Ev. WELIANO PIRES
REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA
Na lição passada, estudamos algumas imagens descritas na Bíblia, que retratam a Igreja de Cristo em vários aspectos. O comentarista agrupou três tipos de imagens, que falam do relacionamento da Igreja com Cristo, das funções da Igreja de Cristo e da Igreja como habitação de Deus.
No primeiro tópico, falamos das imagens, que falam do relacionamento da Igreja com Cristo: a Igreja como a Noiva de Cristo, retrata a pureza, castidade e fidelidade da Igreja; a Igreja como a esposa de Cristo destaca o relacionamento fundamentado no amor que se entrega e se sacrifica; a Igreja como o rebanho de Deus retrata o relacionamento entre o pastor e a ovelha e serve de parâmetro para a liderança da Igreja.
No segundo tópico, falamos das imagens que descrevem as funções da Igreja: a Igreja como geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido. Depois, falamos da Igreja como o Corpo de Cristo. A imagem de um corpo, descreve a harmonia e unidade da Igreja de Cristo.
No terceiro tópico, falamos das imagens que descrevem a Igreja como habitação de Deus. A Igreja é descrita como um santuário de Deus e Casa de Deus. Vimos que é um privilégio fazer parte da Igreja de Deus, pois ela é uma comunidade de salvos que se relacionam com Deus, ela exerce a função sacerdotal perante o mundo e é habitação de Deus.
LIÇÃO 05: A NATUREZA DA IGREJA
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a natureza da Igreja de Cristo, ou seja, aquilo que ela é em sua essência. Para isso, veremos algumas características da Igreja de Cristo, que nos permitem identificar uma Igreja genuinamente cristã e estabelecer a diferença entre Igreja e denominação. Infelizmente, muitas pessoas fazem confusão e acham que a sua denominação é a Igreja de Cristo. Por outro lado, há os desigrejados que não aceitam que a Igreja seja uma organização. Falaremos mais detalhadamente sobre isso na lição 6.
TÓPICOS DA LIÇÃO
No primeiro tópico, falaremos da natureza confessional da Igreja. No aspecto confessional, uma Igreja só poderá ser considerada cristã, se as suas doutrinas estiverem fundamentadas na Palavra de Deus. Uma Igreja genuinamente cristã também é habitada, dirigida, guiada e capacitada pelo Espírito Santo, pois é Ele quem convence o pecador do seu pecado, regenera-o e santifica-o. Logo, quem faz parte da Igreja deve andar no Espírito.
No segundo tópico, falaremos das dimensões local e universal. A Igreja é um organismo vivo, formado por todos os salvos. Neste aspecto, ela é universal e é dirigida unicamente pelo Espírito Santo. Mas ela também é uma organização que existe como pessoa jurídica, em um determinado local. Neste aspecto, ela é dirigida por homens e tem as suas particularidades, costumes e normas.
No terceiro tópico, falaremos da dimensão comunitária da Igreja. Em seu aspecto comunitário, a Igreja de Cristo é una e não pode ser dividida. O apóstolo Paulo compara a Igreja de Cristo ao corpo humano, o qual, mesmo tendo vários membros distintos e com funções diversas, trabalham unidos pelo bem do corpo e não sobrevivem fora dele. Assim também devem ser os membros da Igreja. Somos diferentes, mas fazemos parte do corpo de Cristo, que é a Igreja e devemos lutar pela sua unidade.
REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.
ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª. Ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, p.1650.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787
Nenhum comentário:
Postar um comentário