25 março 2023

AVIVAMENTO: QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

(Comentário do 3⁰ tópico da Lição 13: Aviva ó Senhor a tua obra)

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro e último tópico, veremos que o avivamento, é questão de vida ou morte. O profeta Habacuque sabia que o seu povo havia pecado e que o juízo seria inevitável, por isso apelou para a misericórdia de Deus. Deus é misericordioso, compassivo e bondoso. O profeta Jeremias, em suas lamentações disse que "as misericórdias do Senhor é a causa de não sermos consumidos". (Lm 3.22). Clamemos, pois a Deus pela sua misericórdia e por um avivamento em nossa geração. 


1- O clamor pela misericórdia de Deus. Por último, em seu clamor, o profeta Habacuque pediu que na ira, Deus se lembrasse da Sua misericórdia. Ele sabia perfeitamente, que o povo havia ultrapassado todos os limites na iniquidade e que os juízos de Deus seriam justos e inevitáveis. Por isso, rogou que usasse de misericórdia na Sua ira: “[…] na tua ira, lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2c). Deus é Santo, Justo e não compactua com o pecado. Mas, Ele é também misericordioso e compadece de nós. Onde houver corações contritos e arrependidos, Deus estará pronto para perdoar e restaurar o pecador. O avivamento não acontece por merecimento do crente, mas pelo favor de Deus, quando Ele se compadece de nós e usa de misericórdia.


2- Deus é misericordioso. Um dos maiores equívocos teológicos é a ideia de que o ser humano tem algum mérito ou direito diante de Deus. Com a entrada do pecado no mundo, o homem tornou-se inimigo de Deus. O apóstolo Paulo assim escreveu: 'Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). Sendo assim, todos nós, sem exceção, éramos por natureza merecedores da condenação divina. O mesmo apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios disse: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus". (Ef 2.4-6). 

A palavra portuguesa misericórdia vem da junção de duas palavras latinas: miseratio, derivada de miserere que significa “compaixão por“, e “cordis” que significa “coração”. Sendo assim, a idéia de misericórdia em latim é “coração compassivo”.

A misericórdia é um dos atributos comunicáveis de Deus. Em vários textos do Antigo Testamento é dito que Deus é misericordioso e que as suas misericórdias não têm fim. (Ex 34.6; Sl 100.5; Sl 103.4,8; Lm 3.22).


3- Clamemos a Deus. O mundo atual a cada dia está se afundando a cada dia no pecado. A depravação moral tem alcançado níveis insuportáveis. O mais grave é que até mesmo no meio evangélico, comportamentos que há anos atrás eram reprovados até por aqueles que não serviam a Deus, hoje são considerados normais em muitas Igrejas. 

Estes dias que antecedem a vinda de Jesus foram descritos por Jesus e pelos seus apóstolos como tempos de apostasia, ódio aos cristãos, aumento da iniquidade e esfriamento do amor. (Mt 24.9-12; 1 Tm 4.1-3; 2 Pe 2; Jd 1). A frieza espiritual tem tomado conta de muitas Igrejas e, quando isso acontece, a tolerância ao pecado e o relativismo moral toma conta e a Igreja perde a sua condição de sal da terra e luz do mundo. 

Precisamos urgente, seguir a orientação de Deus a Salomão: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7.14). Em vez de reclamarmos que a nossa Igreja está fria e o pecado tem invadido o nosso arraial, devemos nos humilhar diante de Deus e clamar a Ele em oração por um poderoso avivamento. Aviva, ó Senhor a tua obra! 


REFERÊNCIAS: 

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 1131.

CHAMPLIN, Russell Norman,. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 3. 11 ed. 2013. pág. 298-299.

MERRILL C. TENNEY. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 1. pag. 296-297.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...