Neste novo ano, em 2023, a CPAD lançou um tema de suma importância para a Igreja atual, que é o Avivamento Espiritual. Apesar de se falar muito sobre avivamento nos últimos anos, especialmente nas Igrejas pentecostais e neopentecostais, o fato é que a maioria dos crentes não sabe o que é avivamento. Muitos confundem avivamento com dons espirituais, barulho e até com coisas bizarras que acontecem por aí. Por isso, neste trimestre estudaremos o conceito de avivamento espiritual, vários exemplos de avivamentos genuínos, que ocorreram no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na história da Igreja ao longo dos séculos.
O comentarista deste trimestre é o Pr. Elinaldo Renovato de Lima, presidente da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN; bacharel em Teologia e Economia; mestre em Administração; articulista dos periódicos da CPAD; comentarista de Lições Bíblicas há vários anos e autor de vários livros publicados pela CPAD como: Ética Cristo, Os Perigos da Pós-Modernidade, Dons Espirituais e Ministeriais, Células Tronco, Tempos Bens e Talentos, O Caráter do Cristão, O Final de Todas as Coisas, A Família Cristã e os Ataques do Inimigo, Comentário Bíblico Colossenses, Deus e a Bíblia, As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais, entre outros.
Nesta lição introdutória, falaremos sobre o avivamento espiritual e o quanto ele é indispensável para o crescimento, desenvolvimento e cumprimento da missão da Igreja na terra. No período da Reforma Protestante, os reformadores foram usados por Deus para voltar à Palavra de Deus, num ambiente de apostasia generalizada e heresias absurdas, nas Doutrinas da Soteriologia, Cristologia, Eclesiologia e Bibliologia. Entretanto, deixaram de lado a Doutrina do Espírito Santo e as Igrejas caíram no academicismo e formalismo, gerando frieza espiritual. Somente a partir do Século XVIII aconteceram avivamentos na Europa, nos Séculos XVIII e XIX, nos Estados Unidos, e no Século XX chegou ao Brasil. Falaremos disso, nas lições 8 e 9.
No primeiro tópico, falaremos sobre a definição de avivamento. O avivamento não acontece apenas no âmbito espiritual. Acontece também na política, nas artes, na literatura, no patriotismo, etc. Avivamento é o oposto de indiferença e letargia. É uma intervenção de Deus, que só acontece quando alguém se dispõe a buscar a Deus e dá espaço para o Espírito Santo operar. Falaremos também sobre a pré-condição para que o avivamento aconteça.
No segundo tópico falaremos sobre as condições para que o avivamento aconteça, que são uma crise, humilhação diante de Deus, oração e busca da face do Senhor e conversão sincera. Se fizermos isso, o caminho estará preparado para que Deus produza o avivamento. O comentarista não cita aqui o conhecimento da Palavra de Deus como condição para o avivamento. Talvez porque não aparece no texto de 2 Crônicas 7.14. A busca pela Palavra de Deus é a primeira condição para um autêntico avivamento, pois é através da Palavra de Deus que conhecemos a adquirimos a fé. Na lição 2, ele explica isso.
No terceiro tópico, falaremos da necessidade de um avivamento espiritual com base no texto de Ageu 2.5-9. Por causa da desobediência, mesmo com muitas advertências, o povo de Judá foi entregue ao cativeiro babilônico. Após setenta anos de cativeiro Deus levantou Ciro para livrar o povo do cativeiro e autorizar a reconstrução do templo. Falaremos também dos dias de Neemias, que o povo foi autorizado a voltar à sua terra e reconstruir o templo. Muitos se acomodaram no cativeiro e não quiseram voltar. Outros voltaram, mas queria cuidar da própria vida e não do templo. Foi preciso Deus levantar Ageu e Zacarias para trazer um despertamento. Atualmente também precisamos de um despertamento espiritual.
REFERÊNCIAS:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos bíblicos de um autêntico avivamento. Editora CPAD. 1ª edição: 2014. pág. 39-41.
Nenhum comentário:
Postar um comentário