04 março 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: A CEIA DO SENHOR, A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA

Ev. WELIANO PIRES 

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada estudamos sobre a primeira das duas ordenanças de Cristo à sua Igreja, que é o batismo nas águas. Assim como outras doutrinas e práticas do Cristianismo, o batismo também sofreu desvios quanto à sua finalidade, forma e fórmula. Por isso, estudamos nesta lição, o que a Bíblia ensina sobre o batismo. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 

No primeiro tópico, falamos dos pressupostos bíblico-doutrinários do batismo. Vimos que é um erro considerar o Batismo como um sacramento e a origem deste desvio doutrinário. O Batismo é uma ordenança de Cristo à Sua Igreja e não um sacramento. Por último, vimos que o Batismo deve ser ministrado apenas a pessoas que tenham alcançado a idade da razão, pois ele está relacionado à fé em Cristo. 

No segundo tópico, falamos do símbolo e do propósito do batismo. Vimos que o Batismo por imersão é um símbolo da união do crente com Cristo, por meio da Sua morte e ressurreição. Depois vimos que o propósito do Batismo é o testemunho público de fé em Cristo. Por último, vimos que no Batismo não há espaço para indecisões. 

No terceiro tópico falamos da fórmula e do método do batismo. Falamos da fórmula trinitariana do Batismo, conforme ordenado em Mateus 28.19. Depois falamos da fórmula herética de batismo, praticada pelos unicistas que dizem que deve-se batizar apenas em Nome de Jesus. Por último, falamos do método bíblico de batismo que é por imersão. Não há nenhum fundamento bíblico para batismo por aspersão ou efusão.

LIÇÃO 10: A CEIA DO SENHOR - A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA 


INTRODUÇÃO 

Nesta lição estudaremos a segunda ordenança de Cristo à sua Igreja que é a Ceia do Senhor. Esta celebração foi instituída pelo Senhor Jesus, na última Páscoa com os seus discípulos, na mesma noite em que Ele foi traído por Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos. 

Assim como aconteceu com o batismo, a Ceia do Senhor também teve alguns desvios e controvérsias quanto à sua natureza, propósito e forma de celebração. Por isso, nesta lição estudaremos o ensino bíblico a respeito deste assunto. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falaremos da Ceia do Senhor na tradição cristã. Inicialmente, falaremos da tradição da Igreja Católica que ensina a doutrina da Transubstanciação. Depois falaremos da posição protestante ou luterana, que ensina a doutrina da Consubstanciação. Por último veremos a posição dos pentecostais, que entendem que Jesus não está presente fisicamente nos elementos da Ceia

Ela é apenas um memorial e os elementos da Ceia são símbolos do Corpo e do Sangue de Cristo.


No segundo tópico, falaremos do tríplice propósito da Ceia do Senhor: o primeiro deles é celebrar a expiação de Cristo, pois anunciamos a morte de Cristo no ato da Ceia do Senhor; o segundo propósito é proclamar a segunda vinda de Cristo, pois ao celebrar a Ceia do Senhor, lembramos da promessa da sua vinda; o terceiro propósito da Ceia do Senhor é celebrar a comunhão cristã.


No terceiro tópico, falaremos do modo de celebrar a Ceia do Senhor. Veremos o significado da expressão paulina “participar indignamente” do Corpo e do Sangue do Senhor. Depois veremos que a Ceia do Senhor deve ser um ato de profunda reverência. Por último, veremos que a celebração da Ceia do Senhor, apesar de falar de morte, deve ser uma celebração festiva, pois Cristo morreu, mas ressuscitou. 


REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 41, 1º Trimestre de 2024.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.573, 574, 577).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...