palavras de Jesus aos seus discípulos, antes de subir aos céus, podemos concluir que o revestimento do poder do Espírito é indispensável para que a Igreja realize a missão que o Senhor lhe confiou. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falaremos da Doutrina do Espírito Santo segundo o evangelista Lucas. Tanto o Evangelho segundo Lucas, como o Livro de Atos dos Apóstolos, que também foi escrito por ele, revelam abundantemente o ministério do Espírito Santo na vida de Jesus e na Igreja Primitiva. Lucas mostra que o enchimento do poder do Espírito é uma experiência necessária. Tanto o Senhor Jesus, quando Igreja Primitiva só iniciaram o seu ministério após serem cheios do Espírito Santo. O Livro de Atos mostra-nos também a ação do Espírito Santo como algo concreto, que podia ser visto e ouvido. A Doutrina Pentecostal Clássica ensina que a evidência inicial do batismo no Espírito Santo é o falar em línguas e isso fica claro em pelo menos três ocasiões no Livro de Atos. 


No segundo tópico, falaremos da capacitação do Espírito na vida das testemunhas de Cristo. Vemos no Livro de Atos, e Espírito Santo capacitando líderes da Igreja como Pedro e Paulo, para confrontar com autoridade os inimigos da Obra de Deus. Mas esta capacitação não se limitou aos apóstolos. Vemos também pessoas simples como o desconhecido Ananias, que orou pelo temido Saulo e ele foi restaurado. Os diáconos Estêvão e Filipe também foram cheios do Espírito Santo e proclamaram ousadamente a Palavra, realizando muitos milagres entre o povo. De modo geral, toda a Igreja Primitiva era cheia do Espírito Santo. 


No terceiro tópico, falaremos do Espírito como fonte geradora de missões. Primeiro veremos como o Espírito Santo chamou e ordenou que a Igreja de Antioquia enviasse os missionários Barnabé e Saulo para o campo missionário. Depois veremos o Espírito Santo dirigindo a obra missionária e concedendo as estratégias. Em alguns momentos, Paulo quis ir a alguns lugares e o Espírito Santo não permitiu. Em outros, Paulo não planejava ir, mas o Espírito Santo revelou que ele deveria ir. 


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 46, 1º Trimestre de 2024.

SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Revestidos de Poder: Uma Introdução à Teologia Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, págs 28,29, 83. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...