05 janeiro 2024

A IGREJA COMO CRIAÇÃO DIVINA

(Comentário do 2° tópico da LIÇÃO 1 - A ORIGEM DA IGREJA) 

Ev. WELIANO PIRES


Falaremos neste tópico sobre a Igreja como uma instituição divina. A Igreja é um ideal de Deus e sempre esteve nos planos do Eterno. Mas ela não ficou apenas no plano teórico. Deus colocou o seu plano em prática e estabeleceu a sua Igreja, na plenitude dos tempos. 


1- A Igreja como um ideal de DEUS. Há um grande equívoco de algumas pessoas, que pensam que Deus formou a nação de Israel para ser o seu povo e, como Israel falhou, Deus resolveu criar a Igreja para substituir este povo. A Igreja, portanto, seria o “Plano B” de Deus. Em outras palavras, o plano original, que era Israel, falhou e Deus colocou em prática outra alternativa. 


Ora, o Deus da Bíblia é presciente, ou seja, Ele conhece o futuro por antecipação e nunca é surpreendido. Ele também é soberano e faz tudo o que lhe apraz. Os seus planos não podem ser impedidos. Sendo assim, Deus idealizou a Igreja, na eternidade passada, antes da fundação do mundo (Ef 1.4). 


Antes de criar o ser humano, Deus já sabia que este iria pecar e já tinha um plano de salvação elaborado. Este plano incluía a chamada de Abraão, a formação da nação de Israel e a vinda de Cristo ao mundo. A Igreja faz parte deste plano, para dar continuidade ao ministério de Jesus neste mundo, levando a mensagem de salvação aos pecadores e chamá-los ao arrependimento. 


2- A Igreja como uma realidade concreta. A Igreja foi idealizada por Deus, antes da fundação do mundo, mas este mistério só foi revelado no Novo Testamento. As profecias do Antigo Testamento eram entendidas apenas em relação a Israel. A própria vinda do Messias era entendida como um libertador que viria para livrar Israel do domínio estrangeiro e devolver a sua independência. 


No Novo Testamento vemos a concretização do plano de Deus. A Igreja não ficou somente na teoria. Deus colocou em prática o seu plano e instituiu a Igreja, na plenitude dos tempos a fim de congregar em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra (Ef 1.10). 


Nos evangelhos, não a Igreja ainda existia. O Senhor Jesus fez menção a ela no futuro: “... edificarei a minha Igreja” (Mt 16.18). Durante o ministério terreno de Jesus, Ele chamou os seus discípulos e durante três anos, ensinou - lhes muitas coisas. Mas, Ele disse que ainda tinha muitas coisas a falar para eles, que eles não suportariam naquele momento. O mistério da Igreja só foi revelado após a ascensão de Jesus aos céus. 


3- A Igreja no Pentecostes. Somente com a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é que a Igreja foi inaugurada e tornou-se realidade. A partir do Pentecostes, a palavra Igreja aparece 24 vezes no Livro de Atos dos Apóstolos. Como Lucas não mencionou nenhuma vez a Palavra Igreja no Evangelho, é possível que ele ainda não conhecesse o conceito de Igreja. 


Após o Pentecostes, sob a direção do Espírito Santo, a Igreja cresce e se multiplica. Aquela reunião de oração, formada por 120 pessoas que estavam com medo dos judeus, ainda sem entender a ascensão de Jesus aos céus, agora se transforma em grupo de cinco mil pessoas, revestidas do poder do Espírito, que são dirigidos por Ele e “encheram Jerusalém” com aquela doutrina. 


Quando perseguidos e intimados a depor perante as autoridades, respondem com ousadia e convicção, que não podem deixar de falar daquilo que tinham visto e ouvido. Ao serem açoitados, saem regozijantes, por terem sidos achados dignos de sofrer açoites por causa do Evangelho. 


Com a grande perseguição, que se levantou após a morte de Estêvão, se espalharam pelo mundo, anunciando o Evangelho e plantando Igrejas, mesmo sob as mais terríveis perseguições, primeiro judaicas e depois romanas. 


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.536).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...