11 março 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 11: O CULTO DA IGREJA CRISTÃ



Ev. WELIANO PIRES 

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada estudamos a segunda ordenança de Cristo à sua Igreja, que é a Ceia do Senhor. Assim como aconteceu com o batismo, a Ceia do Senhor também teve alguns desvios e controvérsias quanto à sua natureza, propósito e forma de celebração. Por isso, nesta lição estudamos o ensino bíblico a respeito deste assunto. 

No primeiro tópico, falamos da Ceia do Senhor na tradição cristã. Falamos da tradição da Igreja Católica que ensina a doutrina da Transubstanciação. Depois falamos da posição protestante ou luterana, que ensina a doutrina da Consubstanciação. Por último vimos a posição dos pentecostais, que entendem que Jesus não está presente fisicamente nos elementos da Ceia. Ela é apenas um memorial e os elementos da Ceia são símbolos do Corpo e do Sangue de Cristo.

No segundo tópico, falamos do tríplice propósito da Ceia do Senhor: celebrar a expiação de Cristo, pois anunciamos a morte de Cristo no ato da Ceia do Senhor; proclamar a segunda vinda de Cristo, pois ao celebrar a Ceia do Senhor, lembramos da promessa da sua vinda; e celebrar a comunhão cristã.

No terceiro tópico, falamos do modo de celebrar a Ceia do Senhor. Vimos o significado da expressão paulina “participar indignamente” do Corpo e do Sangue do Senhor. Depois vimos que a Ceia do Senhor deve ser um ato de profunda reverência. Por último, vimos que a celebração da Ceia do Senhor, apesar de falar de morte, deve ser uma celebração festiva, pois Cristo morreu, mas ressuscitou. 

LIÇÃO 11: O CULTO DA IGREJA CRISTÃ

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos sobre o culto cristão, o qual é santo e visa agradar e glorificar a Deus. O culto cristão é diferente dos cultos de algumas religiões, que possuem elementos que ofendem a santidade de Deus e até a dignidade humana. Há pessoas que pensam que cada um pode cultuar a Deus da maneira que quiser, mas não é isso que a Bíblia ensina. O culto cristão deve ser oferecido a Deus, com santidade, reverência e ordem, visando a adoração ao Senhor e a edificação da Igreja. 

TÓPICOS DA LIÇÃO

No primeiro tópico falaremos sobre a natureza do culto a Deus. O culto é um serviço a Deus. No Antigo Testamento, as pessoas se apresentavam a Deus, mas o culto era feito pelos sacerdotes e oferecido a Deus. Na Nova Aliança, temos acesso direto ao Pai por meio do sacrifício de Cristo, mas o culto continua sendo um sacrifício que oferecemos a Deus. Veremos também que o culto a Deus também deve ser solene, ou seja, com respeito e majestoso. O apóstolo Paulo expôs aos coríntios, princípios que devem regulamentar o culto, para que haja decência, ordem e edificação.

No segundo tópico, falaremos do propósito do culto. Veremos que culto cristão deve sempre glorificar a Deus e não agradar a quem quer que seja. O culto não é feito para agradar as pessoas ou exaltar o ego humano. O culto cristão deve ser cristocêntrico e não antropocêntrico. Veremos também que em muitos lugares não se cultua, nem tampouco se glorifica a Deus. Fazem reuniões profanas e irreverentes, tanto na forma quanto na essência. Por último, veremos que, além de glorificar a Deus, o culto cristão deve também edificar a Igreja. Antes de fazer qualquer coisa em um culto, devemos nos perguntar se aquilo glorifica a Deus e edifica a Igreja. Se a resposta for não, não devemos fazer. 

No terceiro tópico, falaremos da liturgia do culto. Quando falamos de liturgia de um culto é uma referência à sequência de atos realizados durante o culto. Veremos neste tópico que a leitura e exposição bíblica devem ter a primazia em nossa liturgia. Todo ensino, manifestações espirituais e conduta devem estar, obrigatoriamente, de acordo com a Palavra de Deus. Na sequência, falaremos da adoração entusiástica no culto, ou seja, a manifestação dos dons espirituais, com revelação, línguas e interpretação. Na orientação do apóstolo Paulo aos Coríntios, a adoração aparece em primeiro lugar. Portanto, todo culto deve começar com oração e adoração ao Senhor. Por último, falaremos da adoração no culto pentecostal. Os cultos pentecostais sempre chamaram a atenção pela alegria espontânea e barulho dos crentes, glorificando a Deus em voz alta, falando em línguas e profetizando, Entretanto, neste aspecto também devemos observar o ensino de Paulo aos Coríntios, no capítulo 14, sobre a necessidade de ter ordem e decência nos cultos.

 

REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 41, 1º Trimestre de 2024.

OLIVEIRA, Timóteo Ramos. Manual de cerimônias. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.16

Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, 1ª Ed. 1995, p.818.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...