22 março 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13: AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA


Ev. WELIANO PIRES

Com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre de estudos, em nossa Escola Bíblica Dominical. Estudamos sobre o avivamento espiritual. Vimos na primeira lição, o conceito de avivamento e as condições para que o avivamento aconteça. Nas lições seguintes vimos os exemplos de avivamento no Antigo e no Novo Testamento. Na sequência, falamos sobre os avivamentos ao longo da história da Igreja. Vimos também o avivamento na vida pessoal do crente, a relação entre o avivamento e a missão da Igreja. Na última lição estudamos o tema "Vivendo no Espírito", discorrendo sobre as obras da carne, o fruto do Espírito e o confronto entre estes dois estilos de vida. 


Esta última lição é uma conclusão dos assuntos estudados no trimestre. Tendo como base na oração do profeta Habacuque, estudaremos preciosas lições das palavras proferidas pelo profeta no capítulo 3 do seu livro. Depois de reclamar com Deus, porque Deus levantou a Babilônia, um povo ímpio para punir Israel pelo pecado, Habacuque ouviu a resposta de Deus no capítulo dois. No capítulo 3, ele inicia dizendo: Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi. Aviva a tua obra, ó Senhor…” (Hc 3.2). No final do capítulo, ele diz que, mesmo que falte tudo em sua vida, do ponto de vista material, ele esperará e se alegrará no Senhor (Hc 3.16-19). Isto nos ensina que todo avivamento genuíno envolve oração, Palavra de Deus, temor e confiança em Deus. 


No primeiro tópico falaremos sobre o clamor pelo avivamento. Veremos a intercessão angustiada do profeta Habacuque, que após ter uma visão sobre os horrores da invasão babilônica e diante da aparente indiferença de Deus, fez uma oração, questionando a Deus, perguntando até quando ele clamaria a não teria resposta. Veremos também a resposta imediata de Deus ao profeta. 


No segundo tópico falaremos sobre o avivamento pela Palavra, com base nas palavras de Habacuque diante da resposta de Deus ao seu clamor. Falaremos da importância de se ouvir a Palavra de Deus. Depois veremos o que significa temer a Deus. Por último, falaremos sobre a necessidade de clamar ao Senhor por avivamento. 


No terceiro e último tópico, veremos que o avivamento, é questão de vida ou morte. O profeta Habacuque sabia que o seu povo havia pecado e que o juízo seria inevitável, por isso apelou para a misericórdia de Deus. Deus é misericordioso e compassivo e bondoso. O profeta Jeremias, em suas lamentações disse que "as misericórdias do Senhor é a causa de não sermos consumidos". (Lm 3.22). Clamemos, pois a Deus pela sua misericórdia e por um avivamento em nossa geração. 


REFERÊNCIAS: 

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra: O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

LOPES, Hernandes Dias. HABACUQUE: Como transformar o desespero em Cântico de vitória. Editora Hagnos. pág. 11-12.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 1119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...