31 março 2023

INTERFERÊNCIA NO PLANO DE DEUS

(Comentário do 2º tópico da lição 01: Quando a família age por conta própria).


Ev. WELIANO PIRES


Vimos no tópico anterior que, Abrão teve dúvidas diante da espera pelo cumprimento das promessas de Deus, mas Deus sanou as suas dúvidas e reafirmou as suas promessas. Abrão creu no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça. Tudo parecia estar resolvido, mas, o tempo foi passando e Sarai ficando cada vez mais avançada em idade e impossibilitada de gerar filhos. 


Sarai teve a ideia de oferecer ajuda para que as promessas de Deus se cumprissem, adotando um costume daquela época, de oferecer a escrava ao marido para ter filhos dele. Abrão, que no capítulo anterior havia demonstrado a sua fé nas promessas de Deus, agora deu ouvidos à sua esposa e ambos vacilaram na fé. Esta atitude precipitada, no entanto, trouxe graves problemas não apenas para aquela família, mas para os seus descendentes ao longo dos séculos, perdurando até os dias atuais. 


1. A tentativa de Sarai em “ajudar” a Deus. Dez anos se passaram desde que Abrão e Sarai chegaram a Canaã, com a promessa de Deus de que seriam pais de uma grande multidão. Nesta ocasião, Abrão já estava com 85 anos e Sarai com 75. Conforme falamos no tópico anterior, pelos meios naturais seria impossível gerarem filhos. Além da esterilidade que ela tinha, pois, nunca tivera filhos, ainda tinha a idade avançada e o ciclo menstrual encerrado. Diante deste quadro, Sarai entendeu que seria impossível gerar filhos. Ela, então, teve uma ideia, para ajudar a Deus, no cumprimento da promessa e disse ao seu esposo: “E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela.” (Gn 16.2). 


Do ponto de vista cultural, legal e humano, a atitude de Sarai era compreensível, pois era um costume daquela sociedade. Entretanto, era algo completamente fora do propósito de Deus, pois Ele não precisa de subterfúgios humanos e “jeitinhos” para cumprir as suas promessas. Em seu desespero, Sarai teve uma interpretação equivocada das promessas de Deus e entendeu que a promessa era de um filho a Abrão e poderia ser, não necessariamente dela. Ela estava convicta da sua decisão e convenceu Abrão de que esta seria a única forma de Abrão ter um filho, que pudesse ser o seu herdeiro. 


A precipitação é a atitude de agir sem pensar e sem medir as consequências. Infelizmente, muitas pessoas, inclusive crentes, causam sérios problemas a si mesmas, à família e à Igreja, atitudes precipitadas. Muitos perdem o casamento, ministério, trabalho e até a própria vida, por tomarem decisões sem consultar ao Senhor e sem pensar nas consequências. 


2. Os dois vacilam na fé. Abrão, sem questionar, deu ouvidos à sua esposa e fez o que ela sugeriu. Sarai errou ao tomar uma atitude precipitada, tentando “ajudar a Deus”. Mas, Abrão também falhou. Primeiro, porque ele era o patriarca da família e foi a ele que fez as promessas. Abrão era um homem de fé, amigo de Deus. Como líder da família, cabia a ele passar as orientações sobre Deus à sua família. Naquela sociedade patriarcal, a palavra do patriarca era uma lei. Portanto, era dele a responsabilidade de ensinar a sua família sobre o caráter de Deus.


É claro que o homem deve conversar com a sua esposa e ouvir as opiniões e queixas dela e vice-versa. Entretanto, quando estas opiniões, sugestões ou decisões contrariarem a Vontade de Deus, devem ser imediatamente rechaçadas. O casal deve sempre conversar e buscar a vontade de Deus, antes de tomar decisões. Um deve encorajar o outro em momentos de crises de fé e não seguir decisões precipitadas sem questionar.

3. O problema da precipitação. Com o passar dos anos, Sarai abandonou a confiança nas promessas de Deus e decidiu agir por conta própria. Foi uma atitude precipitada, pois ela não consultou a Deus e não pensou nas consequências da sua atitude. A precipitação é a atitude de agir sem pensar e sem medir as consequências. Infelizmente, muitas pessoas, inclusive crentes, causam sérios problemas a si mesmas, à família e à Igreja, atitudes precipitadas. Muitos perdem o casamento, ministério, trabalho e até a própria vida, por tomarem decisões sem consultar ao Senhor e sem pensar nas consequências. Na Bíblia temos exemplos de várias pessoas que agiram precipitadamente e as consequências foram terríveis. Um deles foi Aarão, irmão de Moisés. Moisés subiu ao Monte e o povo que ele demorava a voltar, pressionaram Aarão para que fizesse um bezerro de ouro. Sem pensar nas consequências deste ato, Aarão deu ouvidos ao povo e fez este ídolo: “E depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou, e diz: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.” (Ex 32.8). O resultado desta ação precipitada de Aarão foi a morte de três mil pessoas. (Ex 32.28).

Temos também o caso do rei Saul na guerra contra os amalequitas. Deus mandou que ele destruísse tudo, por causa do mal que aquele povo fez a Israel. Chegando lá, Saul agiu por conta própria, feriu apenas o povo e destruiu apenas as coisas sem valor. O rei dos amalequitas e o melhor do gado e das ovelhas, ele poupou, com a desculpa de oferecer sacrifícios a Deus. Quando Samuel retornou, perguntou-lhe porque ele não obedeceu a voz do Senhor. Quando Samuel retornou, perguntou a Saul: "Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?" (1 Sm 15.19). Saul retrucou, dizendo que tinha obedecido e colocou a culpa no povo, dizendo que trouxera aqueles animais para sacrificar ao Senhor. Samuel o repreendeu, dizendo que Deus não tem tanto prazer em sacrifícios, como tem em que se obedeça a Sua Palavra. Disse ainda que a rebelião é com o pecado da feitiçaria. (1 Sm 15.22,23). Esta desobediência e precipitação de Saul custou-lhe o reino, pois Deus o rejeitou para que não fosse mais rei em Israel e escolheu Davi.


REFERÊNCIAS: 

CABRAL, Elienai. RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pag. 14-15.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 123.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis, O Livro das Origens. Editora Hagnos. 1 Ed. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...