31 março 2023

DEUS FAZ PROMESSAS A ABRÃO.


(Comentário do 1º tópico da Lição 01: Quando a família age por conta própria).

Ev. WELIANO PIRES


Neste primeiro tópico estudaremos três aspectos da promessa de Deus a Abrão. Primeiro veremos como se deu o encontro de Deus com Abrão, em Ur dos Caldeus. Na sequência veremos que Abrão sabendo que as promessas que Deus lhe fizera só poderiam se cumprir se ele tivesse filhos e que, tanto ele como a sua esposa estavam com idade avançada para terem filhos, duvidou do cumprimento das promessas e questionou a Deus. Por último, veremos a garantia de Deus a Abrão de que as Suas promessas estavam de pé e iriam se cumprir. Deus reafirmou a Abrão tudo o que havia prometido no momento da sua chamada.


1. O encontro de Deus com Abrão. Abrão aparece pela primeira vez na Bíblia, no capítulo 11 de Gênesis. Após o relato da confusão das línguas, na tentativa frustrada da construção da Torre de Babel, os descendentes de Noé se espalharam por várias partes do mundo conhecido da época. A partir daí, o relato bíblico traz a genealogia de Sem, filho de Noé e pai dos povos semitas. A genealogia segue desde Sem, até chegar a um homem chamado Terá, que vivia em Ur dos Caldeus e teve três filhos: Abrão, Naor e Harã. Este último morreu em Ur dos Cadeus, antes da morte do seu pai (Gn 11.27). A partir daí, Terá seguiu de Harã, com os seus filhos Naor e Abrão, e o seu neto Ló, filho do seu falecido filho Harã.


O texto bíblico relata os nomes das esposas de Naor e Abrão, respectivamente, Milca e Sarai. Na sequência, a Bíblia registra que Sarai era estéril e não tinha filhos. Estes dados são importantes, para entendermos a sequência dos fatos relacionados à chamada de Abrão. A história de Abrão e Sarai começou em Ur dos Caldeus, uma importante cidade da antiga Suméria. Nesta cidade havia uma diversidade de povos, que eram politeístas, inclusive Terá, o pai de Abrão servia a outros deuses (Js 24.2). Abrão não pertencia à etnia dos sumérios, mas era da etnia dos povos semitas.


Inicialmente vemos que Terá, o pai de Abrão, liderava a comitiva que saiu de Ur dos Caldeus, com os seus filhos Abrão e Naor, e o seu neto Ló, filho de Harã, o seu filho falecido, em Ur dos Caldeus. Após a morte de Terá, Deus chamou Abrão e ordenou que ele deixasse a sua terra e os seus parentes e fosse à terra que Deus iria lhe mostrar. Abrão creu nas promessas de Deus e saiu, sem saber para onde ia. A partir do capítulo 12 de Gênesis, Abrão se torna o principal protagonista da narrativa bíblica, permanecendo até o capítulo 25, que traz o relato da sua morte.


As promessas de Deus a Abrão incluíam: fazer dele uma grande nação, abençoá-lo, engrandecer o seu nome, abençoar os que o abençoassem e amaldiçoar os que lhe amaldiçoarem. Desde que saiu de Ur dos Caldeus, passando por Harã, com o seu pai e o seu irmão Naor, Abrão vinha de uma sequência de prosperidade financeira. Ele creu nas promessas de Deus, mesmo sem entender a dimensão destas promessas e saiu sem saber o que, de fato, lhe aconteceria. Estas promessas, evidentemente, necessitavam que ele tivesse pelo menos um filho, mas, até aquele momento, ele não tinha. Para piorar, a sua esposa era estéril e eles já estavam com a idade um tanto avançada para ter filhos.


A partir da saída de Abrão, confiando unicamente nas promessas de Deus, sem que lhe fosse revelado como estas promessas se cumpririam, visto que a esterilidade e a idade da sua esposa não lhe favoreciam, ele ainda teve vários problemas. Primeiro Abrão também enfrentou fome e buscou socorro na terra dos Filisteus e no Egito, em mais de uma ocasião. Devido à beleza da sua esposa, ele temendo ser morto por causa dela, mentiu e disse que ela era sua irmã. Ela foi levada por Faraó, rei do Egito, e por Abimeleque, rei de Gerar. Só não foi abusada por causa da intervenção divina.


Depois, os empregados do seu sobrinho Ló se desentenderam com os empregados dele e ele teve que se separar dele. Depois, houve uma guerra de reis da região em que o seu sobrinho foi morar, com outros de outra região e o seu sobrinho levado como prisioneiro. Ele teve que reunir os seus empregados e entrar em guerra para resgatá-lo. Para completar a sequência de problemas, o seu sobrinho Ló foi morar na cidade de Sodoma, em uma região extremamente pecaminosa, e por causa disso, Deus destruiu as cidades da região. Tudo isso acontecendo, o tempo passando e Abrão não via as promessas de Deus se cumprirem em sua vida.


2. A dúvida diante da espera. Depois de passar vários problemas, vendo o tempo passar e ele envelhecendo, sem ver o cumprimento das promessas de Deus em sua vida, Abrão teve uma visão, na qual o Senhor lhe disse: "...Não temas, Abrão, Eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão." Gn 15.1b). A dúvida tomou conta de Abrão, por causa dos anos de espera e agora, ele ouviu o Senhor reafirmar as promessas que lhe fizera no momento da sua chamada. Imediatamente, ele indagou a Deus: "Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro." (Gn 15.2,3). Este relato nos mostra que a sua fé passava por um momento de crise.

Para nós, que hoje temos os relatos de como a história se desenvolveu e vários exemplos na Bíblia das promessas de Deus sendo cumpridas, fica fácil criticar a dúvida de Abrão em relação ao cumprimento das promessas de Deus. Porém, Abrão não tinha a retrospectiva da história. Ele saiu da sua terra, do meio dos seus familiares, para ir a uma terra que Deus prometeu lhe mostrar, na esperança de que seria pai de uma grande nação, cujo nome seria engrandecido a ponto de todas as famílias da terra serem abençoadas através dele. A realidade, no entanto, é que alguns anos haviam se passado, a sua esposa já havia cessado o ciclo menstrual e eles não tiveram filhos.

Diante das dificuldades, limitações ou mesmo impossibilidades, se olharmos apenas para os meios naturais e lógicos, a dúvida tomará conta de nós. Não existe lógica alguma, um povo desarmado, marchar em direção a mar, com um exército poderoso atrás, acreditando que o mar irá se abrir, quando um homem estender uma vara para ele. Também não há possibilidade natural de cair as muralhas de segurança de uma cidade, com a largura de dois carros um ao lado do outro, só porque um grupo de pessoas rodeou esta cidade, uma vez durante sete dias e sete vezes no sétimo dia, com o toque de buzinas de sacerdotes. Estas e outras atitudes registradas na Bíblia, parecem loucura sob a ótica humana. Se não tivesse uma ordem expressa de Deus para fazerem isso, não faria nenhum sentido. Porém, se Deus mandou, pode fazer tranquilo, pois Ele sabe o que faz e se responsabiliza por suas palavras.

Viver pela fé não significa viver uma vida irresponsável e sair por aí cometendo loucuras em nome da fé. É confiar em Deus em qualquer circunstância, fazendo a nossa parte e descansar, pois Ele tem cuidado de nós. Deus é soberano, justo, fiel e para Ele não existe nada impossível.


3. Deus garante a Abrão o cumprimento da promessa. Neste momento de dúvidas do patriarca, o Senhor reafirma sua promessa a Abrão, dizendo para não temer, pois o seu herdeiro não seria o seu mordomo e sim, um filho seu: "Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro." (Gn 15.4). Numa linguagem mais atualizada, Deus falou que o herdeiro de Abrão teria o DNA dele. Na sequência, Deus o chamou para fora da tenda e mandou que ele contasse as estrelas, se conseguisse, e prometeu que assim seria a sua descendência. Abrão creu no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça.

O autor da Epístola aos Hebreus no capítulo 11, que é conhecido como a galeria dos heróis da fé, inicia o capítulo dizendo que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Isto significa que ter fé é crer naquilo que Deus prometeu, mesmo que todas as circunstâncias estejam em sentido contrário. Ter fé em Deus é ter plena confiança nEle e descansar na Sua fidelidade. A fé não precisa de comprovação ou indícios de que algo pode acontecer. Não existe nada difícil ou impossível para Deus.


REFERÊNCIAS:

CABRAL, Elienai. RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pag. 11-12.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 101-102.

Stamps, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. Editora CPAD. pag. 50. 

SWINDOLL, CHARLES R. Abraão Um homem obediente e destemido. Ed. 2003. Editora Mundo Cristão.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Matthehw Henry. Deuteronômio.  Editora CPAD. 4 Ed 2004. pag. 90.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...