21 novembro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 9: GOGUE E MAGOGUE: UM DIA DE JUÍZO


No livro de Ezequiel, assim como nos livros de Isaías, Daniel, Joel e Zacarias há muitas profecias referentes a Israel que ainda não se cumpriram. Os céticos insistem em dizer que as profecias bíblicas que já se cumpriram foram escritas após o acontecimentos, com base nos fatos. Entretanto, isso não tem fundamento, pois muitas profecias foram comprovadamente escritas antes dos fatos acontecerem. 


As profecias de Isaías, por exemplo, que fazem referência ao imperador persa Ciro, foram escritas 100 anos antes do seu nascimento (Is 45.1). Tem ainda as profecias do mesmo profeta sobre o retorno do cativeiro babilônico, que foram escritas antes do povo de Judá ser levado ao cativeiro. Inclusive, estas profecias de Isaías lhe renderam descrédito em seus dias, pois elas não se cumpriram durante a sua vida.


Nesta lição falaremos a respeito de uma invasão de Israel por um rei chamado Gogue, da terra de Magogue e uma coalizão de nações lideradas por ele. O texto base da lição são os capítulos 38 e 39 de Ezequiel. 


A lição se divide em três tópicos: 


O primeiro tópico traz a primeira parte da identificação dos invasores de Israel, liderados por Gogue. Temos neste tópico a explicação desta profecia, que não era para os dias de Ezequiel. Por último, temos as informações referentes a Gogue em outros textos da Bíblia. 


O segundo tópico traz a segunda parte da identificação dos invasores. Vemos neste tópico as informações sobre a terra de Magogue, que era o nome de um dos filhos de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2). Em seguida, temos as informações sobre os povos de Meseque e Tubal, que eram também dois filhos de Jafé (Gn 10.2). Por último temos informações geográficas sobre os demais povos desta coalizão, que se unirão para invadir Israel. 


O terceiro tópico fala sobre o contexto escatológico de Gogue e Magogue. É difícil precisar quem serão estes inimigos de Israel, que virão do Norte (Ez 38.15). Sabemos apenas que uma coalizão invadirá Israel, mas será derrotada pelo Senhor, que lançará confusão sobre eles e se autodestruirão (Ez 38.21-23). Muitos associaram equivocadamente Magogue à Rússia, no período da guerra fria. Agora com a guerra da Ucrânia, o assunto retornou. É importante destacar que Gogue e Magogue de Ezequiel é diferente da rebelião de Gogue e Magogue de Apocalipse 20.8. 



Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...