06 dezembro 2022

SOBRE O QUE VEM DEPOIS DA RESTAURAÇÃO


(Comentário do 1º da Lição 11: A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO)


Neste primeiro tópico falaremos sobre o que virá depois da restauração espiritual de Israel, traçando o caminho do retorno da glória de Deus para o templo, pela porta oriental. Há três observações importantes sobre o retorno da glória de Deus: A glória de Deus virá do Oriente; a terra resplandecerá por causa da glória; e um ser semelhante a um homem, cuja voz é como o som de muitas águas. A estrutura e o formato dos discursos do profeta continuam os mesmos da primeira visão descrita no capítulo 8, que estudamos na Lição 3, quando falamos da visão que Ezequiel teve das abominações praticadas no templo.  


1- A porta oriental do Templo (v.1). Na lição 4, quando estudamos sobre a saída da glória de Deus do templo, vimos que esta saída se deu gradualmente. Primeiro, a glória de Deus saiu do lugar santíssimo, onde estavam os querubins, mas ainda permaneceu no templo. Depois, pousou na entrada do templo e, por fim, saiu pela porta oriental e pousou no Monte das Oliveiras. A partir desta saída, o templo embora continuasse esplendoroso, ficou vulnerável e os inimigos de Israel o saquearam e o destruíram. Este templo foi reconstruído por Zorobabel, mas era muito inferior ao primeiro. Depois, Herodes, o grande, reformou este segundo templo e o ampliou. Mas este também foi totalmente destruído pelos romanos, em 70 d.C. Falaremos mais sobre este assunto no segundo tópico desta lição.


Nesta nova visão, Ezequiel foi levado à mesma porta oriental do templo e viu a glória de Deus fazer o caminho inverso e retornar pela mesma porta de onde havia saído. O Espírito Santo fez Ezequiel e os seus destinatários originais entenderem que, da mesma forma que a glória de Deus se afastou por causa do pecado, ela voltará pelo mesmo caminho, quando houver a restauração espiritual de Israel. Se nos entregarmos ao pecado, a glória ou a presença de Deus se afastará de nós, pois Deus é absolutamente santo e não pode conviver com o pecado. Por outro lado, se abandonarmos o pecado e nos voltarmos para Ele, a sua presença retorna, pois Deus é misericordioso e está pronto a nos perdoar. 


2- Três observações importantes (v.2). No versículo 2, do capítulo 43, Ezequiel descreve o seguinte: “E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.” O comentarista nos mostra três observações importantes na visão do profeta Ezequiel, descritas neste versículo:

a. A glória de Deus “vinha do caminho do oriente”. Isso nos remete ao nascer do sol, que nasce no Leste e ilumina todo o horizonte. Da mesma forma, a glória de Deus virá sobre Israel e será vista por toda a humanidade. O sol também é uma figura do governo de Cristo, pois Malaquias diz: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo das suas asas..” (Ml 4.2a).


b. A sua voz era como a de muitas águas. Na primeira visão de Ezequiel, no capítulo 1.24, ele diz que ouviu “o ruído como o som de muitas águas”. No Apocalipse também, o apóstolo João viu Jesus glorificado e descreve o som da sua voz, como “a voz de muitas águas” (Ap 1.15c). Esta figura do som de muitas águas mostra a imensidão do poder de Deus, pois as muitas águas derrubam tudo por onde passam e são temidas. Este som, portanto, é mais uma indicação de que o retorno da glória de Deus ao templo é a personificação do Messias.

c. A terra resplandeceu por causa da sua glória. Isso também nos remete à visão de Isaías 6, quando os serafins diziam: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos. Toda a terra está cheia da sua glória”. Ezequiel viu na visão do capítulo 1, um ser em semelhança de um homem (Ez 1.26). Este aspecto das visões de Ezequiel aponta para o Messias pré-encarnado. Estas manifestações de Cristo, antes da encarnação do verbo, são chamadas de “Cristofania”, palavra formada a partir de dois vocábulos gregos, Christos (ungido) que é a tradução do hebraico Mashiah se refere ao Filho de Deus e phainein” (mostrar ou manifestar). Jesus é a manifestação plena da glória de Deus. O apóstolo João testificou isso dizendo: “...Vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14).


3- As reminiscências (v.3). A palavra reminiscência vem do latim “reminiscentĭa” e se refere a uma representação mental de uma situação, feito ou outra coisa que teve lugar no passado. É usada também para designar uma pequena lembrança que alguém possui de algo que já não existe. No subconsciente do profeta, ainda estavam as lembranças do templo de Jerusalém e da cidade, que haviam sido destruídos pelos caldeus, catorze anos antes. Também estão presentes nesta visão, os mesmos elementos das visões anteriores: o trono, os querubins e o santuário. Entretanto, as circunstâncias são diferentes. Nas visões anteriores, Deus falava das abominações praticadas pelo seu povo, da saída da glória de Deus e do julgamento através do cativeiro. Agora, embora os elementos da visão sejam os mesmos, a mensagem é de esperança e restauração espiritual para o povo de Deus. 


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus Para os Últimos Dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 129, 130.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3339.

TAYLOR, John B. Ezequiel. Introdução e comentário. Editora Mundo Cristão. pág. 237.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. págs. 521, 522.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...