17 março 2023

A VIDA NO ESPÍRITO


(Comentário do 1⁰ tópico da lição 12: Vivendo no Espírito).

Ev. WELIANO PIRES 

No primeiro tópico, falaremos sobre a vida no Espírito. Discorreremos sobre o significado bíblico da expressão andar no Espírito. Depois, falaremos sobre as razões pelas quais o crente deve andar no Espírito. Por último, veremos como e o que é preciso, para andar no Espírito.

1- Andando em Espírito. A palavra andar é usada em sentido figurado em vários textos, para se referir ao estilo de vida que as pessoas adotam, seja para andar de com Deus, ou na prática do pecado  No Livro do Gênesis, após a queda do homem, o primeiro homem a andar com Deus foi Enoque. Após os sessenta e cinco anos dele, a Bíblia que Enoque andou com Deus por trezentos anos e Deus o tomou para Sl. (Gn 5.22). 

Antes de Enoque temos os relatos sobre os antepassados dele, que viveram vários anos e morreram. Quando chegam em Enoque, o sétimo depois de Adão, o texto diz que ele andou com Deus por trezentos anos e não diz que ele morreu, mas que Deus o tomou (Gn 5.24). No Novo Testamento temos a informação de que ele foi trasladado para não ver a morte (Hb 11.5). 

Ainda no Gênesis temos o exemplo de Noé, outro homem que andou com Deus, vivendo em uma sociedade ímpia e corrompida: "Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus". (Gn 6:9). Como podemos notar neste texto, andar com Deus é sinônimo de justiça e integridade. 

Nos Salmos também temos várias referências à "andar", em sentido figurado para se referir ao estilo de vida de alguém: "...o homem que não anda segundo o conselho do ímpios" (Sl 1.1); "...o homem que tem ao Senhor e anda nos seus caminhos" (Sl 128.1). "... o que anda num caminho reto" (Sl 101.6). 

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo usa a palavra "andar" para se referir a um estilo de vida de acordo com a vontade do Espírito Santo e totalmente controlado por Ele: (Ef 2.10; 5.2, 8; Cl 2.6; 1Ts 2.12; 4.1). Em todas estas referências, na versão Nova Almeida Atualizada aparece a palavra viver e seus respectivos derivados.


2- Por que andar em Espírito? A vida espiritual é comparada a uma corrida, que exige muito treinamento, renúncia, esforço e disciplina. Após a conversão, há uma luta constante entre a velha natureza carnal, corrompida pelo pecado, e a nova natureza regenerada pelo Espírito Santo. O apóstolo Paulo recomendou aos crentes da Galácia: "Andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne". (Gl 5.16). Quem vencerá esta batalha? Aquele a quem o ser humano alimentar mais. 

O padrão moral de Deus é altíssimo, pois Ele é absolutamente santo e não pode conviver com o pecado. Por si mesmo, nenhum ser humano conseguiria atingi-lo. Por outro lado, a natureza humana decaída tem a tendência natural de praticar o pecado. O viver no Espírito é o único antídoto capaz de mortificar a carne com as suas concupiscências (Forte anelo por prazeres carnais e materiais). 


3- Como andar em Espírito? Vimos acima o que é andar no Espírito e as razões pelas quais o crente deve andar no Espírito. Agora veremos como andar no Espírito. O que é necessário o crente fazer para andar no Espírito? A primeira coisa que devemos fazer é crer em Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador. Sem isso, é impossível andar no Espírito. Quando o Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos que lhes enviaria o Espírito Santo, Ele disse: "...O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber". (Jo 14.17). Então, para andar no Espírito é preciso ter o Espírito Santo habitando em nós e só quem pode conceder isso é Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

Em segundo lugar, é preciso dar ouvidos à voz do Espírito Santo e ser guiado por Ele. Paulo, escrevendo aos Romanos disse: "...todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (8.14). Há muitas pessoas equivocadas, que querem seguir os seus próprios sentimentos e intuições. Mas a Bíblia diz que "enganoso é o coração humano." (Jr 17.9). Quem segue o pensamento humano, segue a natureza carnal, acaba praticando as obras da carne e não herdará o Reino de Deus. Mas aquele que é guiado pelo Espírito Santo, anda em novidade de vida e vence a inclinação natural que tem para as coisas da carne.

Em terceiro lugar, para andar no Espírito, precisamos buscar ser cheios do Espírito. Paulo escrevendo aos Efésios disse: "Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". (Ef 5.18). Em outros textos, eles diz: "...Revesti-vos do Senhor e da força do seu poder". Nestes dois textos o apóstolo coloca sobre o crente a responsabilidade de se manter cheio do Espírito Santo. Isso significa que é preciso estar sempre em contato com Deus através da oração e meditação na Palavra de Deus para se manter cheio do Espírito e viver segundo na sua orientação. 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra: O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pág. 1180.

LOPES, Hernandes Dias. GÁLATAS: A carta da liberdade cristã. Editora Hagnos. pág. 238-240.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...