13 janeiro 2024

IMAGENS QUE DESCREVEM HABITAÇÃO

(Comentário do 3º tópico da LIÇÃO 02: IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA)

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos das imagens que descrevem a Igreja como habitação de Deus. Primeiro, veremos que a Igreja é descrita como um santuário de Deus. Falaremos também da Igreja como Casa de Deus, um conceito derivado do Antigo Testamento, que retrata Israel como Casa e Família de Deus. Por último, veremos que é um privilégio fazer parte da Igreja de Deus, pois ela é uma comunidade de salvos que se relacionam com Deus, ela exerce a função sacerdotal perante o mundo e é habitação de Deus. 


1- Santuário de Deus. A figura do santuário de Deus também é uma expressão oriunda do Antigo Testamento. No deserto, Deus ordenou a Moisés que construísse um santuário móvel, chamado de Tabernáculo. Deus mostrou a Moisés o modelo e todos os materiais que deveriam ser utilizados na construção do Tabernáculo (Êx 25.8,9). Tudo aquilo era tipológico e apontava para Cristo e Sua Igreja (Hb 9.11,12).


Quando Israel se estabeleceu na terra prometida, esta tenda móvel foi fixada em Siló (Js 18.1). Nos dias de Davi, ele se incomodou com o fato da Arca da Aliança estar em uma tenda móvel e desejou construir um santuário para Deus. Por ele ter sido um rei guerreiro, Deus não permitiu que ele construísse o templo, mas garantiu que daria paz à Israel nos dias do seu filho Salomão, para que ele edificasse o templo (1 Cr 17.1-15). Davi, no entanto, comprou o terreno e arrecadou materiais em abundância para esta construção (1 Cr 29.1-5).


Salomão edificou um majestoso templo ao Senhor. Ele não poupou esforços nem economizou recursos na construção. Fez com materiais de altíssima qualidade, pois, era para Deus e ele entendia que para Deus, devemos fazer o melhor que podemos. Houve duas manifestações da Glória do Senhor no templo: a primeira foi quando os sacerdotes introduziram a arca (2 Cr 5.14) e a segunda, quando Salomão inaugurou o templo (2 Cr 7.1). 


No Antigo Testamento havia o conceito de se ter um santuário para Deus habitar entre o povo. O sentido de habitar ali era de que a Glória de Deus se manifestava. O templo, portanto, era o santuário onde Deus manifestava a Sua Glória perante o Seu povo. Quando a glória de Deus se manifestava era sinal de que Ele estava aprovando o que foi feito. 


Na Nova Aliança, não há mais necessidade de um santuário para Deus se manifestar ou lugar específico para adoração. Jesus deixou isso muito claro em seu diálogo com a mulher samaritana: “Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em Verdade”. (Jo 4.24). O crente, individualmente, é o templo do Espírito Santo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16).  Mas, a Igreja, no sentido coletivo também é o santuário de Deus, pois Deus habita no meio da Sua Igreja, conforme vemos na Carta do Senhor Jesus à Igreja de Éfeso: “Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro [a totalidade da Igreja]”.(Ap 2.1).  


O templo na Nova Aliança, não tem o mesmo sentido do Antigo Testamento. Hoje, o templo nada mais é do que um local específico, para a Igreja se reunir e adorar a Deus. Deus não habita no templo e não manifesta a Sua Glória no templo e sim, na Igreja que são os salvos por Cristo. Evidentemente, o templo tem a sua importância como Casa de oração e local onde a Igreja se reúne para adorar a Deus, pregar o Evangelho e ouvir o ensino bíblico. Diferente do que muitos crentes dizem, no templo cristão também não há altares, pois não oferecemos sacrifícios. Não temos um lugar mais santo do que outros no templo. O que temos são púlpitos, de onde pregamos a Palavra de Deus. 


2- Casa de Deus. A figura da Igreja como a Casa de Deus não se refere ao santuário, ou ao templo, conforme vimos acima. A Igreja como a Casa de Deus é uma referência à família de Deus. A Igreja é uma grande família, pois somos filhos de Deus por adoção em Cristo Jesus e, portanto, irmãos. Por isso, quando há brigas e disputas no meio da Igreja, perde-se o sentido de Igreja que é um ajuntamento de salvos, que são irmãos em Cristo. 


A Igreja também é formada por famílias. Pode até haver famílias bem estruturadas fora da Igreja, onde se aplicarem os princípios divinos para a família. Mas não pode haver Igreja sem famílias. Se os laços familiares se desfizerem em uma Igreja, esta perde a condição de ser considerada Igreja de Cristo. O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse: “Se alguém não cuida da sua família e dos seus, negou a fé e é pior do que o infiel.” (1Tm 5.8). 


3- O privilégio de ser Igreja. Ser  Igreja do Senhor, sem dúvida nenhuma, é um grande privilégio por várias razões. Neste subtópico, com base em tudo o que estudamos nesta lição, o comentarista apresenta-nos três razões pelas quais, fazer parte da Igreja de Deus constitui-se num grande privilégio: 

a. O relacionamento pessoal com Deus. O Deus da Bíblia é um Ser pessoal que ama e se relaciona com a Sua Igreja. Deus não é uma energia impessoal, como o deus dos panteístas. Mesmo sendo transcendente, que está infinitamente acima das suas criaturas em todos os aspectos, Deus é também imanente, ou seja, Ele se interessa pelos nossos problemas e se envolve conosco. 

b. A função sacerdotal perante Deus e o mundo. Mesmo sendo pecadores, Deus nos salvou e nos constituiu como reis e sacerdotes e, como tais, temos acesso direto à presença do Pai, para adorá-lo, conversar com Ele e interceder pelas pessoas. Na Antiga Aliança, somente os sacerdotes e profetas tinham este privilégio. 

c. A habitação de Deus. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. Ele escolheu habitar na sua Igreja neste mundo. O Espírito Santo, que é Deus, habita em nós, pois somos o templo do Espírito Santo. Onde Deus habita há vida e alegria indizível. Que privilégio ser habitado por Deus! 


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).

BERGSTÉN, Eurico. A Pessoa e Obra do Espírito Santo. Lições Bíblicas / Adultos, 1º Trimestre de 2004. Editora CPAD.


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