05 março 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 11: O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA


Ev. WELIANO PIRES

Estamos caminhando para o final deste trimestre, falando sobre o avivamento espiritual. Estudamos na primeira lição sobre o conceito de avivamento e as condições para que ele aconteça. Vimos os exemplos de avivamento nas Escrituras, no Antigo e no Novo Testamento, e também na história da Igreja. Na última lição falamos sobre o avivamento na vida pessoal de cada um de nós. Tomamos como exemplo, o salmista Davi, no Salmo 63. Falamos também sobre o avivamento espiritual do crente e os efeitos na sua vida pessoal e familiar. 


Dando sequência, nesta lição falaremos sobre a relação intrínseca que há entre o avivamento e a missão da Igreja. Sempre que lemos sobre avivamento, seja no Novo Testamento, na história da Igreja, ou mesmo na vida de um indivíduo, ele está ligado ao evangelismo, às missões, ao discipulado dos novos convertidos e ao ensino da Palavra de Deus. Avivamento não acontece para o crente ficar apenas dentro dos templos se alegrando, falando em línguas e profetizando.


Quando isso aconteceu no início da Igreja em Jerusalém, o Senhor permitiu que viesse uma grande perseguição, para que eles entendessem que o Espírito Santo veio sobre eles para que eles pregassem o Evangelho a toda criatura. A promessa que Jesus deixou para eles era que eles receberiam a virtude do Espírito Santo e seriam testemunhas do Senhor em Jerusalém, em toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra (At 1.8). Entretanto, depois do Pentecostes, eles ficaram apenas em Jerusalém, pregando apenas aos judeus. 


No primeiro tópico, falaremos sobre o avivamento após a ressurreição de Cristo. Quando Jesus foi crucificado, os discípulos ficaram decepcionados, pois tinham uma visão equivocada sobre o Messias, acreditando que Ele seria um líder político que os livraria da opressão de Roma. Após a ressurreição, Jesus apareceu a Maria Madalena, ela contou aos discípulos, mas eles não acreditaram, pois estavam desanimados. Finalmente, Jesus aos onze apóstolos, que estavam trancados em uma casa, num clima de derrota, com medo dos judeus.  O evangelista Marcos registrou que Jesus os convocou para uma reunião na Galiléia e lá, o Mestre lhes entregou a Grande Comissão de pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.11-20). 


No segundo tópico, falaremos sobre o avivamento na missão da Igreja local.  Em Atos 1.8, Jesus reafirmou aos seus discípulos, a promessa da descida do Espírito Santo. Em seguida falou do objetivo deste revestimento de poder, que era capacitá-los para serem suas testemunhas (Gr. martyria), tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Jesus fez referência à missão da Igreja no âmbito local (Jerusalém), regional (toda a Judéia (e Samaria) e transcultural (Até aos confins da terra). Neste segundo tópico estudaremos sobre o avivamento nas missões locais, nas missões regionais e sobre o contexto atual das missões.  


No terceiro e último tópico falaremos do avivamento nas missões transculturais. A última parte da ordem de Jesus fala das missões até aos confins da terra. É o que hoje conhecemos como missões transculturais. Nos primeiros anos da Igreja Primitiva, os discípulos pregavam o Evangelho apenas aos Judeus. Após a grande perseguição que se deu após o apedrejamento de Estêvão, eles foram obrigados a sair de Jerusalém e se espalharam por várias regiões. Mas onde chegavam anunciavam o Evangelho.


A evangelização chegou à cidade de Antioquia da Síria e lá, em um culto de oração e jejum, o Espírito Santo chamou Barnabé e Saulo para a missão transcultural. Antioquia, então, se tornou a primeira igreja a fazer missões. Falaremos também neste tópico sobre a evangelização da Europa, que teve início com o apóstolo Paulo. Depois veremos que este continente foi responsável por enviar missionários para vários países do mundo. Infelizmente a Europa entrou em decadência espiritual e hoje é considerado um continente pós-cristão. Precisamos clamar a Deus por avivamento espiritual, que venha despertar a Igreja em todo o mundo para levar o Evangelho aos perdidos. 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...