05 dezembro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 11: A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO


Na Lição 04 vimos que a Glória de Deus deixou o templo, por causa das abominações que eram praticadas no local. Na lição passada estudamos a profecia de Ezequiel 37, que trata da restauração nacional e espiritual de Israel. A lição desta semana é uma continuidade da lição passada, pois trata da visão que Ezequiel teve do retorno da Glória de Deus ao templo. É uma referência ao templo que haverá no Milênio, quando Jesus vier em glória, para reinar em Jerusalém por mil anos.


O primeiro tópico fala sobre o que virá depois da restauração espiritual de Israel, traçando o caminho do retorno da Glória de Deus para o templo, pela porta oriental. Há três observações importantes sobre o retorno da Glória de Deus: A Glória virá do Oriente; a terra resplandecerá por causa da Glória; e um ser semelhante a um homem, que é o Messias. A estrutura e o formato dos discursos do profeta continuam os mesmos da primeira visão. 


O segundo tópico fala sobre o templo do Milênio. Os detalhes deste templo visto por Ezequiel são totalmente diferentes do templo que ele viu na primeira visão, quando a Glória de Deus se foi. Neste novo templo não há menção à Arca da Aliança, aos rituais e utensílios,pois, eram figuras que apontavam para Cristo e tudo se cumpriu nele. Entretanto, há menção aos sacerdotes e sacrifícios. Como explicar isso, se Cristo fez o sacrifício perfeito e todas as exigências sacrifícios da Lei se cumpriram nele? Falaremos disso neste segundo tópico. O milênio será uma nova dispensação onde Cristo será, de fato, o Rei de todas as nações e as governará com justiça e equidade. 


O terceiro tópico fala sobre santidade e glória. Diferente da outra visão que Ezequiel tivera, quando se praticavam abominações no templo e a glória de Deus se foi, agora o profeta viu o retorno da glória de Deus, que encheu o templo, como aconteceu nos dias de Moisés e Salomão. Ezequiel viu também um guia celestial, cujas características são iguais às manifestações teofânicas do Cristo pré-encarnado. Nesta nova dispensação haverá santidade plena e não entrará nada imundo no templo.


REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos Dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 127-128.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3339.

TAYLOR, John B. Ezequiel. Introdução e comentário. Editora Mundo Cristão. pág. 237.

Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...