13 março 2023

Introdução à Lição 12: Vivendo no Espírito


Ev. WELIANO PIRES


Nesta penúltima lição, falaremos sobre dois estilos de vida que são antagônicos e que combatem um contra o outro: O Fruto do Espírito e as obras da carne. Mesmo tendo recebido a Cristo como Senhor e Salvador e, portanto, tendo o Espírito Santo morando em nós, ainda temos a velha natureza, sujeita ao pecado, que precisa ser mortificada diariamente. 

Paulo escrevendo aos Gálatas disse: “Andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne”. (Gl 5.16). Na sequência desse texto, ele faz uma lista de pecados, que ele chama de obras da carne, e alerta que aqueles que os praticarem, não herdarão o Reino de Deus. Por último, o apóstolo cita nove virtudes que formam o Fruto do Espírito Santo. São nove virtudes e não são nove frutos, pois elas são inseparáveis. Não é possível alguém andar no Espírito, ter uma ou mais destas virtudes e outras não.

No primeiro tópico, falaremos sobre a vida no Espírito. Discorreremos sobre o significado bíblico da expressão andar no Espírito. Depois, falaremos sobre as razões pelas quais, o crente deve andar no Espírito. Por último, veremos como e o que é preciso, para andar no Espírito 

No segundo tópico, falaremos do confronto que há entre a carne e o Espírito. Esta é a maior luta que o crente enfrenta nesta vida. A carne é a natureza humana corrompida pelo pecado, que se inclina para a prática do pecado. Depois faremos uma breve exposição das obras da carne, descritas por Paulo em Gálatas 5.19-21.  

No terceiro tópico, falaremos sobre  o avivamento pelo Fruto do Espírito Santo. Veremos que o Fruto do Espírito Santo e os dons espirituais são características essenciais à vida cristã. Os dons espirituais não são para todos os crentes e são concedidos pelo Espírito Santo a quem Ele quer, para o que for útil. O Fruto do Espírito, no entanto, é indispensável a todos os crentes. Por último, faremos uma breve exposição das nove virtudes do Fruto do Espírito que são inseparáveis e interdependentes. A conclusão que Paulo faz da exposição dessas virtudes é que não há Lei contra o Fruto do Espírito.


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra: O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

STAMPS. Donald C. (Ed) Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

PFEIFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody: Gálatas. Editora Batista Regular. pág. 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...