25 março 2023

O AVIVAMENTO PELA PALAVRA

(Comentário do 2⁰ tópico da Lição 13: Aviva, ó Senhor a tua obra).

Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico falaremos sobre o avivamento pela Palavra, com base nas palavras de Habacuque diante da resposta de Deus ao seu clamor. Falaremos da importância de se ouvir a Palavra de Deus. Depois veremos o que significa temer a Deus. Por último, falaremos sobre a necessidade de clamar ao Senhor por avivamento. 


1- Ouvir a Palavra de Deus. Depois de fazer o seu clamor, angustiado pela situação pecaminosa em que vivia o seu povo, e questionar a Deus pela aparente indiferença, o profeta Habacuque teve uma resposta da parte de Deus. Conforme vimos no tópico anterior, esta resposta de Deus não foi a que ele esperava. Entretanto, diante da resposta de Deus, o profeta teve uma atitude louvável, respondendo a Deus: "Ouvi, Senhor a tua Palavra…". (Hc 3.1a). Mesmo não as ações de Deus ao usar os caldeus como chicote para corrigir o povo de Judá, o profeta deu ouvidos à Palavra de Deus. 

No Livro de apoio, o pastor Elinaldo Renovato traz algumas características da Palavra de Deus, que aparecem na Bíblia:

" ...A Palavra de Deus purifica os caminhos (Sl 119.9); dá condições para o crente não pecar contra Deus (Sl 119.11); alegra o coração de quem se lembra dela (119.16); vivifica o coração (119.25); fortalece a alma (119.28); traz salvação (119.41); produz a piedade de Deus (119.58); consola o aflito (119.76); veio do céu e permanece no céu (119.89); é lâmpada e luz para o caminho da vida (119.105); a Palavra de Deus sustenta (119.116); ordena os passos (119.133); é muito pura (119.140); a Palavra de Deus é a verdade desde o princípio (119.160); ela dá entendimento (119.169); é gozo e alegria no coração (Jr 15.16); a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17).

A Palavra de Deus é o único manual de doutrina e conduta do cristão. Através da oração nós falamos com Deus e através da Palavra de Deus, Ele fala conosco. Por isso, não pode haver um avivamento genuíno, onde não há exposição bíblica.

Quando lemos a Bíblia, não podemos questionar, relativizar, ou discordar dos seus ensinos. Nenhum escrito, tradição, tratado ou opinião humana podem ser equiparados à eterna, infalível, inspirada, inerrante e completa Palavra de Deus. A Bíblia não está sob julgamento, pois ela é a Palavra de Deus. A nós cabe única e exclusivamente, ouvir e cumprir o que ela determina. A Palavra de Deus é fonte inesgotável de conhecimento e é poderosa para produzir uma profunda transformação nos corações daqueles que dão ouvidos a ela: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4.12). 


2- Temer a Deus. Depois de ouvir a Palavra de Deus, o profeta Habacuque disse que 'temeu". Temer a Deus não é ter medo, pavor ou viver aterrorizado. Temer a Deus significa reverenciá-lo, respeitá-lo e obedecê-lo em todas as áreas da nossa vida, mesmo quando ninguém está vendo, ou quando as leis dos homens não nos obrigam a fazer isso.  O salmista descreve o temor a Deus, como o princípio da sabedoria:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre” (Sl 111.10).

Tanto importante quanto crer na Palavra de Deus e ouvir os seus ensinos, é temer a Deus. Quem tem a Deus, obedece a Ele voluntariamente e foge de toda a aparência do mal. Temos na Bíblia o exemplo de José, que era escravo no Egito e foi assediado sexualmente pela esposa do seu senhor. Ele estava sozinho com ela em casa e o que acontecesse ali, ninguém ficaria sabendo. Mas, por temor a Deus e respeito ao seu senhor, mesmo em sua ausência, ele preferiu fugir, arriscando a própria vida. Por causa disso, ele foi parar na prisão injustamente. Entretanto, não traiu a Deus, nem ao seu senhor. Depois, Deus honrou a sua fidelidade, colocando-o como governador geral do Egito. 

O temor a Deus também é condição indispensável para que aconteça um verdadeiro avivamento. Infelizmente, em nossos dias, há pessoas que falam em avivamento mas não tem nenhum temor a Deus. Falam e praticam coisas reprováveis à luz da Palavra de Deus. Deus é absolutamente santo e também exige santidade do seu povo. (1 Pe 1.16). 


3- O clamor pelo avivamento. Habacuque ouviu a Palavra de Deus e esta Palavra produziu temor em seu coração. Ele entendeu, pela resposta de Deus, que o juízo seria inevitável. Então, ele clamou a Deus por um avivamento espiritual em Judá: "… aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2). 

Conforme já vimos em lições anteriores, o avivamento espiritual não é algo produzido pelo homem. Só quem produz o avivamento é Deus e Ele não se submete a agendas humanas. Por isso, é preciso clamar a Deus por um avivamento, como fez Habacuque. O tempo do avivamento também é determinado por Deus, por isso o profeta clamou a Deus para que avivasse a Sua obra no meio dos anos e não apenas na sua geração. É tempo de buscarmos a Deus em oração por um avivamento de Deus sobre a sua Igreja. 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

LOPES, Hernandes Dias. HABACUQUE: Como transformar o desespero em Cântico de vitória. Editora Hagnos. pág. 140-141.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pág. 1131.

PALMER, Robertson. Comentário do Antigo Testamento: Naum, Habacuque e Sofonias. Editora Cultura Cristã. pág. 277.

PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody: Habacuque. Editora Batista Regular. pág. 20-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...