15 dezembro 2022

SOBRE A IMPLICAÇÃO PNEUMATOLÓGICA


(Comentário do 2º tópico da Lição 12: Imersos no Espírito nos últimos dias)

Neste segundo tópico falaremos sobre a implicação pneumatológica desta visão. O que isto significa? É uma referência ao Espírito Santo, que enche o interior dos crentes. A palavra espírito em grego é "pneuma". Por isso, o estudo da pessoa e obra do Espírito Santo é chamada de Pneumatologia. 


No primeiro tópico nós fizemos a interpretação do texto, que deve ser literal e se refere ao milênio. Entretanto, o texto pode ser aplicado à obra do Espírito Santo no crente, pois a água é um dos símbolos do Espírito Santo na Bíblia. Jesus disse que “aquele que crer nele, como diz a Escritura, rios de águas vivas correrão em seu interior'' (Jo 7.37-39). 


Apesar do texto de Ezequiel 47 não ser uma referência à ação do Espírito Santo, ele pode ser aplicado em forma de comparação, pois assim como a água limpa, refrigera e é vital para a vida humana, o Espírito Santo também limpa, refrigera e é indispensável na vida espiritual do crente. 


1- As águas (vv. 3-6). Ezequiel teve a visão das águas vindo do interior do templo e saindo pelo umbral da porta, seguindo para o Oriente e formando um rio com grande correnteza. A partir desta visão, o guia celestial o conduziu para dentro das águas. No primeiro trecho, ele andou com as águas cobrindo os seus tornozelos, por mil côvados, que equivalem a aproximadamente 500 metros. 


Um côvado era uma unidade de medida de comprimento, que ia do cotovelo à extremidade do dedo médio de um homem, que dava 45 centímetros aproximadamente, pois variava de acordo com a região. Em algumas regiões era 44,5 centímetros e em outras 50 cm e chegava até 52,5 centímetros, como o côvado nobre do Egito. Por isso, o comentarista colocou que 1000 côvados equivalem a aproximadamente 500 metros. 


Continuando, no segundo trecho, Ezequiel andou mais quinhentos metros, com as águas alcançando os seus joelhos. Depois, mais quinhentos metros e as águas alcançaram os lombos. Finalmente, depois de mais quinhentos metros, cobriram todo o seu corpo e ele teve que seguir nadando. Depois, o guia celestial trouxe o profeta de volta. 


Conforme vimos no primeiro tópico e também falaremos mais no terceiro tópico, a interpretação desta profecia é literal e futurista. Isso realmente vai acontecer literalmente no templo do milênio. Ou seja, haverá um templo no milênio e a terra e as águas daquela região serão curadas. Mas há também uma aplicação teológica deste texto em relação à ação do Espírito Santo, que tem a água como um dos seus símbolos. Ao adentrar nestas águas terapêuticas que vinham do templo e formavam uma grande corrente de águas em direção ao Mar Morto, o profeta foi inundado com a fonte do milagre da restauração. Quando o ser humano recebe a Cristo como Salvador, o Espírito Santo passa a morar em seu interior e produz uma profunda transformação, que Jesus chama de Novo Nascimento (Jo 3.3-5).


2- O Espírito Santo. No Antigo Testamento, há poucas informações sobre o Espírito Santo. Vemos a atuação do Espírito Santo na criação, quando Ele se movia sobre as águas. Vemos também a ação do Espírito Santo na vida de algumas pessoas, capacitando-as para fazer coisas extraordinárias em momentos específicos. 


O Espírito Santo revelou segredos, deu sabedoria, deu forças a Sansão, capacitou outros para liderar e falava através dos profetas. Por não ser revelado diretamente que o Espírito Santo é uma pessoa no Antigo Testamento, os Judeus não crêem nisso. As Testemunhas de Jeová também dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é a força ativa de Jeová. 


No Novo Testamento, no entanto, há muito mais informações sobre a pessoa e obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é uma pessoa, pois Ele tem as três características inerentes a uma pessoa: Intelecto, sentimentos e vontade. Encontramos em vários textos da Bíblia, ações do Espírito que demonstra que Ele é uma pessoa. O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30); intercede (Rm 8.26); fala (At 13.2); convence (Jo 16.8); guia (Jo 16.13).


Além de ser uma pessoa, conforme vimos, o Espírito Santo também é Deus. Ele possui os atributos incomunicáveis de Deus, que são aquelas características que somente Deus possui. O Espírito Santo é eterno (Hb 9.14); Onisciente (1 Com 2.10); Onipresente (Sl 139.7). Outra coisa importante, que mostra que o Espírito Santo é Deus, está no episódio envolvendo o casal Ananias e Safira, que mentiram dizendo que haviam vendido uma propriedade por um preço menor do que o verdadeiro, para não entregar todo o valor aos apóstolos. O Espírito Santo revelou a Pedro o que havia acontecido e ele indagou a Ananias, dizendo: "Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da propriedade? Guardando-a, não ficava para ti? Não mentiste aos homens, mas a Deus". (At 5.3,4). 


Há vários símbolos na Bíblia que ilustram a ação do Espírito Santo: o fogo, o vento, a pomba, o óleo, a água, etc. Isto não significa que o Espírito Santo é algum destes elementos, ou que todas as referências bíblicas a estes elementos se referem ao Espírito Santo. São apenas símbolos, que devem ser analisados à luz do respectivo contexto. 


No caso da água, que é o símbolo que estamos tratando aqui, usamos a ação refrescante, purificadora e vital da água, para comparar com as ações do Espírito Santo nesse sentido. 60% do corpo humano é formado de água e se houver redução deste volume por causa de vômitos, abstinência ou diarréia, a pessoa pode morrer devido à desidratação. Da mesma forma, o Espírito Santo é indispensável à vida do crente. Paulo disse que "... se alguém não tem o Espírito de Deus, esse tal não é dele". (Rm 5.9b).


3- Imerso nas águas e no Espírito (vv.3-5). A palavra chave desta lição é “imersão”, que significa mergulhar ou introduzir algo em um líquido. Na visão de Ezequiel ele foi entrando aos poucos nas águas sanadoras, até ser completamente imergido. 


Quando nos convertemos a Cristo, o Espírito Santo entra no nosso interior e, como disse Jesus, rios de água viva correm do nosso ventre. (Jo 7.38). Logo na sequência deste texto, João explica que Jesus disse isso, referindo - se ao Espírito Santo, que aqueles que crêem em Jesus iriam receber. 


No batismo em águas, somos completamente mergulhados nas águas, simbolizando o sepultamento do velho homem e o ressurgimento de uma nova criatura. Por isso, o nosso batismo é feito por imersão. Aliás este é o significado da palavra batismo. 


João Batista, quando batizava no deserto da Judeia, dizia que ele batizava com água, mas o que viria depois dele, iria batizar com o Espírito Santo (Mc 1.8). Ou seja, iria mergulhar a pessoa no Espírito Santo. Neste contexto, Jesus é o batizador e o Espírito Santo é o elemento onde a pessoa é mergulhada, assim como era a água no batismo de João. 


Em outros textos bíblicos é dito que os crentes foram "cheios do Espírito Santo", como em Atos 2.4 e Atos 4.8. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios disse: "Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". (Ef 5.18). O que significa ser cheio do Espírito Santo? Se o Espírito Santo é uma pessoa, como falamos no subtópico anterior, como alguém pode ser cheio do Espírito? 


Nos dois primeiros exemplos e em outros do Livro de Atos, ser cheio do Espírito Santo é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo. É uma referência ao revestimento de poder, que concede ousadia e fervor ao crente para fazer a obra de Deus. Ser batizado no Espírito Santo não é apenas falar em línguas, se alegrar ou fazer barulho durante o culto. O falar em línguas é a evidência de que o crente foi batizado com o Espírito Santo. Mas o batismo é muito mais do que isso.


Os apóstolos depois que foram cheios do Espírito Santo nunca mais foram os mesmos. Antes disso, eles fugiram quando Jesus foi preso e crucificado. Pedro o acompanhou de longe e, quando perguntaram se ele era um dos discípulos, ele negou por três vezes. 


Depois do Pentecoste, eles pregavam ousadamente a Palavra de Deus em Jerusalém, enchendo a cidade com a Palavra de Deus, mesmo diante de intensa perseguição. Quando foram presos e ameaçados, eles disseram que não poderiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20) e que importava mais obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). 


Na recomendação de Paulo aos Efésios, no entanto, ser cheio do Espírito se contrapõe a estar embriagado com vinho e viver em contendas. O contexto fala de uma vida santa, em oposição ao estilo de vida dos ímpios. Então, é uma alusão ao Fruto do Espírito que produz no crente: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22). Estas virtudes são o resultado de andar no Espírito e se opõe às obras da carne que são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e outras coisas semelhantes." (Gl 5.19-21).


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus Para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 139-140.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3354.

BLOCK, Daniel; Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 623-624.

PALMA, Anthony de. O Batismo no Espírito Santo e com Fogo. Editora CPAD. pag. 49.

GRAHAM, Billy. Poder do Espírito Santo. Editora Vida Nova. pág. 103.

Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pág. 632.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento: ATOS A APOCALIPSE, Edição completa. Editora CPAD. 1Ed 2008. pag. 14.

KISTEMAKER, Simon J. Comentário do Novo Testamento Atos. Volume I. Editora Cultura Cristã. pág. 110-111.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Ev. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...