22 janeiro 2024

Introdução à Lição 04: A Igreja e o Reino de Deus

Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada estudamos sobre a natureza da Igreja de Cristo, ou seja, aquilo que ela é em sua essência. Vimos algumas características da Igreja de Cristo, que nos permitem identificar uma Igreja genuinamente cristã e estabelecer a diferença entre Igreja e denominação. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico,   vimos que uma Igreja só poderá ser considerada cristã, se as suas doutrinas estiverem fundamentadas na Palavra de Deus. Vimos ainda que uma Igreja genuinamente cristã é habitada, dirigida, guiada e capacitada pelo Espírito Santo. 


No segundo tópico, falamos das dimensões local e universal. Vimos que a Igreja é um organismo vivo, formado por todos os salvos. Mas ela também é uma organização que existe como pessoa jurídica, em um determinado local. 


No terceiro tópico, vimos que a Igreja de Cristo é una e não pode ser dividida. O corpo humano tem vários membros distintos, com funções diversas que trabalham unidos pelo bem do corpo e não sobrevivem fora dele. Assim também devem ser os membros da Igreja. Somos diferentes, mas fazemos parte do corpo de Cristo, que é a Igreja e devemos lutar pela sua unidade. 


LIÇÃO 4 - A IGREJA E O REINO DE DEUS


INTRODUÇÃO 


Nesta lição veremos que Deus é o Rei de todo universo e que a Igreja de Cristo é, não apenas parte integrante deste reino, mas é também a legítima representante do Reino de Deus neste mundo. Por isso, a Igreja deve viver e propagar os valores do Reino de Deus neste mundo. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falaremos sobre a natureza do Reino de Deus. Deus não é somente o Criador de todas as coisas. Ele é o sustentador e o dominador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Sendo assim, Ele é o Rei Soberano de todo o universo. Mesmo a humanidade tendo se afastado de Deus por causa do pecado, Deus não perdeu o controle da sua criação. Em sua soberania, Deus formou a nação de Israel, para através deste povo exercer o seu governo e trazer o Salvador do mundo. Depois, com a vinda do Filho de Deus a este mundo, Deus instituiu a Igreja para ser a representante do Seu Reino neste mundo. 


No segundo tópico falaremos da Igreja e as dimensões do Reino de Deus. Com a vinda do Filho de Deus a este mundo, o Reino de Deus se tornou uma realidade no presente. Entretanto, não é um reino político e territorial. O Reino de Deus se manifestou neste mundo com a presença de Jesus. Depois, através da Igreja. Mas, há ainda uma manifestação futura do Reino de Deus, quando Jesus reinará plenamente por mil anos nesta terra. 


No terceiro tópico, falaremos da Igreja no contexto do Reino de Deus. É preciso esclarecer que, mesmo a Igreja sendo parte integrante do Reino de Deus na atualidade, ela não é o Reino de Deus, pois este Reino é muito maior. Antes da existência da Igreja, o Reino de Deus já existia, tendo Israel como representante. A Igreja é um projeto de Deus para através dela, o Reino de Deus se tornar conhecido. Por isso, a Igreja tem a sublime missão de pregar o Evangelho a toda criatura. 


REFERÊNCIAS:


GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023.

ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 29, 1º Trimestre de 2024.

ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds). Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Vol. 1 – Mateus-Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.432. 

MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Fé Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 178. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...