24 dezembro 2022

O SIGNIFICADO DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." (Mateus 1.18).

WELIANO PIRES

O nascimento de Jesus Cristo foi um dos maiores acontecimentos da história da humanidade. Já faz mais de dois mil anos que Ele nasceu, mas a sua história ainda é um dos assuntos mais discutidos. A história foi dividida em: antes de Cristo e depois de Cristo. Evidentemente, sabemos que Jesus não nasceu em 25 de dezembro e que o Natal atual é apenas estratégia do comércio para ganhar dinheiro. Além disso, acrescentaram várias coisas mitológicas do paganismo, como Papai Noel, árvores de natal, etc. Mas, o nascimento de Cristo é, sim, um acontecimento marcante e temos motivos para comemorá-lo. 


O nascimento do Salvador foi predito em vários textos do Antigo Testamento, com riqueza de detalhes. Imediatamente após a queda do primeiro casal, no diálogo com a serpente, temos o chamado "Proto Evangelho", que foi o primeiro anúncio do Evangelho, feito pelo próprio Deus: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3.15). Nesta profecia, Cristo é a semente da mulher que ferirá a cabeça da serpente, que é Satanás. 


Moisés também assim profetizou ao povo: "O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15). O profeta semelhante a Moisés, nesta profecia, é um anúncio da vinda do Messias para salvar a humanidade. Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo, em sua pregação, citou esta profecia de Moisés, referindo-se a Cristo (At 7.37). 


O profeta Isaías, conhecido como o profeta messiânico, por ter sido o que mais profetizou a respeito do Messias, profetizou que o Messias nasceria de uma virgem e que Ele seria chamado "Emanuel", palavra hebraica que significa 'Deus Conosco': “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel".  (Is 7.14). O nascimento virginal é um milagre, pois, isto não acontece por meios naturais. 


Há uma polêmica tola, por parte dos que não acreditam no nascimento virginal de Cristo. Esta polêmica gira em torno dos termos hebraicos “almah” (jovem) e “betulah” (virgem). Os judeus ortodoxos argumentam que Isaías usou a palavra hebraica “almah”, que significa uma mulher jovem, não necessariamente uma virgem. A palavra específica para virgem, segundo estes judeus, seria “betulah”. Ora, a palavra “almah” significa, realmente, uma jovem solteira e, uma das suas características, é a virgindade. Não há nenhuma passagem bíblica, onde esta palavra se refere a uma mulher que não seja virgem. No episódio em que Abraão mandou o seu servo Eliezer buscar uma esposa para o seu filho Isaque, o servo orou desta maneira: “Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela [almah] que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro.” (Gn 24:43)


Outro fator importante, que corrobora a tese do nascimento virginal de Jesus é a palavra grega "pathermos" que significa uma moça virgem. A Septuaginta, versão grega do Antigo Testamento, escrita muitos anos antes de Cristo, usou a palavra grega “pathermos”, em Isaías 7.14, para traduzir a palavra hebraica "almah" usada por Isaías e que foi traduzida por “virgem” em português. Ora, será que os rabinos judeus, que traduziram a versão grega do Antigo Testamento, não sabiam que a palavra grega "pathermos" significa exclusivamente uma moça virgem e não qualquer moça jovem? 


O mesmo profeta Isaías, falando sobre o nascimento do Messias citou alguns dos títulos que nos dizem muito sobre a sua identidade: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o principado está sobre os seus ombros e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9.6). Jesus é maravilhoso porque Ele é muito além do que a nossa mente pode compreender. Ele também é conselheiro, pois tem toda sabedoria e pode nos mostrar a direção certa. O  título Deus Forte indica a sua divindade. Jesus é Deus que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.1,14). Pai da Eternidade, por sua vez, indica que Jesus é eterno. Ele é antes de todas as coisas, não teve princípio e não terá fim. (Sl 90.1,4; Cl 1.17). Por último, o título Príncipe da Paz indica que Jesus é pacífico, doador da verdadeira paz e o único que pode nos colocar em paz com Deus. (Jo 14.26; Rm 5.1). 


Jesus não veio a este mundo para ser um líder político, ou mesmo um líder religioso. Ele também não veio para ser apenas um filósofo, ou um sábio com bons ensinamentos. O nascimento de Jesus significa muito mais do que isto. Significa o próprio Deus, tomando a forma humana, e vindo a este mundo para padecer por nós e pagar o preço da nossa redenção. O apóstolo João assim escreveu sobre Ele: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1.1-3). 


Jesus é o único mediador entre Deus, que é santo, e nós pecadores. (1 Tm 2.5). Ele veio chamar os pecadores ao arrependimento e reconciliá-los com Deus. (Lc 19.10; Mt 9.13). Desde o seu nascimento, durante toda a sua vida terrena, na sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu, Jesus cumpriu a Lei e tudo o que a respeito dEle estava escrito. Ele ressuscitou e subiu ao Céu, mas, prometeu voltar para buscar o seu povo e, então, estaremos eternamente com Ele.  


Ora vem, Senhor Jesus!


Weliano Pires é evangelista e professor da Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, em São Carlos, SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...