Nesta lição falaremos sobre a visão que Ezequiel, que está registrada no capítulo 47. Os capítulos 40 a 48 são partes de um mesmo oráculo e formam uma única unidade literária. Ezequiel recebeu esta mensagem de Deus, no vigésimo quinto ano do seu exílio na Babilônia, no começo do ano, no décimo dia do mês. Pela descrição, a data se refere a 28 de abril de 573 a.C.
O profeta descreve a visão que ele teve de um grande volume de águas que fluíam dos umbrais do templo e correram até se tornar um ribeiro de águas profundas, que só seria possível atravessá-lo nadando. Estas águas saíram em direção ao mar morto e sararam aquelas águas, que são extremamente salgadas. Depois disso, uma multidão de peixes veio pelo ribeiro e cresceram árvores que davam frutos. Analisaremos esta visão sob três aspectos: escatológico, pneumatológico e geológico.
No primeiro tópico falaremos sobre o aspecto escatológico da visão de Ezequiel. Ezequiel viu um grande volume de águas fluindo dos umbrais do templo. Esta visão não era para os dias de Ezequiel e se refere ao futuro e a menção ao templo deve ser entendida literalmente.
O segundo tópico traz uma implicação pneumatológica desta visão, ou seja faz referência ao Espírito Santo, que enche o interior dos crentes. Jesus disse que “aquele que crer nele, como diz a Escritura, rios de águas vivas correrão em seu interior'' (Jo 7.37-39). O Espírito Santo é representado pela água, pois além da água ser vital para a vida humana, ela limpa e refrigera.
O terceiro tópico fala do contexto geológico do Mar Morto. Esta região é a parte mais baixa do globo terrestre e fica a 396 metros abaixo do nível do mar. Devido à grande quantidade de sal, não nascem plantas e os animais não sobrevivem ali. Entretanto, nesta visão, Ezequiel viu uma grande quantidade de árvores e uma multidão de peixes (Ez 47.7-9). Isso mostra a restauração da criação que acontecerá no Milênio.
REFERÊNCIAS:
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 135-136.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3352-3354.
BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 620.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Ev. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário