(Comentário do primeiro tópico da Lição 08: O Bom Pastor e os pastores infiéis).
Neste primeiro tópico falaremos sobre ovelhas, rebanhos e pastores, em seu sentido literal, trazendo explicações sobre a natureza das ovelhas e o contexto em que Ezequiel fala de pastores. Isso é importante para compreendermos o sentido figurado que o profeta usa as palavras rebanho e pastor nesta profecia.
1- Ovelhas. O nome científico da ovelha é Ovis aries. É uma animal quadrúpede, mamífero, herbívoro e ruminante, da família Bovidae. Por serem parecidas com as cabras, as pessoas acabam confundindo, mas ovelhas e cabras são muito diferentes em suas características. O macho da ovelha é chamado de carneiro e os seus filhotes são os cordeiros. O macho das cabras é o bode e os filhotes são os cabritos.
As ovelhas eram criadas em grandes quantidades entre os povos antigos, para a produção de leite, carne, lã e couro. Também eram usadas como moedas de troca e em sacrifícios religiosos.
Segundo Champlin, são usadas seis palavras hebraicas e uma palavra grega na Bíblia, para se referir a ovelhas:
Kebes. (Heb.) (Cordeiro). Palavra usada cento e quatro vezes.
Keseb. (heb.) (Cordeiro). Esta palavra aparece doze vezes no Antigo Testamento.
Tson (heb.) (Ovelha). Palavra usada por cento e dez vezes, com esse sentido.
Tsoneh (heb.). (Ovelha). Usada duas vezes.
Rachei (heb) (Ovelha). Usada quatro vezes.
Seh (heb.) (ovelhinha). Ocorre quarenta e quatro vezes, com diversas traduções correlatas.
Prôbaton (Gr) (Ovelhas, carneiro). Aparece trinta e nove vezes no Novo Testamento.
2- Natureza. As ovelhas são animais inteligentes, capazes de reconhecer os outros animais de seu rebanho e até os rostos humanos. A fêmea é tranquila e dócil. Porém, o carneiro é agressivo e tem muita força na cabeça. É capaz de derrubar uma pessoa com uma cabeçada.
Os animais, em geral, tem o instinto de autodefesa e reagem quando se sentem ameaçados: mordem, dão coices, chifradas, picadas, etc. Outros, quando são capturados esperneiam e são escandalosos. Entretanto, as ovelhas não são assim. Por isso, são presas fáceis de predadores e necessitam de cuidados especiais de pastores. São extremamente dóceis e obedientes ao seu pastor. Diferente das cabras, que dão muito trabalho para entrarem no curral, as ovelhas conhecem a voz do seu pastor e o seguem.
Toda ovelha é míope e só enxerga até três metros à sua frente e só enxerga nitidamente até um metro. Por outro lado, a audição e o faro são muito aguçados. As ovelhas conseguem identificar a voz do seu pastor no meio de outras vozes e não seguem a estranhos. Também te reconhecem o cheiro do pastor e o seguem.
As ovelhas são animais frágeis e andam sempre em grupo. Se uma se debandar por um caminho, a tendência é que as outras a sigam. Por isso, tem um ditado popular que diz: "Uma ovelha ruim faz o rebanho se perder".
Outra característica da ovelha é que ela é muito ingênua, a ponto de não discernir as ervas comestíveis das venenosas. Por isso, é preciso que o pastor tenha muito cuidado e evite que ela tenha contato com ervas daninhas, para não se contaminar.
3- O rebanho. Em sentido literal, rebanho é o nome dado a um grupo numeroso de animais domesticados, herbívoros, que são guardados por um pastor. As ovelhas, os bois, as cabras, os porcos, e outros estão nesse grupo, evidentemente com características diferentes. Destes, somente as ovelhas seguem os seus pastores. Os demais fogem e dão trabalho no ajuntamento, mesmo sendo domesticados.
No Antigo Testamento, em várias partes, o povo de Israel é denominado em sentido figurado como o rebanho de Deus. Quando se afastava de Deus, os profetas diziam que Israel estava disperso, como ovelhas que não tem pastor. Quando Deus anunciou a Moisés, que ele não entraria na terra prometida, Moisés respondeu ao Senhor: "O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor." (Nm 27.16,17).
No Novo Testamento é a Igreja que é tratada como o rebanho de Deus. Depois de comer a última páscoa com os seus discípulos, o Senhor Jesus foi com eles para o Monte das Oliveiras e disse-lhes: "Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão." (Mt 26.31). O apóstolo Paulo, em seu discurso emocionante aos bispos de Éfeso, deu a seguinte recomendação: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho." O apóstolo Pedro também, admoestou aos presbíteros da Igreja dizendo: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." (1 Pe 5.2,3).
4- Os pastores. A Bíblia usa a figura do pastor de ovelhas, para ilustrar o cuidado e o relacionamento de Deus com o seu povo. A mesma metáfora é usada também em referência aos líderes do povo de Deus. O pastoreio de ovelhas tem características especiais em relação ao de outros rebanhos, como porcos, cabras e bois. Conforme já falamos, as ovelhas conhecem a voz e o cheiro do seu pastor e o seguem. Cabe ao pastor guiar as ovelhas aos pastos, protegê-las dos predadores, curar as feridas e buscar as desgarradas. Falaremos mais sobre isso, no próximo tópico.
É importante destacar que, no contexto em que profetizaram Jeremias e Ezequiel, mesmo vivendo em uma monarquia, o sistema político de Israel era teocrático. A Constituição de Israel era a Torah, que é a Lei mosaica. Crimes e pecados eram praticamente a mesma coisa. Portanto, não havia separação entre as lideranças civis e religiosas. Nesta perspectiva, tanto a profecia de Jeremias, em Jr 23.1-5, quanto esta profecia de Ezequiel no capítulo 34, são dirigidas aos governantes em geral e não apenas aos líderes religiosos.
Outro ponto importante é que muitas pessoas que são contra o ministério pastoral, principalmente os desigrejados, usam esse texto para criticar a existência de pastores. Mas a profecia não é contra a liderança em si, é contra a infidelidade e falta de cuidados com as ovelhas.
REFERÊNCIAS:
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 93.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3305.
BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pág. 264-267.
TENNEY, MERRILL C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 4. pág. 698-699.
TENNEY, MERRILL C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 5. pág. 80.
COMFORT, Philip W.; ELWELL, Walter. Dicionário Bíblico Tyndale. Editora geográfica. pag. 80.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 4. 11 ed. 2013. pág. 648.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 5. 11 ed. 2013. pág. 571.
PFEIFFER, Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. 2 Ed. 2007. pág. 1652.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3058.
HARRISON, K. Jeremias: Introdução e Comentário. Editora Mundo Cristão. pág. 93.
HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 461.
Comentário Bíblico Beacon: Isaías a Daniel. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 476.
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Ev. Weliano Pires
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