02 janeiro 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 1 - A ORIGEM DA IGREJA

Lição 01: A Origem da Igreja (SUBSÍDIOS) - Subsídio CPAD

Ev. WELIANO PIRES

Graças a Deus, estamos iniciando mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. Depois de estudarmos um trimestre inteiro sobre a doutrina de missões (Missiologia), neste novo trimestre estudaremos sobre outra importante matéria da teologia sistemática chamada Eclesiologia, que é a doutrina da Igreja. 

Estudaremos neste trimestre vários temas relacionados à Igreja, como a sua origem, as imagens que representam a Igreja na Bíblia, a natureza, missão, ministério, disciplina e o culto na Igreja. Veremos também as duas dimensões da Igreja: Organismo e Organização. Falaremos também das duas ordenanças da Igreja, que são o batismo em águas e a ceia do Senhor. Como visto, é uma matéria muito extensa e, certamente, não é possível estudar todos os assuntos relacionados à Eclesiologia em um único trimestre.

O comentarista deste trimestre é o pastor José Gonçalves Costa Gomes, pastor da Assembléia de Deus em Água Branca (PI); mestre em Teologia e graduado em Filosofia; escritor dos seguintes livros: Por que Caem os Valentes?, o Carisma Profético e o Pentecostalismo Atual, a Supremacia de Cristo, defendendo o Verdadeiro Evangelho, a Prosperidade à Luz da Bíblia, sábios conselhos para um viver vitorioso, os Ataques Contra a igreja de Cristo, a Glossolalia e a Formação das Assembleias de Deus, entre outros, publicados pela CPAD; é também comentarista de Lições Bíblicas desde 2009; e membro da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

Nesta primeira lição, como uma introdução ao tema que será estudado durante o trimestre, trataremos do tema da origem da Igreja. A Igreja não é um simples ajuntamento de pessoas que têm as mesmas crenças e costumes. A Igreja é uma instituição divina, pois foi instituída pelo próprio Jesus (Mt 16.18).

No primeiro tópico, falaremos sobre o povo de Deus na Bíblia e na história. Discorreremos sobre o significado do povo de Deus no Antigo Testamento, que era uma referência ao povo de Israel; no Novo Testamento, que era a Igreja Cristã ou ou o ajuntamento dos salvos; e ao longo da história da Igreja, estabelecendo as diferenças entre o pensamento católico e protestante neste aspecto.

No segundo tópico falaremos da Igreja como uma criação divina. A Igreja é um ideal de Deus e sempre esteve nos planos do Eterno. Mas ela não ficou apenas no plano teórico. Deus colocou o seu plano em prática e estabeleceu a sua Igreja, na plenitude dos tempos.

No terceiro tópico, falaremos da Igreja como a comunidade dos salvos. A Igreja é formada por uma comunidade de pessoas que foram regeneradas pelo sangue de Jesus. Estas pessoas receberam de Deus, que é o selo do Espírito Santo. Não se refere ao batismo no Espírito Santo e sim, à entrada do Espírito Santo no crente após a sua conversão. Há diferença entre o batismo de Cristo e o batismo do Espírito Santo. Cristo batiza os salvos no Espírito Santo, ou seja, é um batismo de capacitação. O Espírito Santo, por sua vez, nos batizou no corpo de Cristo, tornando-nos parte da sua Igreja.

REFERÊNCIAS: 
 
GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.
ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...