28 janeiro 2024

A IGREJA NO CONTEXTO DO REINO DE DEUS

(Comentário do 3° tópico da LIÇÃO 04: A IGREJA E O REINO DE DEUS) 

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos da Igreja no contexto do Reino de Deus. É preciso esclarecer que, mesmo a Igreja sendo parte integrante do Reino de Deus na atualidade, ela não é o Reino de Deus, pois este Reino é muito maior. Antes da existência da Igreja, o Reino de Deus já existia, tendo Israel como representante. A Igreja é um projeto de Deus para através dela, o Reino de Deus se tornar conhecido. Por isso, a Igreja tem a sublime missão de pregar o Evangelho a toda criatura. 


1- A distinção entre Igreja e Reino de DEUS. Conforme vimos nos tópicos anteriores, o Reino de Deus é anterior à Igreja e é muito mais amplo. No Antigo Testamento, por exemplo, a Igreja ainda não havia sido inaugurada, embora já existia nos Planos de Deus. Mas, o Reino de Deus já existia e se manifestava através do povo de Israel. 


Na Nova Aliança, a Igreja é a comunidade do Reino de Deus, formada por pessoas de todos os povos, que receberem a Cristo como Senhor e Salvador. É preciso fazer a distinção entre a Igreja e o Reino de Deus, pois, embora a Igreja seja parte do Reino de Deus e a representante deste Reino na atualidade, ela não é o Reino de Deus em sua plenitude. 


2- A Igreja expressa o Reino de DEUS. Conforme estudamos na primeira lição deste trimestre, a Igreja foi idealizada por Deus antes da fundação do mundo. A Igreja não é um plano B de Deus, para substituir Israel, por causa da sua falha, como muitos imaginam. Deus planejou a Igreja para expressar o Reino de Deus na Nova Aliança. 


No plano de Salvação elaborado por Deus antes da fundação do mundo, estava contido a Igreja, na qual Deus uniu os salvos de todos os povos. Nesta dispensação, a Igreja é a expressão do Reino de Deus. É através dela que Deus se manifesta neste mundo. Infelizmente, vivemos uma época em que muitas pessoas zombam e até combatem a Igreja de Cristo. Mas, ela permanece firme e inabalável, pois está alicerçada na Rocha inabalável, que é Cristo. 


3- A Igreja e a mensagem do Reino de Deus. A principal missão da Igreja de Cristo neste mundo é proclamar o Evangelho de Cristo aos perdidos. A mensagem que deve ser pregada pela Igreja consiste em pregar contra o pecado e anunciar o Único Salvador que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. 


A Igreja de Cristo não foi instituída para oferecer vida próspera neste mundo, mudar este mundo para se viver nele, ou dominá-lo através da política, como muitos pregadores da atualidade dizem. Jesus foi muito claro a Pilatos, quando disse: “O meu Reino não é deste mundo.” (Jo 18.36). Embora sejamos também cidadãos desta terra, com todos os direitos e deveres, o nosso papel como Igreja do Senhor é pregar às pessoas que elas estão caminhando para a perdição e necessitam, urgente, do Único Salvador que é Cristo. 


Não podemos de forma alguma pregar o Evangelho pela metade, ou de forma distorcida. Antes de falar do Salvador, é necessário explicar para as pessoas a necessidade que elas têm de serem salvas. Precisamos ser fiéis às Escrituras e dizer que o mundo jaz no maligno e que as pessoas, sem exceção, estarão eternamente perdidas, se não se arrependerem dos seus pecados e entregar a vida a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...