17 janeiro 2024

A NATUREZA DA IGREJA NA SUA DIMENSÃO CONFESSIONAL

(Comentário do 1º tópico da LIÇÃO 03: A NATUREZA DA IGREJA) 

Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, falaremos da natureza confessional da Igreja. No aspecto confessional, uma Igreja só poderá ser considerada cristã, se as suas doutrinas estiverem fundamentadas na Palavra de Deus. Uma Igreja genuinamente cristã também é habitada, dirigida, guiada e capacitada pelo Espírito Santo, pois é Ele quem convence o pecador do seu pecado, regenera-o e santifica-o. Logo, quem faz parte da Igreja deve andar no Espírito. 


1- Fundamentada na Palavra. No aspecto confessional, uma Igreja só poderá ser considerada cristã, se estiver fundamentada na Palavra de Deus. Quando falamos da Palavra temos duas dimensões: 

a) A Palavra Encarnada. Jesus Cristo, o Verbo de Deus, que sendo Deus se fez homem e veio a este mundo como mediador entre Deus e a humanidade. Jesus Cristo é 100% Deus e 100% homem. A teologia chama esta união da natureza divina com a natureza humana, sem pecado, de “União Hipostática”. Uma Igreja para ser considerada Cristã não pode ter outro mediador além de Cristo. Toda Igreja que nega a divindade ou a humanidade de Cristo também não pode ser considerada cristã. 

b) A Bíblia Sagrada. É a revelação de Deus escrita, que foi escrita por santos homens de Deus, inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Sendo assim, a Bíblia é o único manual de doutrina e conduta de uma Igreja genuinamente cristã. Não se pode admitir em uma Igreja Cristã, qualquer tipo de escritura ou tradição que tenha o mesmo valor das Escrituras. Toda doutrina ensinada à Igreja tem que passar pelo crivo das Escrituras. O pastor é responsável diante de Deus por tudo o que é ensinado na Igreja que o Senhor lhe confiou. Por isso, deve ensinar a sã doutrina à Igreja e ficar atento ao que outros pregam, para que não haja corrupção ou distorção na doutrina. 

O comentarista acrescenta que “a heterodoxia, o desvio doutrinário e a apostasia vêm pelo distanciamento e abandono da Palavra de Deus.” A palavra heterodoxia é formada de dois termos gregos: "héteros", que significa "outro de espécie diferente" e "doxa", que significa "opinião". Portanto, heterodoxia é uma opinião que se opõe à ortodoxia, que é a doutrina correta, de acordo com as Escrituras. 

A apostasia, por sua vez, é o abandono consciente e deliberado da fé que antes se professava. Um apóstata do Cristianismo é alguém que depois de conhecer verdadeiramente as doutrinas bíblicas, depois passa a renegá-las e combatê-las. 

É importante destacar que nenhuma autoridade da Igreja ou Instituição tem autoridade para criar novas doutrinas ou revogar as que já estão estabelecidas na Palavra de Deus. O apóstolo Paulo deixou isso bem claro, quando escreveu aos Gálatas: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema". (Gl 1.8).


2- Habitada pelo Espírito. Na primeira lição deste trimestre, vimos que a Igreja de Cristo é formada por uma comunidade de pessoas que foram regeneradas pelo sangue de Jesus e receberam o selo de Deus, que é o Espírito Santo. O apóstolo Paulo disse também que se alguém não tem o Espírito de Deus, este tal não é dele (Rm 8.9). 


Se a Igreja é o corpo de Cristo, como vimos na lição passada, o Espírito Santo é quem dá vida a este corpo. Assim como o corpo sem o seu espírito está morto, da mesma forma, uma Igreja sem o Espírito Santo está morta. O Espírito Santo não apenas habita na Igreja como garantia de que ela pertence a Deus, mas age através dela, dirigindo-a e capacitando-a para a sua missão neste mundo. 


O Espírito Santo atua como consolador, ensinador e ajudador da Igreja, na sua missão de evangelizar o mundo. É Ele quem capacita a Igreja para proclamar o Evangelho com autoridade, curar os enfermos e repreender os demônios. Por outro lado, Ele age no mundo para convencer os pecadores da sua situação de miséria espiritual. Sem a atuação do Espírito Santo nos corações, nenhum pecador jamais se converterá por sua própria vontade. 


3- Quem faz parte da Igreja anda no Espírito. Só pode ser considerado parte da Igreja de Cristo, aqueles que andam no Espírito. Mas, o que isto significa? O Espírito Santo é o responsável por nos convencer da nossa condição de miseráveis pecadores e nos capacitar para crer em Jesus. Evidentemente, Ele nos dá o direito de escolha. Depois da nossa conversão, continua uma luta entre a nossa velha natureza carnal e o estilo de vida segundo o Espírito Santo. 


Na Epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo falou sobre este embate existente entre a carne (natureza humana) e o Espírito. O apóstolo fez uma exposição da luta que se inicia, internamente, quando aceitamos Jesus como Salvador e procuramos viver segundo a sua vontade. 


Como poderemos vencer esse embate entre a carne e o Espírito? Não é possível vencer a natureza carnal mediante sacrifícios, ou méritos humanos. É preciso se deixar dominar pelo Espírito Santo de Deus e ser cheio do Espírito diariamente (Ef 5.18). Se o crente tiver uma vida controlada pelo Espírito Santo, terá plena condição de resistir à sua natureza pecaminosa. 


Quando damos ouvidos a voz do Espírito Santo e nos rendemos a Cristo, Ele transforma o nosso modo de pensar, os nossos sentimentos e os nossos desejos. A transformação operada pelo Espírito Santo não é apenas estética ou mudanças de hábitos em público. Ele opera uma profunda transformação em todo o nosso ser, mudando as três faculdades do nosso interior: intelectual, emocional e da vontade. 


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª. Ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).

Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, p.1650.

RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787

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