02 março 2024

A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO

(Comentário do 3º tópico da Lição 09: O Batismo - A primeira Ordenança da Igreja).

Ev. WELIANO PIRES 

No terceiro tópico falaremos da fórmula e o método do batismo. Falaremos da fórmula trinitariana do Batismo, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme Mateus 28.19. Depois falaremos da fórmula herética de batismo, praticada pelos unicistas que dizem que deve-se batizar apenas em Nome de Jesus. Por último, do método bíblico de batismo que é por imersão, pois não há nenhum fundamento bíblico para batismo por aspersão ou efusão. 

1. Fórmula trinitária do Batismo. Sobre a fórmula batismal, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil diz-nos o seguinte: 

“A ordem dada por Jesus foi de batizar “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Cremos e praticamos a fórmula que ele mesmo ordenou. Uma ordem dada por Jesus deve ser cumprida. Sobre a expressão que aparece quatro vezes no Novo Testamento: “em nome de Jesus Cristo” (At 2.38), “em nome do Senhor Jesus” (At 8.16; 19.5) e “em nome do Senhor” (At 10.48), significa apenas que o batismo é realizado na autoridade do nome de Jesus.” 

No texto da Grande Comissão de Jesus aos seus discípulos, o Mestre foi bem claro ao ordenar aos seus discípulos que batizassem os novos discípulos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). 

2. Fórmula herética do Batismo. Há grupos hereges que negam a doutrina da Trindade e batizam somente em Nome do Senhor Jesus, usando como base o texto de Atos 2.38, 8.16, 10.48, 19.5. Entretanto, estes textos não apontam uma fórmula batismal, conforme vimos acima, pois são diferentes. O que estes textos mostram é que o batismo deve ser realizado na autoridade do Senhor Jesus. 

Na verdade, estas seitas negam a Doutrina da Santíssima Trindade e dizem que Pai, Filho e Espírito Santo não são três pessoas, mas seriam apenas modos diferentes de manifestação divina. Por isso, esta heresia é chamada de “Modalistas”. Esta e outras heresias que negam a Doutrina da Trindade e a Divindade de Cristo são antigas. 

A doutrina da Santíssima Trindade é uma doutrina bíblica inegociável. Há muitas seitas que não a aceitam e dizem que esta doutrina foi criada por Constantino no Concílio De Nicéia. Mas, isto não é verdade. Os concílios apenas reafirmaram aquilo que a Bíblia nos mostra. Sobre isso há pelo menos três heresias:

a) Unicismo ou Sabelianismo. Baseando-se em duas verdades bíblicas, que é a unicidade de Deus e a divindade de Cristo, fazem confusão e negam a doutrina  da Trindade, dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma única pessoa. Neste grupo estão as Igrejas: Voz da Verdade, Tabernáculo da Fé, Cristo Vive, Pentecostal Unida do Brasil e outras. A Bíblia, no entanto, nos mostra claramente que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas. (Mt 3.15-17; Jo 1.1-3; Jo 17).

b) Triteísmo. O triteísmo afirma que Pai, Filho e Espírito Santo são três deuses diferentes. A Bíblia mostra que Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas distintas, mas, um único Deus: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Dt 6.4-5). No evento do batismo de Jesus é possível ver as três Pessoas da Trindade em ação: o Pai falando dos Céus, o Filho sendo batizado na terra e o Espírito Santo descendo sobre o Filho em forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16,17).

c) Unitarismo ou Arianismo. Nega a Doutrina da Trindade, dizendo que o Pai é o Deus criador, que o Filho é a primeira criação de Deus e que o Espírito Santo é a força ativa de Deus e não uma pessoa. Esta heresia foi ensinada inicialmente pelo presbítero Ário de Alexandria, por isso é chamada de Arianismo. Nesta categoria estão as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia.

3. Imersão: o método bíblico do Batismo. Quanto ao método do batismo também há controvérsias. Há Igrejas que batizam por aspersão, ou seja, passando um pouco de água na cabeça do batizando. Outras batizam por efusão, borrifando água sobre a cabeça do batizando. Entretanto, não há fundamento bíblico para isso, nem registros de que tenha ocorrido batismos dessa forma. 

Há pelo menos três evidências bíblicas de que o batismo deve ser feito por imersão:

a. O significado da palavra batismo. A palavra grega “baptizo” significa literalmente mergulhar;

b. O sentido simbólico do batismo. Paulo diz que nós fomos “sepultados com Cristo no batismo”. Sepultamento pressupõe, evidentemente, cobrir todo o corpo.

c. Os exemplos bíblicos de batismos. Todos os casos relatados na Bíblia mostram que o batismo foi realizado por imersão. Jesus, por exemplo, foi batizado por João Batista dentro do Rio Jordão, e saiu da água (Mc 1.10).

 

REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 96, pág. 40, 1º Trimestre de 2024.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.569,570).
SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...