19 dezembro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13: O SENHOR ESTÁ ALI


Graças a Deus, chegamos ao final de mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. Estudamos o Livro do profeta Ezequiel, não todo o livro de forma exegética, mas com um tema específico do Livro que é “A Justiça divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel.”  Convém fazer uma revisão de cada uma das lições estudadas, para melhor fixar o aprendizado. Veja aqui no blog, um resumo das treze lições estudadas. 


Esta última lição é uma conclusão dos assuntos estudados no Livro do profeta Ezequiel. A lição mostra as características da cidade de Jerusalém no milênio. O Livro de Ezequiel termina mostrando as fronteiras da cidade de Jerusalém no Milênio e a divisão da terra entre as tribos de Israel. O Senhor é o grande arquiteto desta cidade glorificada.


Ezequiel viu a glória de Deus retornar ao templo, depois da restauração nacional e espiritual de Israel. Agora, ele finaliza o Livro mostrando que o próprio Deus estará presente no meio do Seu povo. O nome da cidade será “O SENHOR está ali” (Heb. Yahweh Shammah). Isto significa que Deus está presente nesta cidade, como esteve no Jardim do Éden com o primeiro casal, antes da queda. 


O primeiro tópico traz as descrições do formato e medidas da cidade de Jerusalém. É preciso destacar que apesar das semelhanças, desta cidade que Ezequiel viu, com a Nova Jerusalém vista por João no Apocalipse, não se trata da mesma cidade. Esta Jerusalém do milênio será no mesmo local da atual Jerusalém, no território de Israel. A Nova Jerusalém, no entanto, descerá do Céu e é onde os salvos passarão a eternidade.


O segundo tópico fala sobre os nomes das doze tribos de Israel, nas doze portas da cidade. Vemos neste tópico os nomes das tribos, os critérios para a ordem em que estarão escritos e o propósito deste nomes constarem nas portas da Jerusalém milenial, que é estabelecer um memorial das doze tribos de Israel. Na Nova Jerusalém, haverá também os nomes dos apóstolos de Cristo, representando a Igreja. 


O terceiro tópico fala sobre o nome da cidade, que será “O SENHOR está ali”. Ao longo da sua história, Jerusalém já foi chamada por vários nomes: Salém, Jebus, Cidade de Davi, Sião e Jerusalém. No milênio, ela não será mais identificada com os pecados e abominações do passado. Mas, será chamada por um título que identifica a presença de Deus: Yahweh Shammah, que significa “o Senhor está ali”. Esta expressão aparece somente neste texto de Ezequiel e indica a onipresença de Deus. 



REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A Preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 145-146.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3359.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pág. 699-671.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...