26 janeiro 2024

A IGREJA E AS DIMENSÕES DO REINO DE DEUS

(Comentário do 2° tópico da LIÇÃO 04: A IGREJA E O REINO DE DEUS).

Ev. WELIANO PIRES 

No segundo tópico falaremos da Igreja e as dimensões do Reino de Deus. Com a vinda do Filho de Deus a este mundo, o Reino de Deus se tornou uma realidade no presente. Entretanto, não é um reino político e territorial. O Reino de Deus se manifestou neste mundo com a presença de Jesus. Depois, através da Igreja. Mas, há ainda uma manifestação futura do Reino de Deus, quando Jesus reinará plenamente por mil anos nesta terra. 

1- O Reino de Deus como realidade presente. Antes de Jesus iniciar o seu ministério terreno, João Batista pregava no deserto, dizendo: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt 3.2). Depois da prisão de João Batista, o próprio Jesus começou a pregar dizendo: “O tempo está cumprido; o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos é crede no Evangelho.” Jesus também usou várias parábolas para explicar o Reino de Deus aos seus discípulos. 

Tanto na pregação de João Batista, quanto nos ensinos de Jesus, podemos notar que eles falavam do Reino de Deus como uma realidade presente. Entretanto, não se trata de um governo teocrático neste mundo, como aconteceu com Israel no Antigo Testamento. A expectativa dos judeus no tempo de Jesus em relação ao Messias, era de que seria um Rei que viria para libertar a nação do domínio estrangeiro. Por isso tinham dificuldade para acredita que Jesus fosse o Messias. 


2- Onde está o Reino de Deus? O Reino de Deus está presente atualmente neste mundo, mas não com uma aparência visível, ou em um espaço geográfico, com um governo estabelecido. Na atualidade, este Reino é espiritual e se manifesta, quando alguém recebe a Cristo como Senhor e Salvador. A partir da conversão do pecador, Deus passa a reinar na sua vida. 


O Reino de Deus se manifesta também através do Poder do Espírito Santo, que atua através da Igreja do Senhor. Com o poder de Deus, a Igreja manifesta o Reino de Deus neste mundo curando os enfermos, realizando milagres, expulsando os demônios e pregando a mensagem poderosa do Evangelho que transforma vidas. 


A Igreja manifesta o Reino de Deus também através das virtudes que caracterizam os súditos do Reino de Deus. No Sermão do Monte Jesus descreveu estas virtudes: humildade de espírito, mansidão, misericórdia, pureza de coração, pacificidade, amor aos inimigos e outras (Mt 5-7). O apóstolo Paulo também falou que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.20) 


3- O Reino de Deus como realidade futura. Mesmo já sendo uma realidade no presente, o Reino de Deus também possui uma dimensão escatológica, ou seja ele se manifestará em sua plenitude no futuro. Após o arrebatamento da Igreja, haverá sete anos de Grande Tribulação neste mundo. O Anticristo se manifestará e governará o mundo, seguindo os padrões satânicos. 


No final deste período, o Anticristo reunirá as nações para tentar destruir o povo de Israel. Os israelitas clamarão a Deus por socorro e Jesus virá com a Igreja glorificada e derrotará o Anticristo e os seus aliados (Ap 19.11-19). Neste momento, o Anticristo e o Falso profeta serão lançados no lago de fogo (Ap 19.20). Depois, o diabo será preso por mil anos (Ap 20.1-3). 


Após esta prisão do inimigo, ele não poderá sair para enganar as pessoas por um período de mil anos. Durante este período, o Senhor Jesus estabelecerá o Seu Reino Milenial nesta terra e haverá paz, justiça e prosperidade por mil anos (Ap 20.4). Neste período não haverá fome, doenças, guerras, nem desastres ambientais. O Rei Jesus governará o mundo com justiça e equidade e mostrará ao mundo, como seria na prática, um mundo governado por Deus. 


Entretanto, no final dos mil anos, satanás será solto por pequeno espaço de tempo e, de novo, sairá a enganar as pessoas. Por incrível que pareça, ele convencerá uma multidão de pessoas a se levantarem contra o Rei Jesus. Mas serão derrotados pelo fogo de Deus que descerá do Céu (Ap 20.7-9). Neste momento será a derrota final do inimigo e será lançado para sempre no lago de fogo. 


Depois disso virá o Juízo Final. Todos os ímpios de todas as épocas, serão julgados individualmente segundo as suas obras e condenados ao lago de fogo (Ap 20.11-15). Todos aqueles, cujos nomes não estiverem escritos no Livro da Vida, inevitavelmente, serão condenados neste julgamento. Após este julgamento, surgirá, então, Novo Céu e Nova Terra, onde se manifestará em sua plenitude, eternamente, o Reino de Deus. Ali não haverá mais mortes, tristezas, nem dores (Ap 21.1-5). Somente aqueles que andaram com Deus neste mundo, farão parte deste Reino Glorioso. Aleluia!


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.

ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds). Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Vol. 1 – Mateus-Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.432. 

MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Fé Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 178. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...