21 março 2024

O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

(Comentário do 2º tópico da Lição 12: O papel da pregação no culto)


Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos da importância do ministério da Palavra. O ministério da Palavra é o instrumento usado pelo Espírito Santo para a edificação da Igreja. Falaremos também da importância do Ministério da Palavra na formação de valores cristãos. Vivemos em uma sociedade hostil aos valores do Reino de Deus e se não formarmos uma cosmovisão cristã, a nossa Igreja se amoldará aos padrões do mundo, e consequentemente se afastará de Deus. Por último, veremos que é preciso resistir aos padrões desta geração incrédula e perversa e, para isso, precisamos ser orientados pela Palavra de Deus. 

1. A edificação da Igreja. Na lição passada vimos que uma dos propósitos do culto é a edificação da Igreja. Ali, o comentarista mencionou o verbo grego “Oikodomeo”, que significa construir algo, como na parábola da casa edificada sobre a Rocha. Aqui, ele volta ao tema da edificação da Igreja, através dp ministério da Palavra, mas usa o termo grego “paraklesis”, que tem o sentido de exortar e encorajar a Igreja. 


A ministração da Palavra de Deus é um instrumento usado pelo Espírito Santo para a exortação, consolo e edificação dos crentes. O Espírito Santo faz isso também através dos dons espirituais e ministeriais. Antes de subir ao Céu, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos que não os deixaria órfãos, mas enviaria “outro consolador” que ficaria para sempre com eles. 


A expressão grega traduzida por “outro consolador”, é “Allos parákletos”. Allos, significa “outro da mesma espécie”. É diferente de “heteros”, que significa “outro diferente”. A palavra “Parákletos”, é formada por dois termos gregos “pará” (ao lado de) e “Kaleo” (chamar, convocar). Portanto, esta palavra significa um defensor, advogado, intercessor ou ajudador, que foi chamado para representar outra pessoa no tribunal. 


Sendo o Espírito Santo, o Parakletos (consolador, defensor, intercessor, e ajudador), Ele inspirou os seus servos para escreverem as Escrituras e usa os seus servos para ministrar a Palavra de Deus para a edificação, consolação e exortação da Igreja. Através da Palavra de Deus, o Espírito Santo confronta a nossa velha natureza e nos corrige, ensina, consola e repreende. 


2. Formação de valores. A exposição da Palavra de Deus também é muito importante para a formação de valores cristãos, principalmente nas crianças e jovens. Nós estamos inseridos em uma sociedade, cujos valores são contrários aos valores de Deus. Por isso, a Igreja precisa ensinar sistematicamente a Palavra de Deus, para formar em seus membros uma cosmovisão (forma de enxergar o mundo) cristã. 


Vemos muitos crentes reclamando dos valores do mundo e que estes padrões estão entrando na Igreja. Mas esquecem que o mundo jaz no maligno e irá de mal a pior. Se em muitas famílias e Igrejas, estes valores mundanos estão sendo adotados e porque falta o ensino genuíno da Palavra de Deus para confrontá-los, seja por falta de preparo ou por negligência. 


Devemos nos lembrar que os pais de família e os pastores irão prestar contas diante de Deus pelos filhos e pela Igreja que o senhor lhes entregou. Se ensinarmos e eles não seguirem, a responsabilidade é deles. Mas temos a obrigação de ensinar a Palavra de Deus e confrontar os valores deste mundo. 


3. Resistindo diante de uma cultura sem Deus. Escrevendo aos Romanos, no capítulo 12, versículo 2, o apóstolo Paulo disse: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A expressão “não vos conformeis” não tem o sentido de conformação, como muitos imaginam, mas de conformidade. Ou seja, o apóstolo não está dizendo para os crentes se revoltarem contra o mundo, e sim para não se amoldarem ou não tomarem a sua forma. 


No mundo atual impera não apenas a cultura sem Deus, mas uma cultura contra Deus.  É um sistema não apenas ateu e sem Cristo, mas, deliberadamente militante contra Deus e contra Cristo. Esta militância anti-cristã está presente em toda parte no mundo atual. 


Contra este sistema maligno, a Igreja do Senhor deve resistir e influenciar a sociedade em que está inserida. Jesus disse que os seus discípulos são o sal da terra e a luz do mundo. As pessoas, no ambiente em que estamos inseridos, devem ver as nossas boas obras e não apenas ouvir os nossos discursos sobre elas. Devemos pregar a Palavra de Deus e também viver os seus valores. 



REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 41, 1º Trimestre de 2024.

CARLSON, Raymond; TRASK, Thomas E. et al. O Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, págs. 99, 103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...